Texto da Primeira Semana Missionária

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA MISSIONÁRIA NAS COMUNIDADES

SEGUNDA-FEIRA – 24/11/08

TEMA: TERNURA E COMPAIXÃO

I – ORAÇÃO DA MANHÃ

01) ANIMADOR(A): Queridos irmãos e irmãs bom dia! Sejam todos bem vindos à nossa comunidade! Sintam-se bem acolhidos em nossa casa! Estamos felizes com vocês aqui conosco. Para nós é uma grande honra recebê-los em nossa comunidade, como discípulos missionários de Cristo, vindos de outras paróquias. Desde já, agradecemos o esforço que fizeram de deixar casa, família, parentes, amigos para estarem aqui a serviço do Reino de Deus.

Acolhemos ainda com muita alegria os nossos irmãos e irmãs missionários de casa, que também são motivo de muito orgulho para nós. Vamos juntos buscar viver o grande mandamento de Deus: o mandamento do amor. Com muita fraternidade, vamos nesta manhã nos acolher carinhosamente desejando a todos um bom dia e dizendo: irmão, que bom que você veio! (Deixar um tempo para todos se cumprimentarem, enquanto se canta o cântico: “Amigo que bom que você veio!”).

Vamos agora nos sentar para nos apresentarmos. Sabemos que há irmãos e irmãs vindos de outras paróquias. Teremos a semana toda para nos conhecermos, mas não podemos deixar para o último dia. Vamos nos apresentar falando o nosso nome, nossa família, paróquia e como foi a preparação e a viagem até aqui (Dê um tempo para isso).

Estamos no segundo dia da Semana Missionária. Agora que já fomos acolhidos, vamos nos situar no tema de hoje: Dia da ternura e da compaixão. Jesus nos convida a olharmos com olhos novos as pessoas, a vida, as situações concretas; a olhar e contemplar com os seus mesmos sentimentos, como se ele estivesse presente.

Os sentimentos de Jesus eram marcados pelas situações que ele via e vivia, por uma fidelidade radical à vontade do Pai e por um grande amor às pessoas, sobretudo aos pobres e excluídos.

Eram sentimentos de ternura, de compaixão, de tristeza, de dor, de revolta... Neste dia da Semana Missionária, queremos alimentar-nos de ternura e compaixão, as mesmas atitudes de Jesus, contemplando as pessoas que vamos visitar e suas situações concretas. Por isso, cantemos, buscando viver o mesmo sentimento de Jesus.

02) CANTO: “A Ti meu Deus”

03) SINAL DA CRUZ: Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo! Amém!

04) LEITURA DA PALAVRA: Lc 7,11-17.36-50

05) MEDITAÇÃO: (Momento de silêncio e partilha)

06) ORAÇÃO ESPONTÂNEA: (Deixar um momento razoável para isso)

07) REZAR: 1 Pai Nosso e 3 Ave-Marias

08) ORAÇÃO MISSIONÁRIA DE ENVIO

Deus, Pai onipotente, Criador do céu e da terra, Jesus Cristo, nosso Salvador e Redentor, Divino Espírito Santo nosso Santificador, por intercessão de Nossa Senhora a estrela da evangelização, invocamos a vossa benção sobre nós, discípulos missionários e discípulas missionárias do vosso Reino.

Protegei-nos de todo o perigo e de todo o mal, concedendo-nos a benção como: saúde, alegria, força, coragem, fé, esperança, amor, união, paz, e enviando-nos abundantemente as luzes do Espírito Santo para que nos ilumine em nossa caminhada missionária e incansavelmente levemos a todos a Boa Nova do Reino de Deus. Assim, pedimos Senhor a vossa benção: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

II – ORAÇÃO DA TARDE

01) ANIMADOR(A): (Motivação espontânea)

02) CANTO: “Boa tarde amigo e companheiro”

03) SINAL DA CRUZ: Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo! Amém!

04) LEITURA DA PALAVRA DE DEUS: Mc 10,13-16

05) MEDITAÇÃO: (Momento de silêncio e partilha)

06) REZAR: 1 Pai Nosso e 3 Ave-Marias

07) ORAÇÃO MISSIONÁRIA DE ENVIO: Idem.

III – SANTA MISSA

AMBIENTE: Preparar um lugar de destaque para Nossa Senhora na capela. Se ela não for padroeira, preparar também um lugar para o padroeiro da comunidade. Fazer a entrada solene da imagem de Nossa Senhora na Missa juntamente com a (o) padroeira (o).

Arrumar o ambiente com símbolos das Santas Missões Populares, bandeiras e bandeirinhas, cartazes com dizeres do tema do dia, cruz, flor, vela, Bíblia, etc....

Não se esquecer de acolher bem os missionários de outras paróquias.

Providenciar uma cruz e colocar em frente do altar para o pedido de perdão, na hora do Ato Penitencial.

Preparar com antecedência um coração de cartolina ou pano, flor, velas para acompanhar a entronização da Bíblia.

Preparar com antecedência símbolos missionários para apresentar no ofertório: pão para ser partilhado no final (lembrando que nesta semana vamos partilhar a Palavra de Deus como alimentos para nossa vida), vinho, que deve expressar nossa alegria missionária, peixe, sandália, terço, mochila...

A) RITOS INICIAIS

01) ANIMADOR(A): Queridos irmãos e irmãs boa noite! Sejam todos bem vindos! Sintam-se bem acolhidos! Estamos no segundo dia da semana missionária. Eis que estamos vivendo um tempo de graça, de bênção e salvação.

O tema de hoje é ternura e compaixão. Jesus nos convida a olhar com olhos novos as pessoas, a vida, as situações concretas. Olhar e contemplar com os seus mesmos sentimentos.

Os sentimentos de Jesus eram marcados pelas situações que via e vivia, por uma fidelidade radical à vontade do Pai e por um grande amor às pessoas, sobretudo aos pobres e excluídos.

Eram sentimentos de ternura, de compaixão, de tristeza, de dor, de revolta... Neste dia da Semana Missionária, queremos alimentar-nos de ternura e compaixão, as mesmas atitudes de Jesus, contemplando as pessoas que vamos visitar e suas situações concretas. Por isso, acolhendo com muita alegria a imagem de Nossa Senhora, o coordenador (a) da comunidade, os animadores de setores, os coordenadores de pastorais com bandeiras, bandeirinhas, banner, os nossos irmãos e irmãs de outras paróquias, iniciemos a nossa Celebração Eucarística cantando.

ANIMADOR(A): Agora que já estamos em nossos lugares, sentemo-nos por um instante. Queremos dar as boas vindas aos nossos irmãos discípulos missionários de Cristo de outras paróquias (ver quais as paróquia se fazem presentes, acolhendo a cada uma, intercalando o canto: “Irmão que bom que você veio! Ou outro apropriado”).

Terminada essa parte, acolher os irmãos de casa, dizendo também, “que bom que você veio!”.

Agora, todos juntos, vamos nos acolher carinhosamente nos abraçando e dizendo que bom que você veio (Dar um tempo para todos se cumprimentarem, enquanto se canta o cântico: “Amigo que bom que você veio!”).

ANIMADOR(A): Agora que já estamos todos acolhidos, queremos apresentar a todos um pouco da nossa caminhada missionária, para estarmos unidos num só sentimento, num só coração, numa só alma, num só Senhor, num só rebanho. Pedimos, por gentileza, para se sentarem de novo.

Leitor(a) 1: No dia 26 de Novembro de 2006 foi aprovado em Assembléia Paroquial o Projeto de Evangelização as Santas Missões Populares.

Leitor(a) 2: É um Projeto que está acontecendo em todo o Brasil.

Leitor(a) 3: A nossa Diocese de Jardim abraçou também este intuito de evangelizar. Inclusive algumas paróquias já realizaram este projeto. Nós agora estamos realizando.

Leitor(a) 1: Assim que ficou decidido em Assembléia as Santas Missões Populares, já começamos estudar o projeto de evangelização. No mês de fevereiro e março de 2007 foram realizados estudo e retiro.

Leitor(a) 2: Nos meses de março a junho de 2007, passamos em todas as comunidades falando sobre o que é as Santas Missões Populares, sua metodologia, espiritualidade e atividade.

Leitor(a) 3: No dia 16 de Julho de 2007, na festa da Padroeira, fizemos a abertura solene das Santas Missões Populares.

Leitor(a) 1: É um tempo muito especial de graças, bênçãos e salvação. A nossa paróquia está em missão, as Santas Missões Populares. Não podemos deixar passar despercebido! Temos que acordar para essa realidade!

Leitor(a) 2: Por meio deste projeto de evangelização – Santas Missões Populares – a nossa Igreja busca evangelizar acolhendo e integrando todos os irmãos na vida da comunidade.

Leitor(a) 3: Busca ajudar os batizados a fazer uma nova experiência do amor de Deus e levar a um novo ardor missionário, a uma nova paixão por Cristo!

Leitor(a) 1: Busca ajudar as famílias a viverem o amor de Deus.

Leitor(a) 2: Busca fortalecer, reorganizar e unir os Conselhos Paroquiais com a participação de todos.

Leitor(a) 3: Busca fortalecer, reorganizar, unir as comunidades, setores, grupos de famílias, pastorais, movimentos, associações.

Leitor(a) 1: Busca despertar e formar novas lideranças.

Leitor(a) 2: Busca ajudar os batizados a tomarem consciência de que são responsáveis pela ação missionária, pela pastoral da Igreja e pela construção de um mundo mais humano e cristão.

Leitor(a) 3: Busca fazer com que todos os fiéis, diretamente ou através de representantes eleitos, participem, quanto possível, não só da execução, mas também do planejamento e das decisões relativas à vida eclesial e à ação Pastoral da Igreja. Assim, buscamos viver o grande amor de Deus entre nós.

ANIMADOR(A): Passamos a palavra ao presidente da celebração.

02) SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO

03) ATO PENITENCIAL: (Providenciar uma cruz e colocar em frente do altar para o pedido de perdão).

ANIMADOR(A): Vamos neste momento pedir perdão a Deus pelas vezes que não tivemos ternura e compaixão para com os nossos irmãos mais necessitados. Pelas vezes que por medo ou insegurança não abrimos o nosso coração a Deus e aos irmãos. Pelas vezes que não assumimos a nossa cruz com carinho e misericórdia. Pelas vezes que não somos missionários animados, corajosos. Façamos o nosso pedido de perdão nos dirigindo até a cruz, ajoelhando ou tocando nela, fazendo oração de súplicas de perdão. Enquanto isso cantemos: “Vitória, tu reinarás...”

04) HINO DE LOUVOR

ANIMADOR(A): Vamos louvar e bendizer ao nosso Deus que é ternura e compaixão. Louvá-lo pela semana missionária que está acontecendo em nossa paróquia. Vamos expressar nossa alegria levantando bem alto as nossas bandeirinhas cantando: “Glória (4x) ao Senhor, por sua graças e seu infinito amor..."

B) LITURGIA DA PALAVRA

ANIMADOR(A): Vamos com o coração aberto acolher a Palavra de Deus que vem nos ensinar a viver a ternura e a compaixão, cantando.

05) 1ª LEITURA: Is 61, 1-3

06) SALMO: Sl 92/91

08) PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO: Mt 9,35-38

09) ORAÇÃO DA COMUNIDADE: (Motivar o povo para preces espontânea).

C) LITURGIA EUCARÍSTICA

10) OFERTÓRIO

ANIMADOR(A): Assim como Deus se oferta a nós, vamos também ofertar com muita alegria a nossa vida oferecendo a Deus o fruto do nosso trabalho missionário, cantando...

11) ORAÇÃO EUCARÍSTICA

12) CANTO DE COMUNHÃO

D) RITOS FINAIS

13) AVISO: Convidamos a comunidade para participar da oração da manhã às 7h; às 13:30h e para a Santa Missa às 19:30h. Os missionários estarão visitando as nossas casas e famílias para a benção.

Na quarta-feira, às 8h, o padre estará visitando os doentes para a Confissão e o Sacramento da Unção. Favor trazer o nome e o endereço dos doentes. Também na quarta-feira às 13:30h a Adoração ao Santíssimo Sacramento na capela.

Na sexta-feira, às 14h, o padre estará atendendo Confissão aqui na capela.

No Domingo, dia 30, a grande celebração em ação de graças pela Semana Missionária. Às 7h, acolhida; às 8 h a Santa Missa; e às 10h, procissão com o cruzeiro grande e a benção de envio diante do cruzeiro. Vamos participar com muita alegria e ardor missionário.

Agradecemos a presença de todos e esperamos novamente amanhã, a partir das 7h. Obrigado!

14) BENÇÃO

15) CANTO DE ENVIO

************************************************************************

TERÇA-FEIRA – 25/11/08

TEMA: AS BEM AVENTURANÇAS E AS ADVERTÊNCIAS DE JESUS

I – ORAÇÃO DA MANHÃ

01) ANIMADOR(A): Queridos irmãos e irmãs bom dia! Sejam todos bem vindos! Estamos no terceiro dia da Semana Missionária. Eis que estamos vivendo o tempo de graça, benção e salvação. Vamos abrir nosso coração e deixar que Jesus nos faça felizes e nos proteja de todas as maldades. Por isso, vamos saudar os nossos irmãos desejando um bom dia, parabenizando por aceitar o chamado de Deus, saudando na paz de Cristo, enquanto cantamos: “Paz, paz de Cristo...”. (Deixar um tempo para esta saudação).

O tema de hoje é “As bem aventuranças e as advertências de Jesus”. Jesus, enviado pelo Pai, encarnou-se em determinado lugar e período da história. Foi na Palestina, um pequeno país dominado pelo Império Romano, com o apoio do Sinédrio, a autoridade máxima do judaísmo. Jesus encontrou uma sociedade dividida em privilegiados e excluídos, em ricos e pobres. Mas não ficou indiferente. Fiel à vontade do Pai, tomou posição clara e decidida do lado da vida e dos excluídos. A partir do lugar social dos pobres, lançou a todos o convite à conversão. Abençoou e denunciou também, desmascarando o que estava errado. Mas Jesus denunciou amando, apelando sempre para a conversão. Jamais abriu mão da fidelidade absoluta e radical à vontade do Pai. E por causa dessa fidelidade foi condenado e crucificado.

Vivemos hoje situações parecidas. A sociedade está dividida. A divisão está em todo lugar: entre pessoas, em casa, na rua, no trabalho e até nas Igrejas. Ela é fruto da ganância, do egoísmo, do abuso do poder... E embrutece nossas relações, gera violência, injustiça, ódio, morte, fome, humilhação, exclusão... Em nome de Jesus, somos convidados a tomar firme posição. Hoje queremos, sobretudo, atualizar as denúncias de Jesus, com muito profetismo.

Quem e o que Jesus denunciaria hoje? Por quê? E como faria? Temos essa coragem?

02) CANTO: “Ida (Quem é que vai)”

03) SINAL DA CRUZ: Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo! Amém!

04) LEITURA DA PALAVRA DE DEUS: Mt 7,21-27

05) MEDITAÇÃO: (Momento de silêncio e partilha)

06) ORAÇÃO ESPONTÂNEA

07) REZAR: 1 Pai Nosso e 3 Ave-Marias

08) ORAÇÃO MISSIONÁRIA DE ENVIO: (Idem)

II – ORAÇÃO DA TARDE

01) ANIMADOR(A): (Motivação espontânea)

02) CANTO: “Boa tarde amigo e companheiro...”

03) SINAL DA CRUZ: Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo! Amém!

04) LEITURA DA PALAVRA DE DEUS: Mc 7,5-13

05) MEDITAÇÃO: (Silêncio e partilha)

06) REZAR: 1 Pai Nosso e 3 Ave-Marias

07) ORAÇÃO MISSIONÁRIA DE ENVIO: Idem

III – SANTA MISSA

AMBIENTE: Preparar bem o ambiente com símbolos das Santas Missões Populares (cartaz com dizeres sobre o tema do dia, cruz, flor, vela, Bíblia, etc...).

ACOLHIDA

ANIMADOR(A): Queridos irmãos e irmãs boa noite! Sejam todos bem vindos! Estamos no terceiro dia da Semana Missionária. Eis que estamos vivendo o tempo de graça, benção e salvação. Vamos abrir nosso coração e deixar que Jesus nos faça felizes e nos proteja de todas as maldades. Por isso, vamos saudar os nossos irmãos desejando uma boa noite, parabenizando por aceitar o chamado de Deus saudando na paz de Cristo, enquanto cantamos: “Paz, paz de Cristo...” (Deixar um tempo para a saudação).

Lembramos que o tema de hoje é “As bem aventuranças e as advertências de Jesus”. Jesus, enviado pelo Pai, encarnou-se em determinado lugar e período da história. Foi na Palestina, um pequeno país dominado pelo Império Romano, com o apoio do Sinédrio, a autoridade máxima do judaísmo. Jesus encontrou uma sociedade dividida em privilegiados e excluídos, em ricos e pobres. Mas não ficou indiferente. Fiel à vontade do Pai, tomou posição clara e decidida do lado da vida e dos excluídos. A partir do lugar social dos pobres, lançou a todos o convite à conversão. Abençoou e denunciou também, desmascarando o que estava errado. Mas Jesus denunciou amando, apelando sempre para a conversão. Jamais abriu mão da fidelidade absoluta e radical à vontade do Pai. E por causa dessa fidelidade foi condenado e crucificado.

Vivemos hoje situações parecidas. A sociedade está dividida. A divisão está em todo lugar: entre pessoas, em casa, na rua, no trabalho e até nas Igrejas. Ela é fruto da ganância, do egoísmo, do abuso do poder... E embrutece nossas relações, gera violência, injustiça, ódio, morte, fome, humilhação, exclusão... Em nome de Jesus, somos convidados a tomar firme posição. Hoje queremos, sobretudo, atualizar as denúncias de Jesus, com muito profetismo.

Quem e o que Jesus denunciaria hoje? Por quê? E como o faria? Temos essa coragem? Iniciemos cantando.

02) SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO

03) ATO PENITENCIAL: Providenciar com antecedência uma fogueira e um coração onde esteja colado esses dizeres: omissão, comodismo, vergonha, individualismo, medo, ganância, covardia, tristeza, injustiça, violência, ódio, morte, fome, humilhação, fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, discórdia, ciúme, ira, rivalidade, divisão, sectarismo, inveja, bebedeira, orgias, vaidade. Pedir para algumas pessoas da comunidade arrancarem os dizeres do coração, rasgar na presença de todos e queimar.

ANIMADOR(A): Vamos pedir perdão a Deus por vivermos situações de divisões entre nós, seja em casa, rua, trabalho, família e Igreja. Ela é fruto da ganância, do abuso do poder; e embrutece nossas relações. E gera violência, injustiça, ódio, morte, fome, humilhação. Por isso, enquanto vamos cantando, somos convidados a arrancar dos nossos corações todo o mal. Pedimos para os irmãos que venham um a um e arranque do coração um dizer e o rasgue colocando no fogo. Vamos fazer isso devagar, prestando muita atenção no que estamos fazendo, enquanto cantamos: “Pelos pecados, erros passados, por divisões na tua igreja...”.

04) HINO DE LOUVOR: Providenciar cartazes com os dizeres das “Bem-aventuranças”: 1) Felizes os pobres em espírito, porque dele é o Reino do Céu; 2) Felizes os aflitos, porque serão consolados; 3) Felizes os mansos, porque possuirão a terra; 4) Felizes os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados; 5) Felizes os que são misericordioso, porque encontrarão misericórdia; 6) Felizes os puros de coração, porque verão a Deus; 7) Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus; 8) Felizes vocês que forem insultados e perseguidos por causa de mim, porque será grande a recompensa no Céu. Oito pessoas entram com as frases das “Bem-aventuranças” e depois colocam em frente do altar.

ANIMADOR(A): Queridos irmãos e irmãs, purificados dos nossos pecados, vamos com muita alegria, louvar e bendizer a Deus pelas “Bem-aventuranças” que Ele concede àqueles que o buscam com o coração sincero. Vamos receber alguns cartazes com as frases das “Bem-aventuranças”, cantando.

B) LITURGIA DA PALAVRA

05) 1ª LEITURA: 1 Jo 3,1-3

06) SALMO: Sl 24/23 rezado (Veja, não é o Sl 23/22: O Senhor é o meu pastor)

07) PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO: Lc 6, 17-26

08) HOMILIA

09) ORAÇÃO DA COMUNIDADE: Espontânea

C) LITURGIA EUCARÍSTICA

10) OFERTÓRIO

11) ORAÇÃO EUCARÍSTICA

12) CANTO DE COMUNHÃO

13) AVISOS: Convidamos a comunidade para participar da oração da manhã, às 7 h; Das 13:30 h até a Santa Missa, adoração ao Santíssimo Sacramento na capela. Não nos esqueçamos de visitar Jesus presente no Santíssimo Sacramento que ficará exposto e também logo após a Santa Missa, às 19:30 h. Os missionários estarão visitando a comunidade para a bênção das casas e das famílias. As famílias que ainda não receberam a bênção, favor procurar o coordenador da comunidade. Atenção, amanhã, Quarta-feira, às 8 h, o padre estará visitando os doentes para as Confissões e a Unção dos Enfermos. Favor trazer o nome e o endereço dos doentes.

No Domingo, dia 30, a grande celebração em ação de graças pela Semana Missionária. Às 7h, acolhida; às 8 h a Santa Missa; e às 10h, procissão com o cruzeiro grande e a benção de envio diante do cruzeiro. Vamos participar com muita alegria e ardor missionário.

14) BENÇÃO

15) CANTO DE ENVIO

*****************************************************************************

QUARTA-FEIRA – 26/11/08

TEMA: A ORAÇÃO E A MEDITAÇÃO PESSOAL

I – ORAÇÃO DA MANHÃ

01) ANIMADOR(A): Queridos irmãos e irmãs bom dia! Sejam todos bem vindos! Estamos reunidos para o quarto dia da semana missionária. Eis que estamos vivendo o tempo de graça, benção e salvação. É um tempo especial, porque não é todo dia que acontece algo assim. Normalmente demora muito tempo para acontecer de novo. Por isso, vamos aproveitar ao máximo esse retiro, abrindo nosso coração para Deus e deixar que a sua graça transborde em nossa vida. Hoje somos convidados por meio da oração e da meditação pessoal a fazermos experiência do profundo amor de Deus por nós.

Jesus nos ensina a importância e a beleza da oração pessoal em nossa vida e em nossas lutas. Pelos depoimentos dos evangelhos, Jesus aparece rezando, sozinho, nos momentos mais críticos e decisivos da sua vida. Ele foi uma pessoa de muita luta em defesa dos excluídos e, ao mesmo tempo, de muita intimidade com o Pai. Luta pela vida e comunhão profunda com o Pai eram para Ele algo inseparável. Ele não entendia a luta sem oração e vice-versa.

E para nós atualmente? Como anda a nossa vida de oração e de meditação pessoal? Estamos acostumados a criar espaços para, sozinhos ou em companhias de alguém, entrar em comunhão profunda com o Pai e com a pessoa de Jesus? Sentimos, como Jesus, necessidade de oração e de meditação pessoal? Será que a oração pessoal não vai ajudar também a rezar melhor e com mais gosto nas celebrações comunitárias?

Nós, hoje, precisamos de convicções profundas para seguir adiante no caminho do bem. A oração e a meditação pessoal são momentos privilegiados para gerar essas convicções profundas. Que o dia de hoje desperte essa sede profunda de oração. Lembremos que um dos requisitos necessários para oração e meditação pessoal é o silêncio. Vivemos em um mundo muito barulhento. O barulho nos afasta de nós mesmos e nos leva a viver uma vida superficial. Portanto, necessitamos de silêncio para vivermos uma profunda experiência do amor de Deus em nossa vida. Por isso, hoje somos desafiados a fazer este silêncio de oração e meditação pessoal. Portanto, façamos um instante de silêncio e buscamos ouvir o chamado de Deus soando em nossos ouvidos. (Guardar um tempo de silêncio)

02) CANTEMOS: “O silêncio está cantando, uma canção de amor e paz...”.

03) SINAL DA CRUZ: Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo! Amém!

04) SALMO: Sl 91 (Observemos alguns passos: 1º) Cada um recita um versículo do salmo; 2º) Fazer um tempo de silêncio; 3º) Recitar o versículo que mais chamou atenção).

05) LEITURA DA PALAVRA DE DEUS: Mt 6,5-15

06) MEDITAÇÃO: (Momento de silêncio e partilha)

07) ORAÇÃO ESPONTÂNEA

08) REZAR: 1 Pai Nosso e 3 Ave-Marias

09) ORAÇÃO MISSIONÁRIA DE ENVIO (Idem)

II – ORAÇÃO DA TARDE

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO: Das 13:30h até a Santa Missa. Os missionários fazem a adoração até as 14:15 e depois saem para as visitas. Enquanto isso, alguém da comunidade cuida do Santíssimo na capela para que os irmãos façam adoração em outros momentos também. Colocar um fundo musical durante a adoração.

III – SANTA MISSA

SÍMBOLOS: Preparar bem o ambiente com símbolos das Santas Missões Populares (cartaz com dizeres do tema do dia, cruz, flor, vela, Bíblia, etc...).

A) RITOS INICIAIS

01) ANIMADOR(A): Queridos irmãos e irmãs, boa noite! Sejam todos bem vindos! Estamos reunidos para o quarto dia da Semana Missionária. Eis que estamos vivendo o tempo de graça, benção e salvação. É um tempo especial, porque não é todos os dias que acontecem algo assim, normalmente demoram muito tempo para acontecer de novo. Por isso, vamos aproveitar ao máximo desse retiro abrindo nosso coração para Deus e deixar que a sua graça transbordem em nossa vida. Hoje somos convidados por meio da oração e meditação pessoal fazermos experiência do profundo amor de Deus por nós.

Jesus nos ensina a importância e a beleza da oração pessoal em nossa vida e em nossas lutas. Pelos depoimentos dos evangelhos, Jesus aparece rezando, sozinho, nos momentos mais críticos e decisivos da sua vida. Ele foi uma pessoa de muita luta em defesa dos excluídos e, ao mesmo tempo, de muita intimidade com o Pai. Luta pela vida e comunhão profunda com o Pai eram para Ele algo inseparável. Ele não entendia a luta sem oração e vice-versa.

E para nós atualmente? Como anda a nossa vida de oração e de meditação pessoal? Estamos acostumados a criar espaços para, sozinhos ou em companhias de alguém, entrar em comunhão profunda com o Pai e com a pessoa de Jesus? Sentimos, como Jesus, necessidade de oração e de meditação pessoal? Será que a oração pessoal não vai ajudar também a rezar melhor e com mais gosto nas celebrações comunitárias?

Nós, hoje, precisamos de convicções profundas para seguir adiante no caminho do bem. A oração e a meditação pessoal são momentos privilegiados para gerar essas convicções profundas. Que o dia de hoje desperte essa sede profunda de oração. Lembremos que um dos requisitos necessários para oração e meditação pessoal é o silêncio. Vivemos em um mundo muito barulhento. O barulho nos afasta de nós mesmos e nos leva a viver uma vida superficial. Portanto, necessitamos de silêncio para vivermos uma profunda experiência do amor de Deus em nossa vida. Por isso, hoje somos desafiados a fazer este silêncio de oração e meditação pessoal. Portanto, façamos um instante de silêncio e buscamos ouvir o chamado de Deus soando em nossos ouvidos. (Guardar um tempo de silêncio)

02) SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO

03) ATO PENITENCIAL: Rezado: Confessemos o nossos pecados: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

04) HINO DE LOUVOR

B) LITURGIA DA PALAVRA

05) LEITURA: 1Cor 12, 12-26

06) SALMO: Sl 112/111 (“Feliz o homem que teme ao Senhor..”).

07) PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO: Lc 24,13-35

08) BREVE HOMILIA

09) ORAÇÃO DA COMUNIDADE

01) Pedimos a Deus que nos ajude a reconhecer na eucaristia, na partilha e comunhão a presença real de Cristo em nosso meio. Roguemos a Deus.

R.: Senhor ensina-nos adorar e servir.

02) Pedimos a Deus que nos ajude a perseverar na oração, na adoração, na contemplação e no serviço com muita fé, esperança e amor. Roguemos a Deus.

03) Pedimos a Deus pela Igreja para que viva em comunhão, sendo sinal visível do Reino do Céu. Roguemos a Deus.

04) Pedimos a Deus pelos discípulos missionários para que nunca se cansem de lutar pela construção do Reino de Deus. Roguemos a Deus.

C) LITURGIA EUCARÍSTICA

10) OFERTÓRIO

11) ORAÇÃO EUCARÍSTICA: V

11) CANTO DE COMUNHÃO

D) ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO

a) MOTIVAÇÃO

01) ANIMADOR(A): Neste momento, enquanto se expõe o Santíssimo Sacramento no altar, vamos nos preparar para adorar Jesus eucarístico. Aqueles que puderem se ajoelhem (Deixar um bom tempo de silêncio com um fundo musical)

Depois desse tempo de silêncio, fazer uma breve reflexão e, após cada reflexão, fazer silêncio.

1. REFLEXÃO: Obrigado Senhor por estarmos aqui na vossa presença. Assim, como os discípulos de Emaús o reconheceram ao partir o pão, que nós também possamos reconhecer a vossa presença em nosso meio através da Eucaristia, da partilha e da comunhão.

A Eucaristia é o ápice e fonte de toda a vida cristã. A comunidade cristã não é um grupo reunido em trono de um interesse humanitário, um ideal filantrópico, um código moral, mas em torno de uma pessoa, Jesus Cristo. Cristo ressuscitado presente na Eucaristia, é força unificadora da comunidade, é força propulsora de seu desenvolvimento.

Meditemos em silêncio neste momento em nosso coração, lembrando que é o próprio Cristo quem nos fala: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem acredita em mim nunca mais terá sede” (Jo 6,35); “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá para sempre. E o pão que eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha vida.” (Jo 6,51); “Eu garanto a vocês: se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em vocês. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6,53).

(Fazer agora um momento de silêncio, com um fundo musical, e meditar sobre a mensagem de Jesus).

2. REFLEXÃO: A Eucaristia não tem um sentido e um valor individualista; Tem um alcance profundamente social. Como cristão, partilhar o pão eucarístico implica um compromisso a partilhar o outro pão, um compromisso de justiça, de solidariedade, de defesa daquele cujo pão é roubado, devido as injustiças dos homens e dos sistemas sociais errados. Se faltarmos a esse compromisso, a participação do pão eucarístico não só perderá todo o seu sentido revolucionário, mas se tornará um fenômeno alienante para a nossa consciência. Ou seja, o nosso amor a Jesus deve nos levar a viver a partilha, a solidariedade e o serviço aos irmãos. Só assim, nossa vida se torna comunhão e missão.

(Fazer agora mais um momento de silêncio, com um fundo musical, e meditar sobre o que significa a Eucaristia em nossa vida).

b) BENÇÃO EUCARÍSTICA

(O padre de joelho diante do Santíssimo faz a oração)

c) PADRE: Bendito seja Deus. O POVO RESPONDE: Bendito seja Deus

Bendito seja o seu santo nome

Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem

Bendito seja o nome de Jesus

Bendito seja o seu Sacratíssimo Coração

Bendito seja seu preciosíssimo Sangue

Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do altar

Bendito seja o Espírito Santo Paráclito

Bendito seja a grande Mãe de Deus, Maria Santíssima

Bendito seja a sua Santa e Imaculada conceição

Bendito seja a sua gloriosa Assunção

Bendito seja o nome de Maria, Virgem e Mãe

Bendito seja São José, seu castíssimo esposo

Bendito seja Deus, nos seus Anjos e nos seus Santos.

d) O PADRE REZA E O POVO REPETE: Deus e Senhor Nosso/ protegei a vossa Igreja/ dai-lhe santos pastores e dignos ministros/ Derramai as vossas bênçãos/ sobre o nosso Santo Padre/ o Papa Bento XVI/ sobre o nosso bispo Dom Jorge/ sobre todo o clero/ sobre o chefe da nação e do Estado/ e sobre todas as pessoas/ constituídas em dignidade/ para que governem com justiça/ Dai ao povo brasileiro/ paz constante e prosperidade completa/ favorecei, com os efeitos contínuos de vossa bondade/ o Brasil, este bispado/ a paróquia em que habitamos/ a cada um de nós em particular/ e a todas as pessoas/ por que somos obrigados a orar/ ou que se recomendaram/ às nossas orações/ tende misericórdia/ das almas dos fiéis/ que padecem no purgatório/ dai-lhes, Senhor/ o descanso e a luz eterna.

e) Pai Nosso/ Ave Maria/ Glória ao Pai...

f) Cantar o “Tão Sublime Sacramento...”

g) PADRE: Do céu lhes deste o Pão

RESPOSTA: Que contém todo o sabor!

h) OREMOS:

Senhor Jesus Cristo, neste admirável Sacramento, nos deixastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos de vossa redenção. Vós que reinais com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amém.

i) BENÇÃO COM O SANTÍSSIMO

D) RITOS FINAIS

13) AVISO: Convidamos a comunidade para participar da oração da manhã, às 7 h; oração da tarde às 13:30 h e a Santa Missa às 19:30 h. Atenção: se alguém ainda não recebeu a visita da comunidade, procure o coordenador.

Amanhã celebraremos o dia do amor gratuito, solidário e eficaz. Como gesto concreto do nosso amor a Deus e aos irmãos, somos convidados a doar 1kg de alimento não perecível para ser doado a alguma família carente da comunidade. Entregar aqui na comunidade durante o dia ou trazer na hora da Missa para ser ofertado a Deus e depois ser entregue às famílias carentes.

No Domingo, dia 30, a grande celebração em ação de graças pela Semana Missionária. Às 7h, acolhida; às 8 h a Santa Missa; e às 10h, procissão com o cruzeiro grande e a benção de envio diante do cruzeiro. Vamos participar com muita alegria e ardor missionário.

CANTO DE ENVIO

*************************************************************************

QUINTA-FEIRA – 27/11/08

TEMA: O AMOR GRATUITO, SOLIDÁRIO E EFICAZ

I – ORAÇÃO DA MANHÃ

01) ANIMADOR: Queridos irmãos e irmãs bom dia! Sejam todos bem vindos! Estamos reunidos para o quinto dia da Semana Missionária. Eis que estamos vivendo o tempo de graça, benção e salvação. É um tempo especial, porque não é todo dia que acontece algo assim. Normalmente demoram muitos e muitos anos para acontecer de novo. Por isso, vamos aproveitar ao máximo esse retiro abrindo nosso coração para Deus e deixar que a sua graça transborde em nossa vida. Hoje somos convidados a refletir sobre o amor gratuito, solidário e eficaz.

Jesus, poucas horas antes de ser preso e crucificado, durante a última ceia, resumiu toda a sua vida e o seu ensinamento num só mandamento: “amai-vos uns aos outros”. Ele deu exemplo. De fato, foi por amor que Jesus fez uma opção clara em defesa da vida e dos excluídos. E foi por amor que ele ofereceu a sua vida. O dia de hoje quer nos lembrar a importância do amor em nossas vidas, em nossas relações com os outros e nas lutas em favor da vida. O amor faz parte da natureza humana. É uma necessidade existencial. Sem amor, a vida é um inferno e infernizamos a vida dos outros. Sem amor verdadeiro não haverá nova sociedade.

Amar é querer o bem do outro, reconhecendo seus valores e respeitando-o com suas diferenças positivas e enriquecedoras. Amar é querer que o outro cresça como gente, como filho(a) de Deus, como sujeito e não como objeto. Amar é fazer acontecer atitude de conversão na vida das pessoas. Amar é questão de doação sincera, gratuita e eficaz. O amor desarma o império do ódio e desmascara toda divisão injusta.

Hoje, queremos descobrir a beleza do amor pelo testemunho de tantas pessoas que viveram impulsionadas por esse sentimento e que tanto bem fizeram aos outros.

Hoje, queremos expressar nossa gratidão a tantas pessoas bondosas e solidárias com as necessidades do povo, como parteiras, benzedeiras, conselheiros(as), agentes de pastorail, doadores de sangue e de órgãos humanos, especialistas em remédios caseiros; líderes comunitários, sindicais e políticos que, de verdade, sem traição, defenderam a vida do povo.

Hoje, é também o dia em que queremos fazer memória dos nossos mártires latino-americanos. Nesses últimos quarenta anos, dezenas e dezenas de milhares de latino-americanos deram a vida para que os pobres tivessem mais vida neste continente. A maior expressão de amor é entregar a vida em favor da vida. Como não lembrar, por exemplo, de Dom Oscar Romero, arcebispo de El Salvador, corajoso defensor dos pobres do seu país, assassinado em 1980, no momento em que rezava a Santa Missa?

Por isso, vamos neste momento destacar as coisas boas que vemos em nossos irmãos. (Deixar um tempo para que todos falem. Depois podem entoar um canto).

02) CANTO

03) SINAL DA CRUZ: Em Nome do Pai,e do Filho e do Espírito Santo! Amém!

04) LEITURA DA PALAVRA DE DEUS: Jo15,12-17

05) MEDITAÇÃO: (Momento de silêncio e partilha)

06) ORAÇÃO ESPONTÂNEA

07) REZAR: 1 Pai Nosso e 3 Ave-Marias

08) ORAÇÃO MISSIONÁRIA DE ENVIO: (Idem)

II – ORAÇÃO DA TARDE

01) ANIMADOR: (Motivação espontânea)

02) CANTO: “Boa tarde amigo e companheiro...”.

03) SINAL DA CRUZ: Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo! Amém!

04) LEITURA DA PALAVRA DE DEUS: Lc 10,25-37

05) MEDITAÇÃO: (Momento de silêncio e partilha)

06) REZAR: 1 Pai Nosso e 3 Ave-Marias

07) ORAÇÃO MISSIONÁRIA DE ENVIO: (Idem)

III – SANTA MISSA

AMBIENTE: Preparar bem o ambiente com símbolos das Santas Missões Populares (cartaz com dizeres do tema do dia, cruz, flor, vela, bacia, jarra com água, toalha, alimentos, Bíblia, etc...)

Convidar com antecedência esses irmãos para entrarem na procissão da Missa e ficarem para terem os pés lavados. São: coordenador da comunidade e animadores de setores; catequistas; corinhas; parteiras; benzedeiras; conselheiros(as); especialistas em remédios caseiros; líderes sindicais e políticos que, de verdade, sem traição, defenderam a vida do povo.

A) RITOS INICIAIS

01) ANIMADOR(A): Queridos irmãos e irmãs boa noite! Sejam todos bem vindos! Estamos reunidos para o quinto dia da Semana Missionária. Eis que estamos vivendo o tempo de graça, benção e salvação. É um tempo especial, porque não é todo dia que acontece algo assim. Normalmente demoram muitos e muitos anos para acontecer de novo. Por isso, vamos aproveitar ao máximo esse retiro abrindo nosso coração para Deus e deixar que a sua graça transbordem em nossa vida. Hoje, somos convidados a refletir sobre o amor gratuito, solidário e eficaz.

Jesus, poucas horas antes de ser preso e crucificado, durante a última ceia, resumiu toda a sua vida e o seu ensinamento num só mandamento: “amai-vos uns aos outros”. Ele deu exemplo. De fato, foi por amor que Jesus fez uma opção clara em defesa da vida e dos excluídos. E foi por amor que ele ofereceu a sua vida. O dia de hoje quer nos lembrar a importância do amor em nossas vidas, em nossas relações com os outros e nas lutas em favor da vida. O amor faz parte da natureza humana. É uma necessidade existencial. Sem amor, a vida é um inferno e infernizamos a vida dos outros. Sem amor verdadeiro não haverá nova sociedade.

Amar é querer o bem do outro, reconhecendo seus valores e respeitando-o com suas diferenças positivas e enriquecedoras. Amar é querer que o outro cresça como gente, como filho(a) de Deus, como sujeito e não como objeto. Amar é fazer acontecer atitude de conversão na vida das pessoas. Amar é questão de doação sincera, gratuita e eficaz. O amor desarma o império do ódio e desmascara toda divisão injusta.

Hoje, queremos descobrir a beleza do amor pelo testemunho de tantas pessoas que viveram impulsionadas por esse sentimento e que tanto bem fizeram aos outros.

Queremos expressar nossa gratidão a tantas pessoas bondosas e solidárias com as necessidades do povo, como parteiras, benzedeiras, conselheiros(as), agentes de pastorail, doadores de sangue e de órgãos humanos, especialistas em remédios caseiros; líderes comunitários, sindicais e políticos que, de verdade, sem traição, defenderam a vida do povo.

Hoje também queremos fazer memória dos nossos mártires latino-americanos. Nesses últimos quarenta anos, dezenas e dezenas de milhares de latino-americanos deram a vida para que os pobres tivessem mais vida neste continente. A maior expressão de amor é entregar a vida em favor da vida. Como não lembrar, por exemplo, de Dom Oscar Romero, arcebispo de El Salvador, corajoso defensor dos pobres do seu país, assassinado em 1980, no momento em que rezava a Santa Missa?

Também queremos expressar nossa gratidão a tantas pessoas bondosas e solidária com as necessidades do povo, como parteiras, benzedeiras, conselheiros(as), agentes de pastoral, doadores de sangue e de órgãos humanos, especialistas em remédios caseiros; líderes comunitários, sindicais e políticos que, de verdade, sem traição, defenderam a vida do povo.

Vamos acolher neste momento esses nossos irmãos que estão a serviço do reino de Deus, que trazem consigo: cruz, flor, vela, bacia, jarra com água, toalha, e alimentos, cantando.

02) SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO

03) ATO PENITENCIAL: Vamos neste momento pedir perdão a Deus dos nossos pecados. Também pedir perdão aos nossos irmãos pelas vezes que não amamos direito. Enquanto cantamos, vamos ao encontro do nosso irmão pedir perdão.

04) HINO DE LOUVOR

ANIMADOR(A): Nossa comunidade também tem verdadeiros motivos para louvar e bendizer a Deus pelos membros da nossa Igreja que sabem se doar ao serviço dos irmãos. Por isso, cantemos com muita alegria o nosso hino de louvor.

B) LITURGIA DA PALAVRA

05) 1ª LEITURA: 1Cor 11,23-26

06) SALMO: Sl 116/114 e 115, versículo 12-19.

07) PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO: Jo 13,1-15

08) MOMENTO DO LAVA-PÉS E HOMILIA

09) ORAÇÃO DA COMUNIDADE

01) Pelas comunidades cristãs, para que realizem sempre melhor sua vocação de discípulas missionárias de Cristo, a serviço dos irmãos na busca da verdade, em gestos concretos de amor. Roguemos ao Senhor...

R.: Senhor, pelo vosso amor, atendei-nos!

02) Pelos discípulos missionários de Cristo, para que desempenhem o serviço da Palavra, dos sacramentos e da comunhão eclesial com os mesmos sentimentos de Jesus, roguemos ao Senhor.

03) Por todos nós, que celebramos esta páscoa, para que possamos encontrar a dimensão familiar da Eucaristia, a alegria de pertencermos a uma comunidade e sermos, juntos, abertos a todos os outros. Roguemos ao Senhor...

04) Senhor, ajudai-nos a compreender e a fazer, uns para com os outros, aquilo que fizestes por nós. Roguemos.

C) LITURGIA EUCARÍSTICA

10) OFERTÓRIO: (Pedir para os irmãos que trouxeram os alimentos, levar em procissão até o altar como oferenda a Deus e aos irmãos. Enquanto isso, entoar o canto).

11) ORAÇÃO EUCARÍSTICA

12) CANTO DE COMUNHÃO

D) RITOS FINAIS

13) AVISO: Convidamos a comunidade para participar da oração da manhã, às 7 h; oração da tarde às 13:30 h e a Santa Missa, às 19:30 h. Atenção: se alguém ainda não recebeu a visita da comunidade, procure o coordenador.

Amanhã celebraremos o dia do perdão e da fidelidade ao evangelho de Jesus nas horas difíceis.

A partir das 14 h, o padre estará atendendo Confissão aqui na capela. Vamos aproveitar esse momento para nos curarmos e nos libertarmos de todo o mal que nos aflige, por meio do Sacramento da Confissão.

No Domingo, dia 30, a grande celebração em ação de graças pela Semana Missionária. Às 7h, acolhida; às 8 h a Santa Missa; e às 10h, procissão com o cruzeiro grande e a benção de envio diante do cruzeiro. Vamos participar com muita alegria e ardor missionário.

14) BENÇÃO

15) CANTO DE ENVIO

*********************************************************************

SEXTA-FEIRA – 28/11/08

TEMA: PERDÃO E FIDELIDADE AO EVANGELHO

I – ORAÇÃO DA MANHÃ

01) ANIMADOR: Queridos irmãos e irmãs bom dia! Sejam todos bem vindos! Estamos reunidos no sexto dia da semana missionária. Eis que estamos vivendo o tempo de graça, benção e salvação. É um tempo especial, porque não é todo dia que acontece algo assim. Normalmente demoram muitos e muitos anos para acontecer de novo. Por isso, vamos aproveitar ao máximo esse retiro abrindo nosso coração para Deus e deixar que a sua graça transborde em nossa vida. Para que aconteça essa benção em nossa vida precisamos viver o perdão e a fidelidade ao Evangelho.

Hoje, somos convidados a compreender e a viver a importância do perdão, da penitência e as consequências da nossa fidelidade ao Evangelho de Jesus nas horas difíceis. O perdão não é um luxo. É uma necessidade humana. Vida sem perdão é inviável. Todos somos frágeis e pecadores. Nunca seremos totalmente perfeitos. Precisamos de abraços misericordiosos. A tragédia não é errar, mas não reconhecer o erro e não querer pedir perdão. Uma família, uma comunidade que não prática o perdão, não têm futuro. Daí a insistência de Jesus sobre o perdão. Por isso, a importância do momento penitencial no inicio de cada Celebração Eucarística. A penitência, em vista de uma maior purificação dos nossos sentimentos, é um valor e uma necessidade.

Seguir o Evangelho de Jesus num mundo tão dividido, tão injusto, tão violento, tão corrupto como o nosso, traz conflito, tensões, perseguições e até cruz. O mesmo Jesus disse claramente: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga” (Mc 8,34). São momentos difíceis que purificam e fazem crescer. Não são as dificuldades que interessam em primeiro lugar, e sim a fidelidade ao caminho escolhido. Esse é o grande exemplo que Jesus nos deixou no momento mais difícil da sua vida, no monte das oliveiras, quando, tomado de angústias até suar sangue, rezou: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice. Contudo, não se faça a minha vontade, mas a tua” (Lc 22,42). Vale à pena crer e viver isso.

02) CANTO: “Perdão, Senhor, quantos erros cometi...”.

03) SINAL DA CRUZ: Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo! Amém!

04) LEITURA DA PALAVRA DE DEUS: Mt 5,43-48

05) MEDITAÇÃO: (Momento de silêncio e partilha)

06) ORAÇÃO ESPONTÂNEA

07) REZAR: 1 Pai Nosso e 3 Ave-Marias

08) ORAÇÃO MISSIONÁRIA DE ENVIO: (Idem)

II – ORAÇÃO DA TARDE

01) ANIMADOR: (Motivação espontânea)

02) CANTO: “Boa tarde amigo e companheiro...”.

03) SINAL DA CRUZ: Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo! Amém!

04) LEITURA DA PALAVRA DE DEUS: Mc 8,31-38

05) MEDITAÇÃO: (Momento de silêncio e partilha)

06) REZAR: 1 Pai Nosso e 3 Ave-Marias

07) ORAÇÃO MISSIONÁRIA DE ENVIO: (Idem)

III – SANTA MISSA

AMBIENTE: Preparar bem o ambiente com símbolos das Santas Missões Populares (cartaz com dizeres do tema do dia, cruz, flor, vela, Bíblia, etc..). Preparar com antecedências as estações da Via Sacra com cartazes para cada estação.

Começar a Celebração fora da capela ou da casa onde for celebrar. Em um local fora, com uma boa distância da capela, iniciar a celebração com a acolhida, cantos, saudação do presidente da celebração e em seguida, no Ato Penitencial, começar a Via-Sacra em direção a capela. Na Via-Sacra, alguém vai carregando uma cruz. Quando chegar na estação da Via-Sacra, ficar do lado do cartaz e de frente para o povo. E assim, se faz a reverência para cruz, onde o animador(a) diz: “Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e voz bendizemos!”. O povo responde: “Porque pela vossa santa cruz, remistes o mundo!”. Em seguida se faz a reflexão de cada estação. Um breve silêncio. Depois, rezar o Pai Nosso e uma Ave-Maria e seguir cantando para a outra estação. E assim por diante. A décima quinta estação deve ser feita na capela ou no local da Celebração, onde se cantará o hino de louvor. Daí em diante, segue o Rito da missa normalmente.

A) RITOS INICIAIS

01) ANIMADOR(A): Queridos irmãos e irmãs boa noite! Sejam todos bem vindos! Estamos no sexto dia da Semana Missionária. Eis que estamos vivendo o tempo de graça, benção e salvação. É um tempo especial, porque não é todo dia que acontece algo assim. Normalmente demoram muitos e muitos anos para acontecer de novo. Por isso, vamos aproveitar ao máximo esse retiro abrindo nosso coração para Deus e deixar que a sua graça transborde em nossa vida. Para que aconteça essa benção em nossa vida precisamos viver o perdão e a fidelidade ao Evangelho.

A celebração de hoje nos convida a compreender e a viver a importância do perdão, da penitência e as consequências da nossa fidelidade ao Evangelho de Jesus nas horas difíceis. O perdão não é um luxo. É uma necessidade humana. Vida sem perdão é inviável. Todos somos frágeis e pecadores. Nunca seremos totalmente perfeitos. Precisamos de abraços misericordiosos. A tragédia não é errar, mas não reconhecer o erro e não querer pedir perdão. Uma família, uma comunidade que não pratica o perdão, não tem futuro. Daí a insistência de Jesus sobre o perdão. Por isso, a importância do momento penitencial no inicio de cada Celebração Eucarística. A penitência, em vista de uma maior purificação dos nossos sentimentos, é um valor e uma necessidade.

Seguir o Evangelho de Jesus num mundo tão dividido, tão injusto, tão violento, tão corrupto como o nosso, traz conflito, tensões, perseguições e até cruz. O mesmo Jesus disse claramente: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga” (Mc 8,34). São momentos difíceis que purificam e fazem crescer. Não são as dificuldades que interessam em primeiro lugar, e sim a fidelidade ao caminho escolhido. Esse é o grande exemplo que Jesus nos deixou no momento mais difícil da sua vida, no Monte das Oliveiras, quando, tomado de angústias até suar sangue, rezou: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice. Contudo, não se faça a minha vontade, mas a tua” (Lc 22,42). Vale à pena crer e viver isso.

02) SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO

03) ATO PENITENCIAL (SERÁ A VIA-SACRA)

ANIMADOR: Hoje celebramos o “dia do perdão e da fidelidade ao Evangelho de Jesus” nas horas difíceis. Buscando viver o perdão e a fidelidade a Jesus, somos hoje convidados a fazer a Via-Sacra, caminho da cruz que Cristo percorreu para nos salvar. Vamos orando, meditando nessa caminhada, buscando a nossa conversão para Deus e para o amor aos irmãos, cantando: “Eu vim para que todos tenham vida...”.

1º ESTAÇÃO: JESUS É CONDENADO À MORTE

ANIMADOR(A): Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos! (ajoelhar)

POVO: Porque pela vossa santa cruz, remistes o mundo (levantar)

CANTO: A morrer crucificado, teu Jesus é condenado por teus crimes, pecador; por teus crimes, pecador.

REFLEXÃO: Jesus não foi aceito pelas pessoas de seu tempo, pois ele estava do lado dos pecadores, dos pobres e marginalizados. Ainda hoje, a nossa sociedade está marcada por uma mentalidade de violência. Onde podemos encontrar a paz?

2º ESTAÇÃO: JESUS RECEBE A SUA CRUZ

ANIMADOR(A): Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos! (ajoelhar)

POVO: Porque pela vossa santa cruz, remistes o mundo (levantar)

CANTO: Com a cruz é carregado, vai sofrendo resignado, vai morrer por teu amor; vai morrer por teu amor.

REFLEXÃO: Com a cruz nas costas Jesus se dirige ao Calvário. É a mais triste realidade. Ele foi condenado por inveja. Não existe inveja boa. A inveja é gananciosa, engana e mata. Tomemos cuidado com a inveja entre nós.

3º ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ

ANIMADOR(A): Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos! (ajoelhar)

POVO: Porque pela vossa santa cruz, remistes o mundo (levantar)

CANTO: Sob o peso desmedido, cai Jesus desfalecido, pela tua salvação; pela tua salvação.

REFLEXÃO: A noite foi longa: flagelo, fome, abandono. Mas Jesus nos ensina a levantar após as quedas da vida. Precisamos ser firmes como na luta insistente pela justiça e pela vida. O Deus de Jesus e nosso, é o Deus da vida.

4º ESTAÇÃO: JESUS ENCONTRA-SE COM A SUA MÃE

ANIMADOR(A): Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos! (ajoelhar)

POVO: Porque pela vossa santa cruz, remistes o mundo (levantar)

CANTO: Vê a dor da mãe amada, que se encontra desolada, com seu filho em aflição; com seu filho em aflição.

REFLEXÃO: A mãe vai ao encontro do Filho para lhe dar apoio, amor. Maria não era egoísta, individualista, fechada em si mesma. Será que, a exemplo de Maria, somos solidários com os nossos irmãos mais necessitados?

5º ESTAÇÃO: SIMÃO, O CIRENEU, AJUDA JESUS A CARREGAR A CRUZ

ANIMADOR(A): Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos! (ajoelhar)

POVO: Porque pela vossa santa cruz, remistes o mundo (levantar)

CANTO: No caminho do Calvário, um auxílio necessário, não lhe nega o cireneu; não lhe nega o cireneu.

REFLEXÃO: Jesus não carregou sozinho a sua cruz. Neste mundo, não há quem não precise um do outro. Não nascemos para o isolamento. Assim, Jesus também conta com a nossa ajuda, com o nosso auxílio. Será que estamos sendo outros “cireneus” em relação aos nossos irmãos?

6º ESTAÇÃO: VERÔNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS

ANIMADOR(A): Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos! (ajoelhar)

POVO: Porque pela vossa santa cruz, remistes o mundo (levantar)

CANTO: Eis o rosto ensangüentado, por Verônica enxugado, que no pano apareceu; que no pano apareceu.

REFLEXÃO: Mais uma vez somos estimulados à solidariedade. A figura lendária de Verônica (do latim e do grego (vero + eikon: “verdadeiro ícone”, “verdadeira imagem”), surge para nos mostrar que quando nos colocamos do lado de Jesus, assumimos a verdadeira imagem dele em nós. Será que por nossos gestos, nossa prática, somos “verdadeira imagem” de Jesus?

7º ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ

ANIMADOR(A): Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos! (ajoelhar)

POVO: Porque pela vossa santa cruz, remistes o mundo (levantar)

CANTO: Novamente desmaiado, pelas dores abatido, cai por terra o Salvador; cai por terra o Salvador.

REFLEXÃO: A caminhada é longa e difícil. Diante da dor e do sofrimento, a coragem e o ânimo tendem a desaparecer. Mas Jesus, apesar disso, dá esperança aos desesperados e confia na vitória. E quem caminha no caminho de Jesus, jamais será abandonado por ele. Será que sabemos nos fazer próximos dos que sofrem?

8º ESTAÇÃO: JESUS CONSOLA AS MULHERES

ANIMADOR(A): Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos! (ajoelhar)

POVO: Porque pela vossa santa cruz, remistes o mundo (levantar)

CANTO: Das mulheres que choravam, que fiéis o acompanhavam, é Jesus consolador; é Jesus consolador.

REFLEXÃO: Mesmo à beira da morte, Jesus não pensa só em si. Ele pensa também no sofrimento das mulheres que o seguiam. É muito significativa aqui a figura das mulheres. Assim como elas geram vidas nos seus ventres e dão seus filhos à luz, passando pela dor do parto, o caminho de Jesus, apesar dos sofrimentos, é caminho de vida.

9º ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ

ANIMADOR(A): Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos! (ajoelhar)

POVO: Porque pela vossa santa cruz, remistes o mundo (levantar)

CANTO: Cai exausto o bom Senhor, esmagado pela dor, dos pecados e da cruz; dos pecados e da cruz.

REFLEXÃO: A difícil e insuportável caminhada está quase no fim. Jesus encontra-se desfigurado por sofrer tanto. Também em nossa sociedade, quantas pessoas estão desfiguradas na sua dignidade de gente, de filhos e filhas de Deus, vítimas da injustiça social. Mas a o Deus misericordioso não nos abandona. Não caminhamos sozinhos.

10º ESTAÇÃO: JESUS É DESPIDO DE SUAS VESTES

ANIMADOR(A): Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos! (ajoelhar)

POVO: Porque pela vossa santa cruz, remistes o mundo (levantar)

CANTO: Já do algoz as mãos agrestes, as sangrentas, pobres vestes, vão tirar do bom Jesus; vão tirar do bom Jesus.

REFLEXÃO: Ao despir Jesus de suas vestes, na verdade os malvados tentam roubar a dignidade dele. Isso acontece hoje em dia, com tantas pessoas discriminadas e excluídas do convívio social e que se encontram à margem do caminho. Mas em cada ser humano esta a dignidade dada por Deus. Ninguém vala mais que o outro. Deus nos quer iguais.

11º ESTAÇÃO: JESUS É PREGADO NA CRUZ

ANIMADOR(A): Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos! (ajoelhar)

POVO: Porque pela vossa santa cruz, remistes o mundo (levantar)

CANTO: Sois por mim na cruz pregado, insultado e blasfemado, com cegueira e com furor; com cegueira e com furor.

REFLEXÃO: Ao pé da cruz, os perversos zombavam, caçoavam de Jesus. Era o sarcasmo dos dominadores contra os dominados. O nosso mundo atual ainda é tristemente dividido. Alguns poucos dominam a maioria e até fazem zombaria quando se dizem piedosos, religiosos, espirituosos... Mas a proposta de Jesus é inversa, é de liberdade e de fraternidade.

12º ESTAÇÃO: JESUS MORRE NA CRUZ

ANIMADOR(A): Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos! (ajoelhar)

POVO: Porque pela vossa santa cruz, remistes o mundo (levantar)

CANTO: Por meus crimes padecestes. Meu Jesus por mim morrestes. Quanta angústia, quanta dor; quanta angústia, quanta dor.

REFLEXÃO: A dor é terrível. Pregado na cruz, Jesus solta um grande grito: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”. O poder que oprime e mata, não pode vencer. Jesus veio do Pai e é para o Pai que o seu caminho aponta. A vida de Jesus continua nas mãos de Deus. Será que nós, nos momentos difíceis, procuramos também nos colocar nos braços de Deus Pai?

13º ESTAÇÃO: JESUS É DESCIDO DA CRUZ E ENTREGUE À SUA MÃE

ANIMADOR(A): Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos! (ajoelhar)

POVO: Porque pela vossa santa cruz, remistes o mundo (levantar)

CANTO: Do madeiro vos tiraram, e à mãe vos entregaram, com que dor e compaixão; com que dor e compaixão.

REFLEXÃO: Deus nos ama, como uma mãe ama o seu filho. Nosso Deus é um Pai maternal (em hebraico: abáh). Na Cruz, a relação mãe-filho marca a relação de Jesus com a Igreja-comunidade. A vida de Jesus, marcada pelo cuidado, zelo, afeto, carinho, é vida que não morre, pois passa de um para o outro, até o fim...

14º ESTAÇÃO: JESUS É SEPULTADO

ANIMADOR(A): Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos! (ajoelhar)

POVO: Porque pela vossa santa cruz, remistes o mundo (levantar)

CANTO: No sepulcro vos puseram, mas os homens tudo esperam, do mistério da paixão; do mistério da paixão.

REFLEXÃO: Não é fácil ficar do lado de uma pessoa condenada como criminosa. Identificar-se tal pessoa é muito difícil. Mas para aqueles que de fato acreditavam e confiavam em Jesus, ele estava ali, vivo. A vida e a missão de Jesus continuava e seu espírito estava presente naqueles que formaram as primeiras comunidades cristãs

15º ESTAÇÃO: JESUS RESSUSCITOU

ANIMADOR(A): Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos! (ajoelhar)

POVO: Porque pela vossa santa cruz, remistes o mundo (levantar)

CANTO: Vitória, tu reinarás, ó cruz, tu nos salvarás! (bis).

REFLEXÃO: A O túmulo de Jesus está vazio, ele não está ali. Ressuscitou e está vivo entre nós. De fato, o túmulo não põe fim à vida, pois a morte não pertence à morte; a morte pertence à vida. A exemplo de Jesus, nós também não nascemos para morrer, mas morremos para ressuscitar. Aí está a razão da nossa fé: “Se Cristo não ressuscitou, vazia é a nossa fé”, diz o apóstolo Paulo. Mas a ressurreição não é uma realidade só para além da morte. Ressurreição é vida nova todo dia: “Passamos da morte para a vida quando amamos os irmãos e irmãs”.

04) HINO DE LOUVOR

B) LITURGIA DA PALAVRA

05) 1ª LEITURA: Eclo 27,33-28,9

06) SALMO: Sl 51/50

07) PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO: Mt 18,21-35

09) ORAÇÃO DA COMUNIDADE

01) Pelos sacerdotes que receberam de Cristo o poder de perdoar os pecados, para que sejam, como Ele, cheios de misericórdia e compaixão, semeadores de esperança e conversão, roguemos a Deus.

R.: Atendei-nos, Senhor, pelo seu infinito amor.

02) Pelos pobres e oprimidos para que diante das injustiças que sofrem não reajam com violência e vingança, mas com as armas da justiça e da razão, roguemos...

03) Pelos que alimentam pensamentos de ódio e vingança para que meditem na Palavra de Jesus: “Perdoai e sereis perdoado”, roguemos...

04) Para que este trabalho missionário nos ajude como comunidade a perdoar e a sermos fiéis a Palavra de Jesus e consigamos, em todo o momento, a firmeza na fé e no compromisso cristão, roguemos...

05) Para que a nossa Diocese de Jardim se torne cada vez mais missionária e façamos das treze paróquias verdadeira comunhão, roguemos....

C) LITURGIA EUCARÍSTICA

10) OFERTÓRIO

11) ORAÇÃO EUCARÍSTICA

12) CANTO DE COMUNHÃO

D) RITOS FINAIS

13) AVISO: Convidamos a comunidade para participar da oração da manhã, às 7 h; às 13:30 h e para Santa Missa às 19:30 h. Avisar que os missionários estarão visitando a comunidade para benção das casas e das famílias. Atenção: se alguém ainda não recebeu a visita da comunidade, procurar o coordenador(a).

Amanhã é o dia de ação de graças e de renovação das promessas batismais. Vamos agradecer a Deus pelas Santas Missões Populares e pela Semana Missionária em nossa comunidade. Tudo isso, é a certeza de que Deus não nos abandonou. É prova do seu amor por nós. E assim possamos renovar nosso compromisso cristão com o seu Reino. Para a celebração de amanhã, às 19:30 h, trazer velas para a renovação do nosso batismo e também trazer água para ser abençoada.

Lembramos ainda que amanhã é o dia de confraternizarmos pela nossa caminha missionária. Somos convidados a trazer salgados e refrigerantes para a nossa confraternização, após a Santa Missa.

No Domingo, dia 30, a grande celebração em ação de graças pela Semana Missionária. Às 7h, acolhida; às 8 h a Santa Missa; e às 10h, procissão com o cruzeiro grande e a benção de envio diante do cruzeiro. Vamos participar com muita alegria e ardor missionário.

14) BENÇÃO

15) CANTO DEENVIO

**************************************************************

SÁBADO – 29/11/08

TEMA: RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS BATISMAIS

I – ORAÇÃO DA MANHÃ

01) ANIMADOR: Queridos irmãos e irmãs bom dia! Sejam todos bem vindos! Estamos reunidos neste sétimo dia da Semana Missionária. Estamos chegando ao final desta Semana muito especial, mas começando uma nova vida e uma nova caminhada, com mais coragem, com mais ardor. É tempo de escutar e assumir o chamado de Deus. É preciso evitar o perigo do entusiasmo fácil e passageiro. O dia de hoje vai ser de muita emoção e compromisso. Queremos fazer com gratidão, memória do nosso batismo e renovar as promessas batismais.

Pelo batismo nos tornamos publicamente membros da comunidade dos seguidores e seguidoras de Jesus. O batismo não pode ser reduzido a um rito de fachada; é, antes de tudo, opção de vida, que devemos saber atualizar sempre a partir de situação concreta em que vivemos. Hoje queremos também reafirmar o valor da comunidade e da nossa participação ativa nela. Ser seguidores e seguidoras de Jesus e participar de uma comunidade eclesial, é algo inseparável; um exige o outro. De maneira especial, queremos destacar a importância da Comunidade eclesial e dos Setores. Realmente as comunidades são um lindo presente de Deus para melhorar a nossa Igreja e sociedade.

É fundamental sentirmos a beleza da caminhada da comunidade como algo nosso, vida da vida. É claro que ela também precisa entrar em um processo dinâmico de conversão permanente. O Espírito Santo está em nosso meio para isso. É preciso sentir e gostar dessa presença. Ter a certeza de que Deus anda conosco quando nós o deixamos agir e transformar. A exemplo das primeiras comunidades cristãs, queremos nos deixar conduzir pela presença do Espírito Santo e dizer: “Tudo está acontecendo de bom ‘porque, decidimos, o Espírito Santo e nós’” (At 15,28; 5,32). Sermos batizados no Espírito Santo é estarmos possuídos pelo mesmo espírito de Jesus e vivermos fiéis ao seu Evangelho, dentro da sociedade em que vivemos atualmente.

Hoje, Sábado, uma recordação especial a Nossa Senhora. Ela também estava presente no dia de Pentecoste e foi batizada no Espírito Santo. Ela viveu e cantou a misericórdia de Deus. Foi discípula do seu próprio Filho Jesus. Eis que estamos vivendo o tempo de graça, benção e salvação. É um tempo especial, que está acontecendo entre nós. Por isso, vamos aproveitar ao máximo desse retiro abrindo nosso coração para Deus e deixar que a sua graça transbordem em nossa vida. Para que aconteça essa benção em nossa vida precisamos renovar nossos compromissos batismais. Renovar significa atualizar. Como viver hoje o sacramento do Batismo? Durante esse dia vamos orar e meditar sobre o significa e o valor do Sacramento do Batismo em nossa vida.

02) CANTO

03) SINAL DA CRUZ: Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo! Amém!

04) LEITURA DA PALAVRA: Mc 1,9-11

05) MEDITAÇÃO: (Momento de silêncio e partilha

06) ORAÇÃO ESPONTÂNEA

07) REZAR: 1 Pai Nosso e 3 Ave-Marias

08) ORAÇÃO MISSIONÁRIA DE ENVIO: (Idem)

09) VISITA

II – ORAÇÃO DA TARDE

ORAÇÃO DO TERÇO

III – SANTA MISSA

AMBIENTE: Preparar bem o ambiente com símbolos das Santas Missões Popualares (bandeira, bandeirinhas, cartazes com dizeres do tema do dia, cruz, flor, vela, Bíblia, etc...).

Providenciar com antecedência, círio pascal, sal, água, óleo, veste branca para entrar no início da Missa.

Providenciar com antecedência uma bacia com água perfumada para o Ato Penitencial. Enquanto se canta, os irmãos vão purificando suas mãos na água.

Providenciar um poço feito de uma caixa de papelão, ou outro material; uma pessoa vestida de Jesus e uma mulher com um pote de barro representando a Samaritana. Enquanto se canta o canto de aclamação, Jesus e a Samaritana vão para perto do poço para reforçar a mensagem do Evangelho.

Providenciar um grupo de jovens para a entronização da Bíblia, na hora da Liturgia da Palavra.

Providenciar velas para a renovação do batismo.

A) RITOS INICIAIS

01) ANIMADOR: Queridos irmãos e irmãs boa noite! Sejam todos bem vindos! Estamos chegando ao final desta Semana muito especial, mas começando uma nova vida e uma nova caminhada, com mais coragem, com mais ardor. É tempo de escutar e assumir o chamado de Deus. É preciso evitar o perigo do entusiasmo fácil e passageiro. O dia de hoje vai ser de muita emoção e compromisso. Queremos fazer com gratidão, memória do nosso batismo e renovar as promessas batismais.

Pelo batismo nos tornamos publicamente membros da comunidade dos seguidores e seguidoras de Jesus. O batismo não pode ser reduzido a um rito de fachada; é, antes de tudo, opção de vida, que devemos saber atualizar sempre a partir de situação concreta em que vivemos. Hoje queremos também reafirmar o valor da comunidade e da nossa participação ativa nela. Ser seguidores e seguidoras de Jesus e participar de uma comunidade eclesial, é algo inseparável; um exige o outro. De maneira especial, queremos destacar a importância da Comunidade eclesial e dos Setores. Realmente as comunidades são um lindo presente de Deus para melhorar a nossa Igreja e sociedade.

É fundamental sentirmos a beleza da caminhada da comunidade como algo nosso, vida da vida. É claro que ela também precisa entrar em um processo dinâmico de conversão permanente. O Espírito Santo está em nosso meio para isso. É preciso sentir e gostar dessa presença. Ter a certeza de que Deus anda conosco quando nós o deixamos agir e transformar. A exemplo das primeiras comunidades cristãs, queremos nos deixar conduzir pela presença do Espírito Santo e dizer: “Tudo está acontecendo de bom ‘porque, decidimos, o Espírito Santo e nós’” (At 15,28; 5,32). Sermos batizados no Espírito Santo é estarmos possuídos pelo mesmo espírito de Jesus e vivermos fiéis ao seu Evangelho, dentro da sociedade em que vivemos atualmente.

Hoje, Sábado, uma recordação especial a Nossa Senhora. Ela também estava presente no dia de Pentecoste e foi batizada no Espírito Santo. Ela viveu e cantou a misericórdia de Deus. Foi discípula do seu próprio Filho Jesus. Eis que estamos vivendo o tempo de graça, benção e salvação. É um tempo especial, que está acontecendo entre nós. Por isso, vamos aproveitar ao máximo desse retiro abrindo nosso coração para Deus e deixar que a sua graça transbordem em nossa vida. Para que aconteça essa benção em nossa vida precisamos renovar nossos compromissos batismais. Renovar significa atualizar. Por isso, vamos atualizar renovando as promessas do nosso Batismo nesta Celebração. Recebemos neste momento os símbolos batismais: círio pascal, sal, água, óleo e a veste batismal. Com muita alegria iniciemos a Santa Missa, cantando.

02) SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO

03) ATO PENITENCIAL

ANIMADOR(A): Para celebrarmos dignamente a Santa Missa vamos pedir perdão a Deus pelos nossos pecados. Enquanto cantamos, vamos nos dirigir até a bacia de água perfumada e lavarmos nossas mãos como gesto de purificação dos nossos pecados.

04) HINO DE LOUVOR

ANIMADOR(A): Vamos louvar e bendizer a Deus pela vida nova que Ele nos concede por meio Sacramento do Batismo. Levantemos nossas bandeirinhas e cantemos com muita alegria nosso hino de louvor.

B) LITURGIA DA PALAVRA

ANIMADOR(A): Acolhamos agora, com muita alegria, a Palavra de Deus que vem ao nosso encontro para comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus Cristo. Um grupo de jovens bem animados leva a Bíblia, dançando até o altar. Ao chegar, entrega-a para o presidente da celebração.

05) 1ª LEITURA: 1Cor 12,12-13

06) SALMO: “Cantai ao Senhor um cântico novo...”.

07) PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO: Jo 4,5-14

08) HOMILIA

C) RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS BATISMAIS

a) ANIMADOR(A): Queridos irmãos e irmãs, chegou o momento importante de fazermos a renovação batismo. Esperamos que todos estejam preparados para recomeçar com Jesus uma vida nova. Agora, vamos acender a nossa vela no círio pascal, símbolo da presença do Cristo ressuscitado entre nós. A cada pergunta do presidente da Celebração, vamos erguer bem alto a nossa vela respondendo bem forte: o “Renuncio” e o “Creio”.

b) PRESIDENTE: Irmãos e irmãs, para viverem na liberdade dos filhos de Deus, vocês renunciam ao pecado?

TODOS: Renuncio.

PRESIDENTE: Para continuarem a viver o fervor das Santas Missões Populares, vocês renunciam a todo tipo de comodismo e desânimo?

TODOS: Renuncio.

PRESIDENTE: Para ser discípulo missionário de Jesus Cristo, vocês renunciam a todo tipo de pecado, como: desunião, fofocas, inveja, ciúme, ódio, rancor, ressentimento, vingança, arrogância, prepotência, omissão, comodismo, individualismo, ganância e violência?

TODOS: Renuncio.

c) PRESIDENTE: Façamos agora a nossa profissão de fé, respondendo: Creio!

PRESIDENTE: Vocês crêem em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra?

TODOS: Creio!

PRESIDENTE: Vocês crêem Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que nasceu da virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao céu?

TODOS: Creio!

PRESIDENTE: Vocês crêem no Espírito Santo?

TODOS: Creio!

PRESIDENTE: Vocês crêem na comunhão dos Santos?

TODOS: Creio!

PRESIDENTE: Vocês crêem na remissão dos pecados?

TODOS: Creio!

PRESIDENTE: Vocês crêem na ressurreição dos mortos e na vida eterna?

TODOS: Creio!

PRESIDENTE: Vocês crêem na força do Evangelho de Jesus Cristo para construir um mundo de paz e de justiça?

TODOS: Creio!

d) BENÇÃO DA ÁGUA

PRESIDENTE: Bendigamos ao Senhor por todos os bens da natureza, especialmente pela água.

TODOS: Bendito seja Deus ara sempre!

PRESIDENTE: Bendigamos ao Senhor pela água do santo batismo, que nos torna filhos de Deus.

TODOS: Bendito seja Deus ara sempre!

PRESIDENTE: Abençoai, Senhor, pela intercessão (padroeiro), esta água que vossos filhos e filhas aqui trouxeram. Que seu uso leve todos a cumprirem a Vontade do Pai. Seja ela em suas casas um sinal de vossa presença salvadora. Dignai-vos, Senhor, abençoar esta água, criatura vossa, que será aspergida sobre nós, para que seja um sinal da vossa graça, recordando a água do batismo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

e) ASPERSÃO: O presidente asperge o povo, enquanto se canta o cântico: “água viva”.

OREMOS: O Deus todo-poderoso, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos fez renascer pela água e pelo Espírito Santo nos concedeu o perdão de todo o pecado, guarde-nos em sua graça para a vida eterna, no Cristo Jesus, nosso Senhor. Amém!

08) ORAÇÃO DA COMUNIDADE

01) Por todas as comunidades eclesiais, para que, animadas pelo Espírito de Cristo, reconheçam sua missão de anunciar aos pobres a libertação, a justiça, a dignidade de filhos e filhas de Deus, roguemos ao Senhor....

R.: Senhor, aqui estou. Enviai-me!

02) Por todos os que foram batizados, para que redescubram, com alegria, o significado de seu batismo como dom do amor de Deus, que deles exige uma resposta livre e pessoal, roguemos ao Senhor...

03) Dai-nos a inteligência para discernir vossos planos de salvação e coragem para vivê-los, roguemos ao Senhor

04) Para que conscientes do nosso batismo, passemos a viver desde já, a vida nova que Cristo conquistou para nós com a sua paixão, morte e ressurreição, roguemos ao Senhor....

C) LITURGIA EUCARÍSTICA

10) OFERTÓRIO: (Juntamente com o pão e o vinho, ofertar alguns dos alimentos que trouxeram para a partilha).

11) ORAÇÃO EUCARÍSTICA

12) CANTO DE COMUNHÃO

D) RITOS FINAIS

13) AVISO: Atenção! Amanhã celebraremos juntamente com todas as comunidades a Missa em ação de graças pelas Santas Missões Populares e a Semana Missionária em nossa paróquia. Se participarmos da Semana Missionária e não formos a esta Celebração, é como se ficasse incompleta a nossa caminhada missionária. Portanto, vamos fazer todo o esforço possível para participarmos com muito fervor missionário deste grande acontecimento da nossa Igreja, aqui em Miranda. 07h acolhida; 08h Santa missa; 10h procissão com a benção.

**************************************************************************