TEXTO DOS ENCONTROS DAS SMP PARA O MES DE OUTUBRO

 

clip_image003

“VÃO E FAÇAM COM QUE TODOS

SE TORNEM MEUS DISCÍPULOS”

(Mt 28,19).

PARÓQUIA N. SRA. DO CARMO – MIRANDA-MS.

APRESENTAÇÃO

É com muita alegria que apresentamos a você este material de reflexão para ser realizado nos grupos de famílias, pastorais, movimentos e comunidades. O objetivo é ajudar a todos a participarem das Santas Missões Populares por meio de oração, reflexão e ação. Se Jesus que é Deus, rezou firmemente, muito mais nós precisamos orar.

Este livro é um convite a todos a viverem uma vida de profunda oração a Deus. Só assim, poderemos superar qualquer problema, medo, vergonha, preguiça, comodismo, insegurança. A oração une nossas famílias, comunidades, pastorais, movimentos e nos fortalece na fé, na esperança, na paz, no amor e na confiança em Deus. Nos leva a uma nova experiência do amor de Deus. A um novo ardor missionário. A uma nova paixão por Cristo e sua Igreja.

A reflexão é muito importante. Ela nos ajuda a entendermos a vontade de Deus. Jesus sempre explicou para seus discípulos o projeto do Pai. Mesmo assim, muitos demoraram a entender. A reflexão nos ajuda a sermos realmente discípulos de Jesus, que segue os seus passos. Ajuda-nos a sermos missionários autênticos, preparados para a missão.

O final de tudo isso, é ação. A oração e reflexão verdadeira nos levam a assumirmos a causas dos pobres e injustiçados. Leva-nos a luta. Um cristão autêntico não pode ser omisso, acomodado, parado. Água parada não há vida, porque ela perde o oxigênio. Assim também pode acontecer com um batizado que não se mexe. Acaba perdendo a vida, porque falta o oxigênio, isto é, o Espírito Santo. Não podemos deixar isto acontecer. Por isso, estamos vivendo as Santas Missões Populares.

Lembre-se que é Cristo que nos chama e nos envia: “Assim como o Pai me enviou eu também vos envio (Jo20,21); Vão e façam com que todos se tornem meus discípulos (Mt28,19).

RITOS INCIAIS PARA TODOS OS ENCONTROS

01 – ACOLHIDA

Animador: Irmãos e irmãs! Boa noite! Que bom nos encontrarmos reunidos em nome de Deus! Sejam bem vindos ao nosso encontro! É com muita alegria que acolhemos vocês aqui! Queremos que todos se sintam bem amados por Deus e por todos os irmãos! Desde já, agradecemos a sua presença e sua participação! Agradecemos a Igreja que nos acolhe!

Vamos com grande júbilo participar das santas missões populares, lembrando que é Cristo que nos convida a tomar parte no seu Reino. Nestes encontros somos convidados a louvar e bendizer a Deus pelas santas missões populares que está acontecendo em nossa paróquia e por tantas bênçãos que recebemos de Deus. Somos também convidados a orar pelas nossas necessidades, pelas nossas famílias e pela nossa paróquia que está em missão, para que, mesmo diante de tantas dificuldades, possamos permanecer firme na fé, na esperança e no amor! Por isso, Vamos com muito entusiasmo iniciarmos nosso encontro cantando!

02 – ORAÇÃO INICIAL

Animador: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!

Todos: Amém!

Animador: Irmãos eleitos segundo a presciência de Deus Pai, pela santificação do Espírito para obedecer a Jesus Cristo e participar da bênção da aspersão do seu sangue, graça e paz vos seja concedidas abundantemente!

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Animador: No inicio do nosso encontro das Santas Missões Populares, rezemos juntos com muita fé, esperança e amor:

Todos: Deus nosso Pai, nós vos louvamos e bendizemos por toda animação missionária que se realiza, por meio de vosso Filho Jesus Cristo, Caminho certo a seguir, Verdade que liberta e Vida que salva.

Enviai sobre nós o Espírito Santo, para que nossas comunidades sejam sinal de vida e esperança para todos.

Despertem vocações missionárias e protegei os que anunciam o Evangelho, tornando vosso nome conhecido e amado em todos os recantos do universo.

Abençoa o nosso esforço em assumir as Santas Missões Populares como tempo forte de oração e evangelização.

Nossa Senhora do Carmo, padroeira de nossa paróquia, fazei-nos seguidores do vosso Filho Jesus Cristo, participando das Santas Missões Populares e fortalecei, em todas as pessoas, o compromisso de construir um mundo de justiça e de paz. Amém!

Vamos cantar um cântico?

03 – MEMORIZANDO (Atualizando)

Leitor 1: No dia 26 de Novembro de 2006 foi aprovado em Assembléia Paroquial o projeto de Evangelização as Santas Missões Populares;

Leitor 2: É um plano que está acontecendo no Brasil a fora;

Leitor 3: A nossa Diocese de Jardim abraçou também este intuito de evangelizar, inclusive algumas paróquias, já realizaram este projeto. Nós estamos em andamento;

Leitor 1: Assim que ficou aprovado em Assembléia as Santas Missões Populares, já começamos estudar o projeto de evangelização. No mês de Fevereiro e Março de 2007 foi realizado estudo e retiro;

Leitor 2: Nos meses de Março à Junho de 2007 passamos em todas as comunidades falando sobre o que é Santas Missões Populares, sua metodologia, espiritualidade e atividade;

Leitor 3: No dia 16 de Julho na festa da padroeira fizemos à abertura solene das Santas Missões Populares;

Leitor 1: Nos meses de Agosto a Novembro ficou para ser feita a setorização com grupos de famílias, mas foi solicitado mais tempos, estendendo até a Assembléia Paroquial do dia 09 de Dezembro de 2007;

Leitor 2: Mesmo assim, não foi possível, adiando novamente para a Assembléia Paroquial do dia 24 de Fevereiro de 2008. Por fim, não foi concluída;

Leitor 3: Deste modo, ficou decidido na Assembléia Paroquial do dia 24 de Fevereiro de 2008 o mutirão entre as comunidades, as pastorais e movimentos para terminar a setorização;

Leitor 1: Não podemos esquecer que estamos vivendo um tempo muito especial de graças, bênçãos e salvação. A nossa paróquia está em missão, as santas missões populares. Não vamos deixar passar despercebido! Vamos acordar para essa realidade!

Leitor 2: Por meio deste projeto de evangelização – Santas Missões Populares – a nossa Igreja busca evangelizar: acolhendo e integrando todos os irmãos na vida da comunidade;

Leitor 3: Busca ajudar os batizados a fazer uma nova experiência do amor de Deus e levar a um novo ardor missionário, a uma nova paixão por Cristo!

Leitor 1: Busca ajudar as famílias a viverem o amor de Deus;

Leitor 2: Busca fortalecer, reorganizar e unir os conselhos paroquiais com a participação de todos;

Leitor 3: Busca fortalecer, reorganizar, unir as comunidades, setores, grupos de famílias, pastorais, movimentos, associações;

Leitor 1: Busca despertar e formar novas lideranças;

Leitor 2: Busca ajudar os batizados a tomar consciência que é a responsável pela ação missionária e pastoral da Igreja e pela construção de um mundo mais humano e cristão;

Leitor 3: Busca fazer com que todos os fiéis, diretamente ou através de representantes eleitos, participem, quanto possível, não só da execução, mas também do planejamento e das decisões relativas à vida eclesial e à ação Pastoral da Igreja. Que tal um cântico?

DÉCIMO SÉTIMO ENCONTRO

TEMA: MISSÃO

OBJETIVO: Mostrar que a missão é um caso de amor.

01 – RITOS INICIAIS

02 – LEITURA: Mateus 28, 16-20

03 – REFLEXÃO

Animador: Que alegria irmãos e irmãs, estamos nos aproximando da Grande Semana Missionária, que vai ser realizada nos dias 23 á 30 de Novembro em nossa Paróquia. Vamos aproveitar este momento importante que estamos vivendo e dar um novo sentido á nossa vida, á nossa família, á nossa Igreja e á nossa sociedade.

L1: A nossa Diocese de Jardim está vivendo este caso de amor, as Santas Missões Populares. O auge das Santas Missões Populares é a Grande Semana Missionária. Já foi realizado em várias paróquias de nossa diocese. Agora chegou a vez da Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Cidade de Miranda realizar esta missão.

L2: É um momento muito importante em que a nossa diocese concentra sua força missionária em uma determinada paróquia. A beleza dessa missão é a união da nossa Igreja. O intercâmbio entre as paróquias de nossa diocese.

L3: A generosidade de tantos irmãos e irmãs que deixam casas, famílias, parentes, amigos para servir o Reino de Deus. Enfim, as riquezas são muitas, sem contar com a nova consciência missionária que vamos despertando em toda a diocese e a nova experiência que vamos fazendo do amor de Deus em nossas vidas.

L1: A Igreja deve cumprir sua missão seguindo os passos de Jesus e adotando suas atitudes. Jesus, sendo o Senhor, se fez servidor e obediente até a morte de cruz; sendo rico, escolheu ser pobre por nós, ensinando-nos o caminho de nossa vocação de descípulos e missionários.

L2: No Evangelho aprendemos a sublime lição de ser pobres seguindo a Jesus pobre, e a de anunciar o evangelho da paz sem bolsa ou alforje, sem colocar nossa confiança no dinheiro nem no poder deste mundo.

L3: Na generosidade dos missionários se manifesta a generosidade de Deus, na gratuidade dos apóstolos aparece a gratuidade do evangelho (Documento de Aparecida, 31).

L1: Portanto, irmãos e irmãs, vamos preparar bem o nosso coração, a nossa família, a nossa comunidade e também a sociedade para viver com toda a intensidade este momento forte de evangelização e buscar um novo sentido para nossa vida a partir da nossa fé em Jesus Cristo, Nosso Senhor.

L2: O Evangelho de hoje nos ensina como participar das Santas Missões Populares, é só seguir a ordem de Jesus: Os discípulos foram para a galiléia, o monte que Jesus tinha indicado (Mt28,16).

L3: Para vivermos as Santas Missões Populares devemos ser humildes: Quando os discípulos quando viram Jesus se ajoelharam diante Dele (Mt 28,17). Isto ensina que o verdadeiro missionário deve ser humilde.

L1: Mesmo assim, podemos duvidar de Jesus, ou seja, não acreditar Nele. Mas Jesus tem resposta para as nossas dúvidas: “Toda autoridade foi dada a mim no céu e sobre a terra” (Mt 28,18).

L2: Resolvido a questão da dúvida Jesus ordena: “Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês”(Mt 28,19-20a).

L3: E por fim, Jesus não nos envia sozinho para a missão: “Eis que eu estou com vocês todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20). Isto significa que Jesus está sempre em missão. Ele não falta. Nós podemos deixar Ele sozinho, mas nós nunca poderemos ficar sozinho.

L1: Portanto, podemos concluir que tudo isso é um caso de amor. Quem ama entenderá e viverá.

04 – PARTILHANDO

01) Você lembra dos temas dos encontros anteriores? Qual? O que nos ensinou?

02) Qual o tema de hoje? O que é? Qual a nossa missão?

03) Qual é o auge das Santas Missões Populares? O que é?

04) As Santas Missões Populares acontece só em Miranda? Onde mais?

05) O que o Evangelho nos ensina?

06) Qual é a ordem de Jesus para nós hoje? Estamos obedecendo? Como?

07) O que significa no Evangelho, ajoelhar-se?

08) Alguns duvidaram de Jesus? Por quê? Qual foi a resposta de Jesus?

09) Você duvida de Jesus? Por quê?

10) Qual é a ordem ou missão que recebemos de Jesus?

11) Estamos vivendo a nossa missão? Como?

12) Estamos sozinho nesta missão? Por quê?

05 – COMPROMISSO MISSIONÁRIO

Sugestão: Como estamos no mês missionário e do rosário vamos começar todos os encontros deste mês com procissão, rezando o terço e monstrando para Jesus que nós estamos com Ele na missão? Vamos fazer um mutirão para pregarmos os panfletos das Santas Missões Populares nas portas das nossas casas, local de trabalho, comércio, escolas? Vamos fazer mutirão fazendo faixas ou pintando os muros das nossas casas com frases missionárias? Vamos divulgar mais este projeto maravilhoso de evangelização, as Santas Missões Populares, conversando com nossos familiares, amigos, vizinhos?

06 – ORAÇÃO DE ENVIO

07 – AVISO: Agradecer a presença de todos e combinar certinho o próximo encontro. Falar que os encontros nos faz viver as Santas Missões Populares que está acontecendo em nossa paróquia; nos prepara para a Grande Semana Missionária; nos prepara para os sacramentos; para quem participar certinho de todos os encontros receberão um certificado; e além das graças e bençãos que recebemos de Deus por estarmos participando destes encontros com Jesus. Lembrar dos eventos da comunidade e da paróquia.

08 – CÂNTICO DE ENVIO

DÉCIMO OITAVO ENCONTRO

TEMA: MISSIONÁRIO E MISSIONÁRIA

OBJETIVO: Mostrar que o missionário sou eu, tu, ele, ela, você, ou seja, somos todos nós batizados vivendo o amor de Deus.

01 – RITOS INICIAIS

02 – LEITURA: Rm 10,14-21

03 – REFLEXÃO

Animador: No encontro anterior refletimos sobre missão como um caso de amor. Hoje vamos refletir sobre quem é o missionário e missionária que vive esse amor de Deus. Muitas vezes participamos da comunidade como estranho, mero ouvinte ou visitante, como se nada tivesse a haver com tudo o que está acontecendo. As vezes reclamamos que o irmão não proclamou direito a leitura, os cantos não foi bem, a missa não foi bem preparada e assim segue a ladainha.

L1: Não devemos esquecer, se a comunidade vai bem ou mal, a culpa também é minha. Sim, se as Santas Missões Populares vai bem ou mal, a culpa também é minha. Lembremos que a missão é um caso de amor. Quem ama participa, ajuda, compreende, tolera, incentiva, anima, acolhe, divulga, testemunha. Assim, deve ser o missionário e missionária. Mas quem são os missionários? De onde eles vêm? Quais as convicções que os sustentam? Qual o estilo de vida que buscam?

L2: Para começo de conversa, eles não são nem super-homens nem supermulheres. Carregam fragilidades, limitações e incoerências. Quando Jesus escolheu seus primeiros discípulos, não foi atrás de pessoas perfeitas e superdotadas. Mas pdediu a todos que entrassem em um processo de conversão permanente.

L3: Sim, os missionários/as carregam os mesmos anseios, preocupações, alegria e sonhos de quem luta e acredita num mundo melhor. São donas de casa, mães e pais, lavradores e pescadores, empregados e desempregados, professoras e comerciários, pequenos comerciantes, aposentados, operários, jovens, crianças, adultos, idosos. São pessoas que lutam pela sobrevivência, com dignidade e dificuldade.

L1: São muitas as pessoas que querem assumir o serviço missionário, sobretudo onde as comunidades, as equipes pastorais e movimentos sabem motivar, empolgar e criar um ambiente de confiança e de co-responsabilidade livre e criativa. E mais bonito ainda! Muitos querem continuar no compromisso missionário.

L2: Os missionários/as são como o coração das Santas Missões Populares. Eles animam, tornam as pessoas receptivas aos sopro do Espírito Santo, dão vida, criam laços.

L3: São como a cabeça das Santas Missões Populares: procuram dar sentido, orientam, articulam, ajudam a dar passos.

L1: São como os olhos das Santas Missões Populares: sabem olhar para a frente, sem se perder em discussões ou em dificuldades passageiras; ajudam a ser fiéis aos objetivos, com fidelidade e criatividade, abrindo novos caminhos.

L2: São como os pés das Santas Missões Populares: são bem realistas, sabem que chão estão pisando.

L3: Missionários e missionárias são pessoas que participam ativamente da comunidade; Gosta de participar dos encontros de oração, reflexão, de organizar e fazer os trabalhos comunitários acontecer; Sabe trabalhar em equipe; Tem jeito e tempo para visitar as pessoas, as famílias, a comunidade levando o Evangelho; Tem disponibilidade e capacidade para enfrentar situações difíceis, procurando ajudar pessoas, grupos e comunidades em dificuldade.

L1: Missionários/as são bons e consciente conselheiro; pertença consciente e ativa à Igreja católica e, ao mesmo tempo, sabe dialogar fraternalmente com outras Igreja e grupos religiosos; Tem carinho e solidariedade pelo povo, sobretudo os pobres e excluídos, e apoio às lutas populares; Tem gosto pelos valores culturais do povo e pela religião popular, com seus símbolos e suas devoções.

L2: Missionários/as tem consciência crítica diante das situaçòes socioeconômico-político-culturais da região, do país e do mundo; Participa ativamente das celebrações; Tem gosto e tempo para oração e meditação pessoal; Acredita nas Santas Missões Populares como o novo jeito de Jesus chamar hoje para a missão de construir o Reino de Deus.

L3: Missionários/as tem bom relacionamento com as pessoas, escutando, valorizando, dando oportunidade; Busca caminhar junto com seu pároco e lideranças da Igreja; Busca a participação e a comunhão de todos.

L1: Missionários/as tem na cabeça a fé no valor do povo; Tem nos olhos a capacidade de enxergar a presença de Deus na realidade do povo; Tem nos ouvidos a escuta respeitosa e atenta; Tem na boca o sorriso da alegria e da esperança.

L2: Tem nos braços a resistência e a luta pelo Reino de Deus; Tem nas mãos a disponibilidade solidária; Tem nos pés a itinerância e a capacidade de desinstar; Tem no coração a paixão pelo Cristo e pelos pobres; Tem no ventre a vida, dom de Deus.

L3: Por fim, percebemos no Evangelho como são belos os pés do missionários/as que anunciam boas notícias!

04 - PARTILHANDO

01) Você lembra do tema do encontro anterior? Qual? O que aprendemos?

02) Qual o tema de hoje?

03) Quem são os missionários/as? De onde vêm os missionários/as?

04) Quais as convicções que deve sustentar os missionários/as?

05) Qual o estilo de vida que os missionárisos/as devem buscar?

06) O que mais me chamou atenção na reflexão acima? Por quê?

07) O que a leitura de hoje nos ensina? Todos obedeceram o Evangelho? Por quê?

08) É belo os pés do missionário? Por quê?

09) O que os missionários/as devem fazer?

10) Quem sãos os responsáveis pela comunidade? Pelas Santas Missões Populares? Por quê?

05 – COMPROMISSO MISSIONÁRIO

Sugestão: Vamos rever quais foram os compromissos que realizamos e os que ainda não realizamos de todos os encontros até aqui? Vamos fazer ou não?

06 – ORAÇÃO DE ENVIO

07 – AVISO: Agradecer a presença de todos e combinar certinho o próximo encontro. Falar que os encontros nos faz viver as Santas Missões Populares que está acontecendo em nossa paróquia; nos prepara para a Grande Semana Missionária; nos prepara para os sacramentos; para quem participar certinho de todos os encontros receberão um certificado; e além das graças e bençãos que recebemos de Deus por estarmos participando destes encontros com Jesus. Lembrar dos eventos da comunidade e da paróquia.

08 – CÂNTICO DE ENVIO

DÉCIMO NONO ENCONTRO

TEMA: ESPIRITUALIDADE MISSIONÁRIA

OBJETIVO: Mostrar que a nossa espiritualidade deve ser a semelhante a de Jesus, fazer da construção do Reino de Deus, a nossa missão.

01 – RITOS INICIAIS

02 – LEITURA: Lc 4,14-21.

03 – REFLEXÃO

Animador: Já refletimos que a missão é um caso de amor. No encontro anterior refletimos sobre quem é o missionário e missionária. São aqueles que devem viver e anunciar o amor de Deus. Neste décimo nono encontro das Santas Missões Populares em preparação para a Grande Semana Missionária somos convidados a refletirmos sobre a espiritualidade missionária. Por meio da nossa espiritualidade vamos descobrir se realmente somos ou não missionário do Reino de Deus.

L1: Nesta altura da caminhada já fica mais fácil entendermos o tema deste nosso encontro. Espiritualidade é um estado de vida, é uma forma de ser e viver. A espiritualidade pode ser forte ou fraca. Depende da nossa fé, esperança e amor. Quanto mais temos fé, esperança e amor, mais a nossa espiritualidade vai ser forte.

L2: O nosso jeito de participar revela se a nossa espiritualidade é forte um fraca. Por isso, nesta altura da caminhada das Santas Missões Populares, vamos analisar como está a nossa espiritualidade, a nossa participação. Afinal de contas, acreditamos ou não?

L3: Existem diversas formas de espiritualidade, para pessoas casadas, congregação religiosas, militantes cristãos, grupos de jovens, profissinais, trabalhadores, enfim. A espiritualidade que estamos falando é daquele que assumiram de uma maneira especial o serviço missionário. Ou seja, estamos falando de uma espiritualidade missionária.

L1: Jesus tinha um sonho, um grande sonho: vida e liberdade para todos! (Cf. Jo8,31-32; 10,10). Queria que todos vivessem unidos, iguais, em comunhão com o Pai (Cf. Jo17,21). Esse sonho não era fantasia. Jesus transformou o sonho em um projeto possível, viável. Encarnou e situou, no tempo e no espaço, esse sonho e deu-lhe um nome: Reino de Deus. Fez desse projeto o sentido da sua vida. Abraçou-o como missão.

L2: O missionário procura inspirar-se na mesma espiritualidade missionária de Jesus, mas encarnada e atualizada na realidade em que vive.

L3: A espiritualidade missionária leva o missionário a sonhar e lutar por uma vida plena para todos; Sonha com toda a força viva e honesta da sociedade; Este sonho brota da fidelidade ao Evangelho; Está engjado nas mais variadas organizações a serviço da vida; Sonha com os pés no chão, porque essa é a melhor maneira de sonhar; Desperta esperança e aponta caminhos;

L1: Reconhece o valor dos pequenos sinais de vida; Olha a realidade com o mesmo olhar de Jesus Cristo; É um contemplativo e militante do Reino de Deus; Coloca os pés e fé na caminhada; Marca presença positiva e ativa na comunidade: é reconhecido por ela e por ela enviado; Busca conhecer Jesus mais de perto, para amá-lo, segui-lo e testemunhá-lo.

L2: A nossa espiritualidade missionária deve nos levar a SER HUMILDE, para servir e acolher a todos, sem distinção (Cf. Mt 20,25-28; Lc 10,30-34); Deve nos tornar DISPONÍVEL, para estar sempre a serviço do Reino de Deus (Cf. Lc9,57-62); Deve nos levar a DESPOJAR-SE, para servir a Deus e aos irmãos, confiando sempre na Providência Divina (Cf. Lc 9,1-6).

L3: A nossa espiritualidade missionária deve nos levar ter FORÇA ESPIRITUAL, por meio da vida de oração (Cf. Lc6,12; 9,28-29; Mt14, 32-34); Deve nos levar a ser CORAJOSO E CONFIANTE; Deve nos levar a buscar sempre a INSPIRAÇÃO DE DEUS, para levar o amor, o carinho, a paz, o perdão e a reconciliação (Cf. Jo14,12-13); Deve nos levar a ter CLAREZA e SABEDORIA de Deus no agir e no falar;

L1: A nossa espiritualidade missionária deve nos levar SOLIDARIEDADE e COMPANHEIRISMO, para se integrar bem na equipe missionária (Cf. Rm12,3-8; 1Cor12,12-26); Deve nos levar a ter profunda COMUNHÃO COM DEUS, expresso pela minha união com o meu pastor e irmãos; Deve nos levar a reconhecer a GRANDEZA DE DEUS.

L2: A nossa espiritualidade deve nos levar a anunciar a Boa Notícia; proclamar a libertação aos presos; a recuperação da vista dos cegos; libertar os oprimidos e proclamar um ano de graça do Senhor.

L2: Lembremos que por meio das Santas Missões Populares, Jesus continua a missão de construir o Reino de Deus. É um projeto de mutirão entre todas as comunidades, pastorais, movimentos de nossa paróquia. É um trabalho em conjunto.

L3: Precisamos juntos, organizarmos bem os setores para que todos os irmãos e irmãs de nossa comunidade se sintam acolhidos e membros atuantes do povo de Deus. Por isso, vamos cultivar uma espiritualida missionária de comunhão entre nós, para que possamos chegar a todos os irmãos e irmãs de nossa comunidade.

04 – PARTILHANDO

01) Qual o tema de hoje? O que você entende por isso?

02) O que o Evangelho de hoje nos ensina?

03) O que mais me chamou atenção na reflexão acima?

04) Como posso saber se a minha espiritualidade é forte ou fraca?

05) Qual era o sonho de Jesus? Como viveu este sonho?

06) Qual é o seu sonho? É o mesmo de Jesus?

07) As Santas Missões Populares é o sonho de Jeus? Por quê?

08) Como podemos continuar realizando este sonho de Jesus, o Reino de Deus?

09) A minha e a nossa espiritualidade missionária está forte ou fraca? Por quê?

10) Afinal de conta, você já sabe o que é, e Qual o objetivo das Santas Missões Populares?

05 – COMPROMISSO MISSIONÁRIO

Sugestão: Vamos preparar um momento forte de adoração ao Santíssimo Sacramento no altar para nos fortalecermos na nossa espiritualidade? Vamos organizar uma escala certinho de quem vai acolher e sair com os missionários de fora na grande semana missionária? Lembrando que ninguém pode ficar de fora. Vamos divulgar mais as Santas Missões Populares nesta reta final. Vamos continuar revendo e fazendo os compromissos que ainda não realizamos?

06 – ORAÇÃO DE ENVIO

07 – AVISO: Agradecer a presença de todos e combinar certinho o próximo encontro. Falar que os encontros nos faz viver as Santas Missões Populares que está acontecendo em nossa paróquia; nos prepara para a Grande Semana Missionária; nos prepara para os sacramentos; para quem participar certinho de todos os encontros receberão um certificado; e além das graças e bençãos que recebemos de Deus por estarmos participando destes encontros com Jesus. Lembrar dos eventos da comunidade e da paróquia.

08 – CÂNTICO

VIGÉSIMO ENCONTRO

TEMA: GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA

OBJETIVO: Mostrar a importância e o que é a Grande Semana Missionária.

01 – RITOS INICIAIS

02 – LEITURA: Lc 10, 1-16

03 – REFLEXÃO

Animador: Neste mês já refletimos que missão é um caso de amor. Quem é o missionário e missionárias. No encontro anterior refletimos sobre a espiritualidade missionária que é viver o mesmo sonho, a mesma luta de Jesus: a construção do Reino de Deus. Hoje somos convidados a refletirmos sobre a Grande Semana Missionária, que vai ser realizado em nossa paróquia nos dia 23 a 30 de Novembro de 2008.

L1: Estamos chegando à tão esperada Semana Missionária. Que bom! É preciso intensificar os preparativos com a finalidade de criar o “clima”da Semana Missionária. Que se crie um clima de espera, de abertura e de preparação de nosso coração, família, comunidade e sociedade.

L2: É preciso ter convicção de que a Semana Missionária é um tempo especial da graça de Deus. O apelo à santidade de vida terá que ser mais forte. É clima de festa, mas sem cair na dispersão e na superficialidade. Vai ser mesmo um retiro espiritual popular, sem que seja preciso largar o emprego ou sair de casa.

L3: Nós precisamos, de vez em quando, de um tempo assim. Esse tempo tão rico não se improvisa; deve ser preparado. Cada missionário cuide de colocar esse clima em sua vida pessoal e ajude os outros a fazer o mesmo. Mas afinal de conta, o que é a Grande Semana Missionária?

L1: É o momento mais forte e mais intenso das Santas Missões Populares; mas não é o único momento. É um retiro espiritual popular, em que o povo expeirimenta, mas de perto, a presença solidária e misercirodiosa de Deus, que convida para uma nova vida. Quem não gosta dessa presença?

L2: É um abraço especial de Deus, que tem coração de Pai e de Mãe para com seu povo querido e, muitas vezes infiel, machucado e dividido. Quem não quer este abraço especial?

L3: É uma fantástica vivência de fraternidade, de partilha, de perdão, de paz, de compromisso com a vida, ao lado dos excluídos e humilhados. Quem não quer experimentar essa vivência? É uma belíssima experiência de vida eclesial. São dezenas de comunidades que partilham e celebram juntas. Quem não sente vontade de uma vida eclesial assim?

L1: É um saborear a beleza do Evangelho de Jesus Cristo, vivido no cotidiano da nossa vida. Experimenta-se realmente que o Evangelho de Jesus dá gosto e sabor à vida. A vida adquiere um sentido mais autêntico, mais humano, mais paixonante. Quem vai recusar um sabor assim?

L2: É um tempo especial de escuta e de conversão. É escuta dos apelos de Deus, que nos fala e chama de várias maneiras. Ele nos convida à conversão: “Convertam-se e acreditem na Boa-Notícia! Quem vai perder esta oportunidade?

L3: É um começo de lá do céu, onde a festa não tem mais fim. Quem não gosta de uma festa assim? Realmente, quando as pessoas se deixam envolver pelo espírito e iniciativas da Semana Missionária, o lugar onde ela acontece torna-se um pedaço do céu, um tira-gosto da nova sociedade que sonhamos.

L1: Percebemos no Evangelho que os discípulos são organizados por Jesus para anunciarem a Boa Notícia no caminho e começarem a realizar os atos que concretizam o Reino. Aqueles que não quiserem aderir à Boa Notícia ficarão fora da nova história.

L2: Portanto, vamos acordar para este grande encontro com Deus. Alô irmãos e irmãs, já é hora de acordar, abra as portas aos missionários que vieram visitar.

04) PARTILHANDO

01) Você lembra do tema do encontro anterior? Qual? O que aprendemos?

02) Qual o tema de hoje? É importante esse tema? Por quê?

03) O que me chamou mais atenção na reflexão acima? Por quê?

04) O que é a Grande Semana Missionária?

05) Como podemos preparar bem a Semana Missionária?

06) O que o Evangelho de hoje nos ensina?

07) Jesus organizou seus discípulos para a missão. Estamos nos organizando também para a Grande Semana Missionária? Como?

08) Vamos reler a reflexão acima que define o que é a Semana Missionária?

09) O que está faltando na nossa missão? Por quê?

10) Será que já acordamos para a missão? Como?

05 – COMPROMISSO MISSIONÁRIO

Sugestão: Vamos conferir se em todas as casas já foram pregados os panfletos da Grande Semana Missionária. Quem quer receber missionários em sua casa deve? Já fizemos alguma coisa daquilo que já foi proposto pelas Santas Missões Populares? Exemplo: pintar o muro com frases sobre SMP; Se inscrever como missionário; começar participar mais dos encontros; ajudar nos encontros fazendo pregações; ajudar na divulgação das SMP; ajudar nas inscrições dos missionários; fazer faixas, cartazes sobre as SMP.....e muito mais. O que está faltando? Qual a nossa dificuldade?

06 – ORAÇÃO

07 – AVISO: Agradecer a presença de todos e combinar certinho o próximo encontro. Falar que os encontros nos faz viver as Santas Missões Populares que está acontecendo em nossa paróquia; nos prepara para a Grande Semana Missionária; nos prepara para os sacramentos; para quem participar certinho de todos os encontros receberão um certificado; e além das graças e bençãos que recebemos de Deus por estarmos participando destes encontros com Jesus. Lembrar dos eventos da comunidade e da paróquia.

08 – CÂNTICO

PROGRAMAÇÃO DA GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA

ABERTURA: Dia 23 de Novembro de 2008

HORA: Às 15 horas.

LOCAL: Salão paroquial

ENCERRAMENTO: Dia 30 de Novembro de 2008

HORA: Às 7 horas

LOCAL: Salão paroquial.

LEMBRETE:

01) Daqui para frente vamos prestar muita atenção nos avisos e nas programações das Santas Missões Populares para ninguém perder essa festa.

02) Atenção, só receberão o certificado e os sacramentos aqueles que participarem de todos os encontros e da Grande Semana Missionária.

03) Atenção coordenadores de comunidade e animadores de setores, passar o nome certinho das pessoas que participaram de todos os encontros e qual sacramentos que vão receber. Entregar na secretaria, para providenciarmos as lembranças e o certificados.

ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS ENCONTROS

UM CORAÇÃO MISSIONÁRIO

Senhor Jesus, Evangelho do Pai, que um dia rogastes: “Pai nosso.....venha a nós o vosso Reino”, daí-nos um coração missionário.

Daí-nos um coração eclesial e missionário, que ame a vossa Igreja e que, a exemplo dela, abra espaços de amor até os confins da terra (At1,8).

Daí-nos Senhor, um coração missionário, com solicitude por todas as Igreja, indo além de minha paróquia e diocese, porque vossa Igreja é peregrina e missionária.

Daí-nos Senhor, um coração missionário que saiba sentir a realidade e interpretar os sinais dos tempos.

Daí-nos Senhor, um coração missionário que trabalhe apaixonadamente para construir o Reino de Deus: nas pessoas, organizações e estruturas, situações e ambientes, Igreja e Religiões, raça e culturas, povos e nações....

Daí-nos Senhor, um coração missionário, que saiba ouvir o clamor do povo e trabalhar junto com os mais pobres, por: trabalho digno e salário justo, comida, saúde, alegria, terra e casa, justiça, paz e pão, vida e esperança, igualdade, carinho e amor.

Daí-nos Senhor, um coração missionário, que tenha a coragem de participar das Santas Missões Populares em nossa paróquia e diocese.

Daí-nos Senhor, um coração missionário, que busque crescer: no ardor pela missão, na eficácia de novos métodos, no uso adequado de novas expressões!

Daí-nos Senhor, um coração missionário: com os limites da Igreja e do Reino de Deus, com a humildade dos santos, com a bravura e a coragem dos mártires.

Assim suplicamos a vossa benção sobre nós: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

CANTOS


1) Nosso encontro será abençoado/ pois o Senhor vai derramar o seu amor/

Derrama Senhor, derrama Senhor/

Derrama sobre nós o teu amor.

A nossa vida será abençoada/ pois o Senhor vai derramar o seu amor/

Nossa família será abençoada/ pois o Senhor vai derramar o seu amor/

Nossa Igreja será abençoada/ pois o Senhor vai derramar o seu amor/

02) Bom dia (boa tarde, boa noite) amigo e companheiro venha ligeiro pra evangelizar, pois Jesus Cristo é o nosso Salvador. Ele é justiça, esperança, amor e paz

Falar de tua justiça eu quero, falar de teu amor eu vou, falar do teu poder me dá coragem pra viver.

b) Tu, meu amigo, que estás ai quietinho, venha depressa falar do meu Senhor! Me alegro em espírito, corpo e alma, quando se trata de Jesus, meu Salvador.

03) Maria, Mãe dos caminhantes/ ensina-nos a caminhar/ nós somos todos caminhante/ mas é difícil sempre andar.

1. Fizeste longa caminhada/ para servir a Isabel/ sabendo-te de Deus morada/ após teu SIM a Gabriel.

2. Depois de dura caminhada/ para a cidade de Belém/ não encontraste lá pousada/ mandaram-te passar além.

3. Com fé fizeste a caminhada/ levando ao tempo o teu Jesus/ mas lá ouviste da espada/ da longa estrada para a cruz.

Vitoriosa caminhada/ fez finalmente te chegar/ ao céu a menta da jornada/ dos que caminham sem parar.

04) Imaculada Maria de Deus/ coração pobre acolhendo Jesus/ Imaculada Maria do povo/ Mãe dos aflitos que estão juntos á cruz.

1. Um coração que era sim para a vida/ um coração que era sim para o irmão/ um coração que era sim para Deus/ Reino de Deus renovando este chão.

2. Faça-se, ó Pai, vossa plena vontade/ que os nossos passos se tornem memória/ do amor fiel que Maria gerou/ Reino de Deus atuando na história.

05) Uma entre todas foi a escolhida/ foste tu Maria serva preferida/ Mão do meu Senhor/ Mãe do meu Salvador.

Maria cheia de graça e consolo/ venha caminhar com teu povo/ nossa Mãe sempre serás.

Roga pelos pecadores desta terra/ roga pelo povo que em seu Deus espera/ Mãe do meu Senhor/ Mãe do meu Salvador.

06) Maria de Nazaré/ Maria me cativou/ Fez mais forte a minha fé/ e por filho me adotou/ ás vezes eu para e fico a pensar/ e sem perceber em vejo a rezar/ e meu coração se põe a cantar/ pra virgem de Nazaré/ menina que Deus amou e escolheu/ pra mãe de Jesus, o Filho de Deus/ Maria que o povo inteiro elegeu/ Senhora e mãe do céu.

Ave Maria/ Ave Maria/

Maria que eu quero bem/ Maria do puro amor/ igual a você ninguém/ Mãe pura do meu Senhor/ em cada mulher que a terra criou/ um traço de Deus Maria deixou/ um sonho de mãe Maria plantou/ pro mundo encontrar a paz/ Maria que fez o Cristo falar/ Maria que fez Jesus caminhar/ Maria que só viveu pra seu Deus/ Maria do povo meu.

07) Ave, cheia de graça, Ave cheia de amor, salve a Mãe de Jesus a ti nosso canto e nosso louvor.

1. Mãe do Criador, rogai/ Mãe do Salvador, rogai/ Mãe do Libertador, rogai por nós.

Mãe dos oprimidos, rogai/ Mãe dos perseguidos, rogai/ dos desvalidos, rogai por nós.

2. Mãe dos despejados, rogai/ dos abandonados, rogai/ dos desempregados, rogai por nós.

Mãe dos pecadores, rogai/ dos agricultores, rogai/ Santos e doutores, rogai por nós.

3. Mãe do céu clemente, rogai/ Mãe dos doentes, rogai/ do menor carente, rogai por nós/

Mãe dos operários, rogai/ dos presidiários, rogai/ dos sem salários, rogai por nós.


08) Pelos pecados, erros passados, por divisões da tua igreja, ó Jesus.

Senhor piedade, Senhor piedade, Senhor piedade, piedade de nós.

Quem não te aceita, quem te rejeita, pode não crer por ver cristãos que vivem mal.

Cristo piedade, Cristo piedade, Cristo piedade, piedade de nós.

Hoje se a vida é tão ferida, deve-se a culpa indiferença dos cristãos.

Senhor piedade, Senhor piedade, Senhor piedade, piedade de nós.

09) Gloria, gloria, Gloria, gloria ao Senhor/ por sua graça e seu infinito amor.

a) Pelo Pai Criador, Glória ao Senhor.

Pelo Filho Redentor, Glória ao Senhor.

Pelo Espírito de Amor, Glória ao Senhor

Pela Mãe do Salvador, Glória e Louvor a Ti Senhor.

b) Pela Santa Missão Popular, Glória ao Senhor!

Pelos vossos batizados, Glória ao Senhor!

Pelos que sabem amar, Glória ao Senhor!

Pelos Vossos missionários, Glória e Louvor a Ti Senhor!

10) Alô, irmão, já é hora de acordar. Abra a porta aos missionários, que vieram te visitar

a) Abra a porta para teu irmão, venha ver clarear nova luz/ estamos anunciando o Evangelho de Jesus.

b) Meus irmãos é tempo de acordar, no Evangelho se aprofundar/ e vamos lá pra fora esta missão saborear.

11) O Senhor me chamou para semear, semear com muito amor, nas santas missões populares

a)Nas Santas Missões Populares ninguém pode faltar/ traga o pai e traga o filho, todos vão gostar. Anunciar Jesus Cristo com os missionários do lugar.

b) Você que está triste, venha se alegar. Você que está com fome, venha saciar-se. Você que está sentado venha semear, semear com Jesus Cristo, é santa Missão Popular.

12) Você sai de sua casa, vai ao mundo anunciar. Vai falar do Evangelho, Santa Missão Popular

Missionário eh, missionário ah/ Miranda chama e o povo te espera ver você chegar.

b) Com a chegada de voces nos sentimos muito bem/ Missionário e missionária aceitem nossos parabéns.

c) Santa Missões Populares é uma flor tão perfumada/ nasceu no jardim das CEBs, de uma arvore abençoada.

13) Muita gente procurando o que é Missão Popular. Eu sempre tenho falado: não é fácil explicar. Tem de tudo um pouquinho, é muito bom participar. Santa Missão, meu amigo, eu explico pra você: é um trabalho gostoso, só fazendo pra saber. É bonita experiência, só o tempo vai dizer. Missão é de todos nós, tem um pouco pra você.

Leva esta boa notícia, o povo espera por você. Leva esta bíblia sagrada, nesta longa caminhada ela vai te proteger. Leva esta boa notícia, o povo espera por você. Leva esta Bíblia Sagrada, nessa longa caminhada, ela vai te proteger.

a) Muita gente procurando o que é Missão Popular. Eu sempre tenho falado: não é fácil explicar. Tem de tudo um pouquinho, é muito bom participar. Na missão a gente reza, na missão a gente canta, na missão a gente pensa, na missão a gente dança. É uma Igreja renovada com as CEBs animadas, que celebra e o povo encanta.

14) O sol se põe e o sino que bate ao som alegre da Ave Maria. Voltando pra casa depois do trabalho, sentido aqui dentro uma grande alegria.

Quando à tardinha a Nossa Senhora se fica lá fora tentando rezar. É grande a emoção que se sente no peito, precisa ser forte pra não chorar.

b) Quando criança me marcou bastante um certo momento de grande emoção. O pôr-do-sol, a casa, o poente, que nós trazemos na recordação.

c) Maria, seus olhos me olham profundo, querendo falar de uma grande missão. Tem gente sofrendo e morrendo de fome, precisa lutar pela libertação.

LISTA DE PRESENÇA

COMUNIDADE: SETOR: G. FAMILIA:

NOME

17º Encontro

18º Encontro

19ºEncontro

20ºEncontro

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48