TRÍDUO DE PREPARAÇÃO PARA A SEGUNDA GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA

ORAÇÃO INICIAL PARA TODOS OS DIAS

01) Animador(a): Irmãos e irmãs, boa noite! Que bom nos encontrarmos reunidos em nome de Deus! Sejam todos bem-vindos ao nosso tríduo em preparação para a Segunda Grande Semana Missionária! Agradecemos a sua presença e sua participação. Vamos com muito entusiasmo participar do tríduo em que Cristo nos convida a nos prepararmos para tomar parte no seu Reino. Neste tempo somos convidados a louvar e bendizer a Deus pela Segunda Grande Semana Missionária em nossa paróquia e por tantas bênçãos que recebemos de Deus em nossas vidas. Somos também convidados a orar pelas nossas necessidades, pelas nossas famílias e pela nossa paróquia que está em missão, para que, mesmo diante das nossas dificuldades, possamos permanecer firme na fé, na esperança e no amor! Por isso, Vamos com muito entusiasmo iniciarmos nosso encontro cantando!

02) Animador(a): Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Todos: Amém!

03) Animador(a): Irmãos eleitos segundo a presciência de Deus Pai, pela santificação do Espírito para obedecer a Jesus Cristo e participar da bênção da aspersão do seu sangue, graça e paz vos seja concedidas abundantemente! Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

04) Animador(a): No início da nossa oração, peçamos a Deus a graça de participarmos da Segunda Grande Semana Missionária em nossa comunidade, rezando junto com muita fé e confiança em Deus:

Todos (pede para o povo ir repetindo): Deus nosso Pai, nós vos louvamos e bendizemos por toda animação missionária que se realiza em nossa paróquia, por meio de vosso Filho Jesus Cristo, Caminho certo a seguir, Verdade que liberta e Vida que salva. Enviai sobre nós o Espírito Santo, para que nossas comunidades sejam sinal de vida e esperança para todos. Despertem vocações missionárias e protegei os que anunciam o Evangelho, tornando vosso nome conhecido e amado em todos os recantos do universo. Abençoa o nosso esforço em participar ativamente da Segunda Grande Semana Missionária como tempo forte de experiência de Deus. Nossa Senhora do Carmo, padroeira de nossa paróquia, fazei-nos seguidores do vosso Filho Jesus Cristo, participando das Santas Missões Populares e fortalecei, em todas as pessoas, o compromisso de construir um mundo de justiça e de paz. Amém! Cantemos

ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS

Oração missionária de envio (pede para o povo ir repetindo): Deus, Pai onipotente, Criador do céu e da terra, Jesus Cristo, nosso Salvador, Divino Espírito Santo nosso Santificador e Vivificador, por intercessão de Nossa Senhora a estrela da evangelização, invocamos a vossa benção sobre nós, discípulos missionários e discípulas missionárias do vosso Reino. Proteja-nos de todo desânimo, fraqueza, medo, insegurança. Afaste para longe de nós todo o perigo e todo o mal. Concede-nos abundantemente a vossa benção como: saúde, alegria, força, coragem, fé, esperança, amor, união e paz. Envia-nos o Espírito Santo para que nos ilumine em nossa caminhada missionária e incansavelmente levemos a todos a Boa Nova do Reino de Deus. Assim, pedimos Senhor a vossa benção: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Saudai-vos na paz de Cristo e vamos em paz que o Senhor sempre nos acompanhe! Graças a Deus!

PRIMEIRO DIA DO TRÍDUO

TEMA: ESPIRITUALIDADE MISSIONÁRIA

OBJETIVO: Mostrar que a espiritualidade missionária é um estado permanente de missão em nossa Igreja.

01) Acolhida: Iniciar com a oração para todos os dias.

02) Evangelho: Lc 4,14-21.

03) Reflexão: Animador(a): Neste primeiro dia do nosso tríduo em preparação para a Segunda Grande Semana Missionária somos convidados a refletirmos sobre o que é espiritualidade missionária. Por meio da oração e da participação vamos descobrir se realmente temos ou não uma espiritualidade missionária do Reino de Deus.

L 1: Espiritualidade é um estado de vida, é uma forma de ser e viver. Existem diversas formas de espiritualidade, para pessoas casadas, congregação religiosas, militantes cristãos, grupos de jovens, profissionais, trabalhadores, enfim. A espiritualidade que estamos falando é daqueles que assumiram de uma maneira especial o serviço missionário.

L 2: Jesus tinha um grande sonho: vida e liberdade para todos! (Cf. Jo 8,31-32; 10,10). Queria que todos vivessem unidos, iguais, em comunhão com o Pai (Cf. Jo 17,21). Esse sonho não era fantasia. Jesus transformou o sonho em um projeto possível, viável. Encarnou e situou, no tempo e no espaço, esse sonho e deu-lhe um nome: Reino de Deus. Fez desse projeto o sentido da sua vida. Abraçou-o como missão.

L 1: O missionário procura inspirar-se na mesma espiritualidade missionária de Jesus, mas encarnada e atualizada na realidade em que vive. Sonha e luta por uma vida plena para todos; sonha com toda a força viva e honesta da sociedade; este sonho brota da fidelidade ao Evangelho; está engajado nas mais variadas organizações a serviço da vida; sonha com os pés no chão, porque essa é a melhor maneira de sonhar; desperta esperança e aponta caminhos.

L 2: Reconhece o valor dos pequenos sinais de vida; olha a realidade com o mesmo olhar de Jesus Cristo; é um contemplativo e militante do Reino de Deus; coloca os pés e fé na caminhada; marca presença positiva e ativa na comunidade: é reconhecido por ela e por ela enviado; busca conhecer Jesus mais de perto, para amá-lo, segui-lo e testemunhá-lo.

L 1: A nossa espiritualidade missionária deve nos levar a sermos humildes, para servir e acolher a todos, sem distinção (Cf. Mt 20,25-28; Lc 10,30-34); deve nos tornar disponíveis, para estar sempre a serviço do Reino de Deus (Cf. Lc 9,57-62); deve nos levar a despojar-nos, para servir a Deus e aos irmãos, confiando sempre na Providência Divina (Cf. Lc 9,1-6).

L 2: A nossa espiritualidade missionária deve nos levar a termos força espiritual, por meio da vida de oração (Cf. Lc 6,12; 9,28-29; Mt 14,32-34); deve nos levar a sermos corajosos e confiantes; deve nos levar a buscarmos sempre a inspiração de Deus, para levarmos o amor, o carinho, a paz, o perdão e a reconciliação (Cf. Jo14,12-13); deve nos levar a termos clareza e sabedoria de Deus no agir e no falar;

L 1: A nossa espiritualidade missionária deve nos levar a sermos solidários e companheiros, para bem nos integrarmos na equipe missionária (Cf. Rm 12,3-8; 1Cor 12,12-26); deve nos levar a termos profunda comunhão com Deus, expressa pela nossa união com o nosso pastor e irmãos; deve nos levar a reconhecermos a grandeza de Deus.

L 2: A nossa espiritualidade deve nos levar a anunciarmos a Boa Notícia; proclamarmos a libertação aos presos, a recuperação da vista dos cegos, libertar os oprimidos e proclamar um ano de graça do Senhor.

L 1: Lembremos que por meio das Santas Missões Populares, Jesus continua a missão de construir o Reino de Deus. É um projeto de mutirão entre todas as comunidades, pastorais, movimentos de nossa Paróquia. É um trabalho em conjunto.

L 2: Precisamos juntos, organizar bem os setores para que todos os irmãos e irmãs de nossa comunidade se sintam acolhidos e membros atuantes do povo de Deus. Por isso, vamos cultivar uma espiritualidade missionária de comunhão entre nós, para que possamos chegar a todos os irmãos e irmãs de nossa comunidade.

04) Partilhando: Animador(a): Vamos conversar um pouco sobre o Evangelho, a reflexão que ouvimos:

1. O que é espiritualidade missionária?

2. A onde nossa espiritualidade deve nos levar?

3. O que o Evangelho de hoje nos ensina?

4. O que mais me chamou atenção na reflexão acima?

5. Como posso saber se a minha espiritualidade é forte ou fraca?

6. Qual era o sonho de Jesus? Como viveu este sonho?

7. Qual é o seu sonho? É o mesmo de Jesus?

8. As Santas Missões Populares é o sonho de Jesus? Por quê?

9. Como podemos continuar realizando este sonho de Jesus, o Reino de Deus?

05) Animador(a): Transformemos nossa reflexão de hoje em preces espontâneas. Após cada oração responderemos: Senhor, atendei as nossas preces!

06) Animador(a): Oremos: Senhor nosso Pai, estas são as preces que vos dirigimos com fé e simplicidade. Tende misericórdia de nós e atendei-nos por vosso Filho Jesus, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém!

07) Animador(a): De mãos unidas rezemos a oração da unidade: Pai nosso....e três Ave-Maria.

08) Compromisso missionário: Animador(a): Precisamos nos organizarmos para fazermos visitas durante a Segunda Grande Semana Missionária. Pregar novos panfletos, abençoarmos as casas e famílias. É bom que ninguém fique de fora. É um tempo especial de exorcismo. Já convidamos os missionários que passaram conosco no ano passado? Eles não são obrigados a participarem a semana toda. Podem escolher um dia para celebrar conosco.

09) Aviso: Agradecer a presença de todos e combinar o próximo encontro. Lembrar que a abertura da Segunda Grande Semana Missionária vai ser no dia 22 de Novembro ás 17 horas no espaço de eventos da paróquia. Devemos levar os banners, bandeirinhas, nossa sacola missionária, o crucifixo, Bíblia e irmos juntos em procissão. Levar muita alegria, porque o missionário verdadeiro é alegre. A nossa mão será ungida para abençoarmos as casas e famílias. Afinal de contas, não há nada do anormal, porque a essência da nossa Igreja é ser missionária. O documento de Aparecida, o mais novo da Igreja, nos fala do estado permanente de missão. Todos nós deveríamos visitar nossos irmãos constantemente para evangelizar, como muitas vezes não fazemos isso espontaneamente, que pelo menos agora que somos chamados possamos fazer. A Segunda Grande Semana Missionária é tempo especial de visitas. Vai ser maravilhoso, porque é Deus que nos chama e envia.

10) Benção final: Ver oração final para todos os dias.

SEGUNDO DIA DO TRÍDUO

TEMA: CONVICÇÃO

OBJETIVO: Mostrar que as SMP só é possível se nós acreditarmos nela.

01) Acolhida: Iniciar com a oração para todos os dias.

02) Evangelho: Lc9,18-27

03) Reflexão: Animador(a): Neste nosso segundo dia do tríduo somos convidados a refletir sobre convicção. A nossa missão precisam de raízes, de seiva para não murchar e morrer. Precisam de convicções profundas para seguir adiante, enfrentando dificuldades e desafios. Tudo isso tem a ver com a nossa espiritualidade, isto é, com a nossa fé.

L 1: Realmente, sem convicção, tornamo-nos iguais a chiclete: puxados para cá e para lá, sem rumo. Parecemos também um carro totalmente atolado no meio da lama. Tornamo-nos como caniços agitados pelo vento; dançamos conforme a música tocada no momento.

L 2: Sem convicção perdemos a personalidade. Certa vez, Jesus, falando às multidões, fez um grande elogio a João Batista, da seguinte maneira: “O que é que vocês foram ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?” Não! Mas alguém que é mais do que um profeta...(Cf. Mt 11,7-11).

L 1: Em outras palavras, Jesus queria dizer que João Batista não foi um medroso, um inseguro, uma pessoa-chiclete. Nunca curvou diante da maldade de Herodes. Ele foi um grande profeta, de profundas convicções, corajoso, consciente da missão, desmascarando e denunciando. Foi um profeta que soube viver e anunciar novos tempos.

L 2: Pessoa convicta é aquela que diz: “Sei o que faço, por que faço e assumo as conseqüências”. Tem um projeto pela frente e não se entrega. Pode cair em fragilidades, em desvios, mas sabe se levantar, tirar lições e tocar para frente. Busca ser fiel e criativa, sem abrir mão do projeto que escolheu. Possui segurança e energia suficientes para enfrentar encruzilhadas difíceis e até ameaças.

L 1: Uma pessoa assim, é uma bênção, é uma presença preciosa no meio da sociedade e das comunidades. Esperamos que você seja assim, convicto/a, que acredita em Deus, que acredita nas SMP, que continua animando a todos a participarem das SMP. Um grande perigo que pode agredir, bloquear e desperdiçar nossa vida é viver sem convicções profundas. Quantas vezes já ouvimos, e provavelmente já vivemos, situações como estas: “Eu estou nesse trabalho, mas sem convicção. Faço-o empurrado, a contragosto. É um peso danado, mas não tem jeito”;

L 2: “Antes, eu lutava muito nas organizações populares. Acreditava muito. Agora, depois de tanta ilusão e decepção, perdi toda crença. Vivo como caçador, no mato sem cachorro”.

L 1: Certa vez, uma pessoa com vinte anos de militância corajosa nas organizações populares assim desabafou: “Eu não estou mais me entendendo. Não sou mais o militante de anos atrás. Sinto um vazio enorme dentro de mim. Faltam-me convicções profundas para seguir adiante. Converso com muitas pessoas que já foram companheiras e companheiros de luta, que sentem a mesma coisa; agora, nem querem mais ouvir falar de luta. Estou perdido”.

04) Partilhando: Animador(a): Vamos conversar um pouco sobre o Evangelho, a reflexão que ouvimos:

1. Você se sente uma pessoa animada, convicta, firme na missão?

2. Nossa fé influencia nossa vida ou é nossa vida que influencia nossa fé? Por quê?

3. Você já se sentiu desanimado algumas vezes na vida? Gostaria de partilhar?

4. O que leva uma pessoa a desanimar na vida?

5. O que anima você?

6. O que você acha das pessoas que além de não participar, ainda desanima os outros?

7. O que Jesus nos ensina no seu Evangelho?

8. Ele fugiu da sua missão? Por quê?

9. Quem é Jesus para você?

10. O que devemos fazer para seguir Jesus?

05) Animador(a): Transformemos nossa reflexão de hoje em preces espontâneas. Após cada oração responderemos: Senhor, atendei as nossas preces!

06) Animador(a): Oremos: Senhor nosso Pai, estas são as preces que vos dirigimos com fé e simplicidade. Tende misericórdia de nós e atendei-nos por vosso Filho Jesus, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém!

07) Animador(a): De mãos unidas rezemos a oração da unidade: Pai nosso....e três Ave-Maria.

08) Compromisso missionário: Animador(a): Diante da reflexão que compromisso podemos assumir com Deus?

09) Aviso: Agradecer a presença de todos e combinar o próximo encontro. Lembrar que a abertura da Segunda Grande Semana Missionária vai ser no dia 22 de Novembro ás 17 horas no espaço de eventos da paróquia. Devemos levar os banners, bandeirinhas, nossa sacola missionária, o crucifixo, Bíblia e irmos juntos em procissão. Levar muita alegria, porque o missionário verdadeiro é alegre. A nossa mão será ungida para abençoarmos as casas e famílias. Afinal de contas, não há nada do anormal, porque a essência da nossa Igreja é ser missionária. O documento de Aparecida, o mais novo da Igreja, nos fala do estado permanente de missão. Todos nós deveríamos visitar nossos irmãos constantemente para evangelizar, como muitas vezes não fazemos isso espontaneamente, que pelo menos agora que somos chamados possamos fazer. A Segunda Grande Semana Missionária é tempo especial de visitas. Vai ser maravilhoso, porque é Deus que nos chama e envia.

10) Benção final: Ver oração final para todos os dias.

TERCEIRO DIA DO TRÍDUO

TEMA: MISSÃO

OBJETIVO: Mostrar que a missão é um caso de amor entre Deus e nós, e entre nós mesmos.

01) Acolhida: Ver oração inicial para todos os dias.

02) Evangelho: Mt 28,16-20

03) Reflexão (sentado): Animador(a): Que alegria irmãos e irmãs! Estamos no terceiro dia do nosso tríduo em preparação para a Segunda Grande Semana Missionária! Vamos aproveitar bem este tempo tão importante que estamos vivendo e dar um novo sentido à nossa vida, à nossa família, à nossa Igreja e à nossa sociedade.

L 1: A nossa Igreja está vivendo este caso de amor, as Santas Missões Populares. Estamos nos preparando para a Segunda Grande Semana Missionária. É um momento muito importante em que a nossa paróquia concentra a sua força missionária em toda a comunidade. A beleza dessa missão é a participação de todos na busca da união. O intercâmbio entre as comunidades da nossa paróquia.

L 2: É admirável a generosidade de tantos irmãos e irmãs que deixam casas, famílias, parentes, amigos para servir o Reino de Deus. Enfim, as riquezas são muitas, sem contar com a nova consciência missionária que vamos despertando em toda a nossa Igreja e a nova experiência que vamos fazendo do amor de Deus em nossas vidas.

L 1: A Igreja deve cumprir sua missão seguindo os passos de Jesus e adotando suas atitudes. Jesus, sendo o Senhor, se fez servidor e obediente até a morte de cruz; sendo rico, escolheu ser pobre por nós, ensinando-nos o caminho de nossa vocação de discípulos e missionários.

L 2: Na generosidade dos missionários se manifesta a generosidade de Deus, na gratuidade dos apóstolos aparece a gratuidade do evangelho (Documento de Aparecida, n. 31). Portanto, irmãos e irmãs, vamos preparar bem o nosso coração, a nossa família, a nossa comunidade e também a sociedade para viver com toda a intensidade este momento forte de evangelização e buscar um novo sentido para nossa vida a partir da nossa fé em Jesus Cristo, Nosso Senhor.

L 1: O Evangelho de hoje nos ensina como participar da Segunda Grande Semana Missionária. Basta seguir a ordem de Jesus, a exemplo dos seus discípulos. Eles “foram para a Galiléia, o monte que Jesus tinha indicado” (Mt 28,16).

L 2: Para participarmos da Segunda Grande Semana Missionária devemos ser humildes, a exemplo dos discípulos, pois “quando os discípulos viram Jesus, se ajoelharam diante dele” (Mt 28,17). Isto ensina que o verdadeiro missionário deve ser humilde.

L 1: Mesmo assim, podemos duvidar de Jesus, ou seja, não acreditar Nele. Mas Jesus tem resposta para as nossas dúvidas: “Toda autoridade foi dada a mim no céu e sobre a terra” (Mt 28,18). Resolvida a questão da dúvida, Jesus ordena: “Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês”(Mt 28,19-20a).

L 2: E por fim, Jesus não nos envia sozinho para a missão: “Eis que eu estou com vocês todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20). Isto significa que Jesus está sempre em missão. Ele não falta. Nós até podemos deixá-lo sozinho, mas nunca poderemos ficar sós. Portanto, podemos concluir que tudo isso é um caso de amor. Quem ama entenderá e viverá.

04) Partilhando: Animador(a): Vamos conversar um pouco sobre o Evangelho, a reflexão que ouvimos:

1. Você lembra-se dos temas dos encontros anteriores? Qual? O que nos ensinou?

2. Qual o tema de hoje? O que é? Qual a nossa missão?

3. Qual é o auge das Santas Missões Populares? O que é?

4. As Santas Missões Populares acontece só em Miranda? Onde mais?

5. O que o Evangelho nos ensina?

6. Qual é a ordem de Jesus para nós hoje? Estamos obedecendo? Como?

7. O que significa no Evangelho, ajoelhar-se?

8. Alguns duvidaram de Jesus? Por quê? Qual foi a resposta de Jesus?

9. Você duvida de Jesus? Por quê?

10. Qual é a ordem ou missão que recebemos de Jesus?

11. Estamos vivendo a nossa missão? Como?

12. Estamos sozinhos nesta missão? Por quê?

05) Animador(a): Transformemos nossa reflexão de hoje em preces espontâneas. Após cada oração responderemos: Senhor, atendei as nossas preces!

06) Animador(a): Oremos: Senhor nosso Pai, estas são as preces que vos dirigimos com fé e simplicidade. Tende misericórdia de nós e atendei-nos por vosso Filho Jesus, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém!

07) Animador(a): De mãos unidas rezemos juntos: Pai nosso....e três Ave-Maria.

08) Compromisso missionário: Animador(a): Como estamos às vésperas da Segunda Grande Semana Missionária, vamos nos empenhar em convidar mais pessoas a participarem conosco. Vamos fazer um mutirão para pregarmos os panfletos da Segunda Grande Semana Missionária nas portas das nossas casas, local de trabalho, comércio, escolas?

09) Aviso: Agradecer a presença de todos e combinar o próximo encontro. Lembrar que a abertura da Segunda Grande Semana Missionária vai ser no dia 22 de Novembro ás 17 horas no espaço de eventos da paróquia. Devemos levar os banners, bandeirinhas, nossa sacola missionária, o crucifixo, Bíblia e irmos juntos em procissão. Levar muita alegria, porque o missionário verdadeiro é alegre. A nossa mão será ungida para abençoarmos as casas e famílias. Afinal de contas, não há nada do anormal, porque a essência da nossa Igreja é ser missionária. O documento de Aparecida, o mais novo da Igreja, nos fala do estado permanente de missão. Todos nós deveríamos visitar nossos irmãos constantemente para evangelizar, como muitas vezes não fazemos isso espontaneamente, que pelo menos agora que somos chamados possamos fazer. A Segunda Grande Semana Missionária é tempo especial de visitas. Vai ser maravilhoso, porque é Deus que nos chama e envia.

10) Benção final: Ver oração final para todos os dias.