TEXTO DOS ENCONTROS PARA O MÊS DE SETEMBRO

 

clip_image003

“VÃO E FAÇAM COM QUE TODOS

SE TORNEM MEUS DISCÍPULOS”

(Mt 28,19).

PARÓQUIA N. SRA. DO CARMO – MIRANDA-MS.

APRESENTAÇÃO

É com muita alegria que apresentamos a você este material de reflexão para ser realizado nos grupos de famílias, pastorais, movimentos e comunidades. O objetivo é ajudar a todos a participarem das Santas Missões Populares por meio de oração, reflexão e ação. Se Jesus que é Deus, rezou firmemente, muito mais nós precisamos orar.

Este livro é um convite a todos a viverem uma vida de profunda oração a Deus. Só assim, poderemos superar qualquer problema, medo, vergonha, preguiça, comodismo, insegurança. A oração une nossas famílias, comunidades, pastorais, movimentos e nos fortalece na fé, na esperança, na paz, no amor e na confiança em Deus. Nos leva a uma nova experiência do amor de Deus. A um novo ardor missionário. A uma nova paixão por Cristo e sua Igreja.

A reflexão é muito importante. Ela nos ajuda a entendermos a vontade de Deus. Jesus sempre explicou para seus discípulos o projeto do Pai. Mesmo assim, muitos demoraram a entender. A reflexão nos ajuda a sermos realmente discípulos de Jesus, que segue os seus passos. Ajuda-nos a sermos missionários autênticos, preparados para a missão.

O final de tudo isso, é ação. A oração e reflexão verdadeira nos levam a assumirmos a causas dos pobres e injustiçados. Leva-nos a luta. Um cristão autêntico não pode ser omisso, acomodado, parado. Água parada não há vida, porque ela perde o oxigênio. Assim também pode acontecer com um batizado que não se mexe. Acaba perdendo a vida, porque falta o oxigênio, isto é, o Espírito Santo. Não podemos deixar isto acontecer. Por isso, estamos vivendo as Santas Missões Populares.

Lembre-se que é Cristo que nos chama e nos envia: “Assim como o Pai me enviou eu também vos envio (Jo20,21); Vão e façam com que todos se tornem meus discípulos (Mt28,19).

RITOS INCIAIS PARA TODOS OS ENCONTROS

01 – ACOLHIDA

Animador: Irmãos e irmãs! Boa noite! Que bom nos encontrarmos reunidos em nome de Deus! Sejam bem vindos ao nosso encontro! É com muita alegria que acolhemos vocês aqui! Queremos que todos se sintam bem amados por Deus e por todos os irmãos! Desde já, agradecemos a sua presença e sua participação! Agradecemos a Igreja que nos acolhe!

Vamos com grande júbilo participar das santas missões populares, lembrando que é Cristo que nos convida a tomar parte no seu Reino. Nestes encontros somos convidados a louvar e bendizer a Deus pelas santas missões populares que está acontecendo em nossa paróquia e por tantas bênçãos que recebemos de Deus. Somos também convidados a orar pelas nossas necessidades, pelas nossas famílias e pela nossa paróquia que está em missão, para que, mesmo diante de tantas dificuldades, possamos permanecer firme na fé, na esperança e no amor! Por isso, Vamos com muito entusiasmo iniciarmos nosso encontro cantando!

02 – ORAÇÃO INICIAL

Animador: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!

Todos: Amém!

Animador: Irmãos eleitos segundo a presciência de Deus Pai, pela santificação do Espírito para obedecer a Jesus Cristo e participar da bênção da aspersão do seu sangue, graça e paz vos seja concedidas abundantemente!

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Animador: No inicio do nosso encontro das Santas Missões Populares, rezemos juntos com muita fé, esperança e amor:

Todos: Deus nosso Pai, nós vos louvamos e bendizemos por toda animação missionária que se realiza, por meio de vosso Filho Jesus Cristo, Caminho certo a seguir, Verdade que liberta e Vida que salva.

Enviai sobre nós o Espírito Santo, para que nossas comunidades sejam sinal de vida e esperança para todos.

Despertem vocações missionárias e protegei os que anunciam o Evangelho, tornando vosso nome conhecido e amado em todos os recantos do universo.

Abençoa o nosso esforço em assumir as Santas Missões Populares como tempo forte de oração e evangelização.

Nossa Senhora do Carmo, padroeira de nossa paróquia, fazei-nos seguidores do vosso Filho Jesus Cristo, participando das Santas Missões Populares e fortalecei, em todas as pessoas, o compromisso de construir um mundo de justiça e de paz. Amém!

Vamos cantar um cântico?

03 – MEMORIZANDO (Atualizando)

Leitor 1: No dia 26 de Novembro de 2006 foi aprovado em Assembléia Paroquial o projeto de Evangelização as Santas Missões Populares;

Leitor 2: É um plano que está acontecendo no Brasil a fora;

Leitor 3: A nossa Diocese de Jardim abraçou também este intuito de evangelizar, inclusive algumas paróquias, já realizaram este projeto. Nós estamos em andamento;

Leitor 1: Assim que ficou aprovado em Assembléia as Santas Missões Populares, já começamos estudar o projeto de evangelização. No mês de Fevereiro e Março de 2007 foi realizado estudo e retiro;

Leitor 2: Nos meses de Março à Junho de 2007 passamos em todas as comunidades falando sobre o que é Santas Missões Populares, sua metodologia, espiritualidade e atividade;

Leitor 3: No dia 16 de Julho na festa da padroeira fizemos à abertura solene das Santas Missões Populares;

Leitor 1: Nos meses de Agosto a Novembro ficou para ser feita a setorização com grupos de famílias, mas foi solicitado mais tempos, estendendo até a Assembléia Paroquial do dia 09 de Dezembro de 2007;

Leitor 2: Mesmo assim, não foi possível, adiando novamente para a Assembléia Paroquial do dia 24 de Fevereiro de 2008. Por fim, não foi concluída;

Leitor 3: Deste modo, ficou decidido na Assembléia Paroquial do dia 24 de Fevereiro de 2008 o mutirão entre as comunidades, as pastorais e movimentos para terminar a setorização;

Leitor 1: Não podemos esquecer que estamos vivendo um tempo muito especial de graças, bênçãos e salvação. A nossa paróquia está em missão, as santas missões populares. Não vamos deixar passar despercebido! Vamos acordar para essa realidade!

Leitor 2: Por meio deste projeto de evangelização – Santas Missões Populares – a nossa Igreja busca evangelizar: acolhendo e integrando todos os irmãos na vida da comunidade;

Leitor 3: Busca ajudar os batizados a fazer uma nova experiência do amor de Deus e levar a um novo ardor missionário, a uma nova paixão por Cristo!

Leitor 1: Busca ajudar as famílias a viverem o amor de Deus;

Leitor 2: Busca fortalecer, reorganizar e unir os conselhos paroquiais com a participação de todos;

Leitor 3: Busca fortalecer, reorganizar, unir as comunidades, setores, grupos de famílias, pastorais, movimentos, associações;

Leitor 1: Busca despertar e formar novas lideranças;

Leitor 2: Busca ajudar os batizados a tomar consciência que é a responsável pela ação missionária e pastoral da Igreja e pela construção de um mundo mais humano e cristão;

Leitor 3: Busca fazer com que todos os fiéis, diretamente ou através de representantes eleitos, participem, quanto possível, não só da execução, mas também do planejamento e das decisões relativas à vida eclesial e à ação Pastoral da Igreja. Que tal um cântico?

DÉCIMO TERCEIRO ENCONTRO

TEMA: BÍBLIA

OBJETIVO: Mostrar a importância da Palavra de Deus em nossas vidas.

01 – RITOS INICIAIS

02 – LEITURA: 2Tm 3,15-17

03 – REFLEXÃO

Animador: Em nosso Décimo terceiro encontro das Santas Missões Populares, somos convidados a orarmos e a refletirmos sobre a importância da Bíblia em nossas vidas e ver como estamos vivendo, anunciando e testemunhando a Palavra de Deus.

L1: No mês de Setembro - dedicado à Bíblia - a Igreja nos chama atenção para o amor à Palavra de Deus.

L2: Muitas vezes deixamos a nossa linda Bíblia exposta num pedestal e não fazemos dela o nosso pão diário.

L3: A Bíblia é a Palavra de Deus. É lâmpada para os nossos pés, e luz para o nossos caminhos (Sl 119, 105). Ela é fonte, alimento e alma da nossa vida cristã.

L1: A Bíblia é um conjunto de livros que revelam a vida de Deus presente na história dos homens.

L2: A Bíblia é a história de Deus na história dos homens: A Palavra se fez homem e habitou entre nós (Jo 1,14).

L3: Po meio da Bíblia, Deus revela seu projeto de liberdade e vida plena para todos.

L1: A Bíblia tem o poder de nos comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus Cristo (2Tm 3,15).

L2: Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda boa obra (2Tm 3,16-17).

L3: Portanto, “Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai que está no céu (Mt 7,21). Por isso, devemos ler para ser sábio e praticar para ser santo.

L1: Por isso, o segredo da nossa felicidade está em vivermos e anunciarmos a Palavra de Deus. Quanto mais vivemos e anunciamos, mais seremos felizes.

L2: Sendo assim, vamos suplicar a Deus que nos dê mais sabedoria para termos uma fé sólida que nos leve a viver e anunciar sua Palavra.

L3: O verdadeiro missionário é apaixonado pela Palavra de Deus. Tem prazer em meditar, viver e anunciar.

L1: O verdadeiro missionário é aquele que se deixa guiar pela Palavra de Deus.

L2: O verdadeiro missionário se sente chamado, escolhido, amado e envidado por Jesus: “Assim como o Pai me enviou eu também vos envio, vão e façam com que todos se tornem meus discipulos”.

L3: As Santas Missões Populares quer nos ajudar a vivermos e anunciarmos a Palavra de Deus.

L1: As Santas Missões Populares está a serviço da Palavra de Deus: nisto consiste a sabedoria, que todos conheçam a Deus. Para animar nosso encontro vamos cantar um pouco?

04 – PARTILHANDO

1. Você se lembra dos temas que temos estudados até aqui? Quais foram?

2. Qual o tema que mais lhe chamou atenção? Por quê?

3. O que é a Bíblia? Ela é importante em nossa vida? Por quê?

4. Você lê a Bíblia diariamente? Por quê?

5. Você evangeliza, anuncia a Palavra de Deus aos seus irmãos? Como? Por quê?

6. Pode ser missionário alguém que não ama, não estuda e não vive a Palavra de Deus? Por quê?

7. Qual a sua maior dificuldade em relação à Palavra de Deus? Por quê?

8. Para que serve a Palavra de Deus? Ela é difícil? Por quê?

9. Que tal montarmos um grupo de estudo da Palavra de Deus em nossa comunidade?

10. Quem gostaria de animar esse grupo de estudo?

11. É possivel ser missionário sem conhecer a Palavra de Deus? Por quê?

12. As Santas Missões Populares nos ajuda a conhecer e anunciar a Palavra de Deus? Como?

13. Você se sente preparado como missionário para evangelizar? Por quê?

05 – Compromisso cristão

Começar um grupo de estudo da Palavra de Deus em nossa comunidade. Ver um grupo que anime. Marcar o dia, hora e local do encontro. Ver material de estudo.

06 – Oração final

07 – Aviso final: Agradecer a presença de todos e combinar certinho o próximo encontro. Falar que os encontros nos faz viver as Santas Missões Populares que está acontecendo em nossa paróquia; nos prepara para os sacramentos; receberemos também no final dos encontros um certificado; e além das graças e bençãos que recebemos de Deus por estarmos participando destes encontros com Jesus. Lembrar dos eventos da comunidade e da paróquia.

08 – Cântico final

DÉCIMO QUARTO ENCONTRO

TEMA: BÍBLIA E BATISMO

OBJETIVO: Mostrar o verdadeiro sentido do batismo a partir da Bíblia, a Palavra de Deus.

01 – RITOS INICIAIS

02 – LEITURA: Atos dos Apóstolos 2,37-41.

03 – REFLEXÃO

Animador: Neste décimo quarto encontro das Santas Missões Populares somos convidados a refletirmos sobre o que a Bíblia nos ensina sobre o Batismo.

L1: Batismo é o primeiro sacramento deixado por Jesus: “Quem crer e for batizado, será salvo” (Mc 16,16).

L2: A palavra Batismo significa mergulho, imersão, mas não um mergulho no rio ou piscina, mas mergulho na vida de Jesus, na vida da comunidade.

L3: Muitos dizem assim: “Sou cristão, levo uma vida honesta, faço minhas caridades, minhas rezas....e isso basta”.

L1: Quem é batizado precisa viver a sua fé em comunidade. Vida cristã é essencialmente vida de comunidade. Quem tem bom procedimento mas não participa da comunidade, não despertou sua consciência de cristão.

L2: Pelo batismo participamos da vida de Deus e dos irmãos. Por isso, o batizado nunca pode se esquecer da sua comunidade. Pois, o verdadeiro cristão participa da vida comunitária e se empenha na vida de partilha e de doação.

L3: “O batismo nos coloca na família de Deus, a Igreja. Na Igreja convivemos com os irmãos, ouvimos a Palavra de Deus, recebemos a eucaristia, rezamos juntos, ajudamos os mais necessitados.

L1: Com isso, a nossa fé se desenvolve. Ninguém nasce cristão: nós nos formamos cristão pelo batismo. Portanto, o batismo é um renascimento para uma família maior, a Igreja, ou seja, a comunidade”.

L2: O batismo deixado por Jesus tem por finalidade formar entre os batizados uma comunidade unida que seja sinal e instrumento de transformação da sociedade.

L3: São Paulo nos diz que pelo batismo nós nos tornamos membros do Corpo de Cristo, que é a Igreja. “Embora sendo muitos, nós formamos um só corpo em Cristo, e cada um por sua vez é membro dos outros” (Rm 12,5).

L1: São Pedro compara cada cristão a uma pedra viva num edificio espiritual que é a Igreja “Voces, como pedras vivas venham formar um edificio espiritual a fim de oferecer sacrifícios espirutuais agradáveis a Deus” (1Pd 2,5).

L2: Batismo é ingresso na comunidade cristã. É sinal de pertença e de adesão a Jesus Cristo: “Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discipulos, batizandos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinandos a observar tudo o que ordenei a voces” (Mt 28,19-20).

L3: O batismo não é para apagar os pecados; é para viver livre do pecado.

L1: O batismo não é para a gente virar filhos de Deus; é para viver como filhos de Deus.

L2: O batismo não é para a gente virar irmão dos outros; é para viver como irmão.

L3: As Santas missões Populares busca nos ajudar a vivermos nosso batismo em comunidade de fé movida pela missão.

04 – PARTILHANDO

1. Qual o tema de hoje? O que é batismo? O que significa no batismo a palavra mergulhar?

2. O que devemos fazer para receber o batismo?

3. O que a Palavra de Deus nos ensina sobre o batismo?

4. Para que batizar?

5. Mencione 4 pontos que devem distinguir a vida dos critãos da vida dos nãos cristãos.

6. Voce acha que uma pessoa que não participa da comunidade pode ser chamada de cristã? Por quê?

7. O nosso batismo nos leva a participar das Santas Missões Populares? Como?

8. As Santas Missões Populares nos ajuda a vivermos nosso batismo? Como?

9. Como podemos viver melhor nosso batismo?

05 – Compromisso

Animador: Diante da reflexão que compromisso podemos assumir com Deus na comunidade? Qual a tarefa concreta que faço na comunidade? A partir de hoje, que tarefa posso fazer na comunidade?

06 – Oração final

07 – Aviso final: Agradecer a presença de todos e combinar certinho o próximo encontro. Falar que os encontros nos faz viver as Santas Missões Populares que está acontecendo em nossa paróquia; nos prepara para os sacramentos; receberemos também no final dos encontros um certificado; e além das graças e bençãos que recebemos de Deus por estarmos participando destes encontros com Jesus. Lembrar dos eventos da comunidade e da paróquia.

08 – Cântico final

DÉCIMO QUINTO ENCONTRO

TEMA: BIBLIA E MISSÃO

OBJETIVO: Fazer com que a Palavra de Deus chegue a todos e de forma epecial através das Santas Missões Populares.

01 – RITOS INICIAIS

02 – LEITURA: Tiago 2,14-26

03 – REFLEXÃO

Animador: Em nosso décimo quinto encontro das Santas Missões Populares refletiremos sobre missão a partir da Palavra de Deus, lembrando que o principal instrumento do missionário é a Bíblia Sagrada.

L1: Na Bíblia encontramos inúmeros personagens que fazendo a vontade de Deus deixaram tudo e partiram em missão.

L2: Missionários que tinham também seus afazeres, compromissos, famílias, parentes, amigos e até bens materiais, deixaram tudo porque o chamado de Deus soou mais alto em seu coração.

L3: “Na Igreja há três coisas que não se pode abrir mão: A primeira é a fé em Jesus Cristo. E por fé eu entendo uma maneira de viver, um procedimento semelhante ao de Jesus.

L1: A segunda coisa é viver essa fé em comunidade. Essa comunidade precisa ter uma vida de fraternidade, justiça, amor, união, alegria e partilha.

L2: Terceiro é lutar para que o Reino de Deus penetra na sociedade. Jesus vivia em oração e atividade. Não basta apenas rezar, participar. O evangelho não pode ficar parado. Não adianta a gente está só se reunindo aqui, quando o povo está “noutra”.

L3: O povo está morrendo de fome, sem dinheiro, sem emprego, sem saúde, sem moradia, sem vida humana.

L1: Temos que fazer alguma coisa. A fé sem obra é morta. Precisamos unir fé e vida. Se faltar uma dessas três coisas, já não se pode considerar cristão.

L2: Será que podemos sair hoje deste encontro sem saber qual é a ação que vou fazer na comunidade?

L3: O missionário não pode deixar a vida girar em torno de si mesmo. Deus escolheu você missionário para levar vida ao mundo. Os doze apóstolos estavam contentes por pertencer à comunidade de Jesus, ouvindo suas palavras, mas um dia Ele disse: “Vão e preguem o Evangelho a todos os povos (Mt 28,19).

L1: E eles foram. Acabou o sossego. Foram chamados a ser missionário. Corresponderam ao chamado, inclusive sofrendo e dando a vida pelo Reino de Deus. Apesar das perseguições eles diziam: não podemos deixar de falar daquilo que vimos e ouvimos (At 4,20).

L2: A Igreja foi fundada por Jesus com uma missão bem definida: transformar a sociedade, continuar o trabalho começado por Ele “Eu vim para que todos tenham vida em abundancia”(Jo 10,10).

L3: Deus dá o frio, mas dá também o cobertor. Ele deu aos seus discipulos a missão de pregar o Evangelho, mas também deu o Espírito Santo para que tivessem sabedoria e coragem.

L1: “O Espírito Santo descerá sobre vocês, e dele receberam forças para serem minhas testemunhas em Jerusalém, na Samaria, e até os extremos da terra” (At 1,8).

L2: O que Jeus disse aos doze apóstolos, diz para nós também. O mesmo Deus que confiou nos apóstolos, confia também em nós. O mesmo Espírito Santo que eles receberam nós também recebemos no batismo. Se eles cumpriram a sua missão, nós também podemos cumpri.

L3: “Eu estarei com vocês, todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20).

04) PARTILHANDO

1. Você lembra do tema do encontro anterior? Qual?

2. O que a Palavra de Deus nos ensina sobre fé e missão?

3. O missionário pode viver só pela fé? Por quê?

4. Quais são as três coisas que não se pode abri mão na Igreja?

5. As Santas Missões Populares nos ajuda a viver nossa missão de cristão? Como?

6. Como posso viver a minha fé e missão em minha família e em minha Igreja?

7. Por que devo participar das Santas Missões Populares? Como?

8. O que é ser missionário?

9. Quem nos envia para missão?

10. Estes encontros está nos ajudando a entender e a participar das Santas Missões Populares? Como?

05 – Compromisso

Animador: Somos convidados a assumir um compromisso com Deus em nossa Igreja. Já fizemos alguma coisa daquilo que já foi proposto pelas Santas Missões Populares? Exemplo: pintar o muro com frases sobre SMP; Se inscrever como missionário; começar participar mais dos encontros; ajudar nos encontros fazendo pregações; ajudar na divulgação das SMP; ajudar nas inscrições dos missionários; fazer faixas, cartazes sobre as SMP.....e muito mais. O que está faltando? Qual a nossa dificuldade?

06 – Oração

07 – Aviso final: Agradecer a presença de todos e combinar certinho o próximo encontro. Falar que os encontros nos faz viver as Santas Missões Populares que está acontecendo em nossa paróquia; nos prepara para os sacramentos; receberemos também no final dos encontros um certificado; e além das graças e bençãos que recebemos de Deus por estarmos participando destes encontros com Jesus. Lembrar dos eventos da comunidade e da paróquia.

08 – Cântico final

DÉCIMO SEXTO ENCONTRO

TEMA: BÍBLIA E UNIÃO

OBJETIVO: Buscarmos vivermos em união, tendo um só desejo, um só coração, uma só alma, um só pastor, um só rebanho, uma só Igreja.

01 – RITOS INICIAIS

02 – LEITURA: Filimpenses 2,1-5.

03 – REFLEXÃO

Animador: Neste décimo sexto encontro das Santas Missões Populares Deus nos convida a orarmos pela nossa união e refletirmos como estamos vivendo e o que podemos fazer para sermos um, assim como o Pai e o Filho é um: “Pai Santo, guarda-os em teu nome, o nome que tu me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um” (Jo 17,12).

L1: Deus por meio de sua Palavra, a Bíblia, nos pede para sermos unidos, isto é, um só desejo, uma só alma, um só coração, um só pastor, uma só Igreja, um só rebanho:

L1: É da vontade de Deus que sejamos um, pois assim, todos reconhecerão que somos seus filhos: Por isso, devemos orar e nos esforçarmos para sermos unidos, para que o mundo creia em Deus.

L1: Infelizmente muitos ainda não são unidos. Não basta ser participante ou coordenador de um trabalho na Igreja para dizer que é unido.

L1: Pode acontecer de alguém assumir um trabalho para atender interesse de outro e não de Deus; ou só para bater de frente com o trabalho que a Igreja propõe; ou para ser simplesmente um espião.

L1: Uma pessoa que ama a Igreja e quer participar, não deve se impor e dizer que sabe tudo, que é o salvador, o sabidão. Mas ser humildade e buscar somar e não dividir.

L1: Judas era um dos doze apóstolos de Jesus, no entanto foi o grande traidor entregando Jesus as autoridades da época.

L1: Seu pecado foi mortal, por dois motivos: primeiro traiu o Filho de Deus. Todas as vezes que lutamos contra a Igreja, o padre, os coordenadores, estamos traindo Jesus.

L1: O segundo motivo porque buscou atrapalhar os planos de Deus. Tem pessoas que não ajuda, mas também não atrapalha. Mas tem pessoas que, além de não ajudar atrapalha.

L1: Não se damos contas, mas muitas vezes somos assim, quando jogamos um irmão contra o outro; quando perseguimos o irmão porque não amamos; quando não participamos das Santas Missões Populares só porque não gostamos.

L1: Não devemos lutar entre nós, caso contrário seremos aniquilado, pois o reino que luta entre si, acaba sendo destruído.

L1: Está na hora de pararmos de fazer papel de Judas. Vamos nos convertermos e nos unirmos antes que seja tarde de mais para a nossa salvação.

L1: O sucesso do nosso trabalho de evangelização está na união entre nós. Devemos ser unidos.

L1: Se Deus nos pede para sonhar e realizar as Santas Missões Populares, então devemos ser unidos concentrando nossas energias, forças, inteligências, sabedoria, criatividades, imaginações. Assim, passariamos a ter um só desejo, um só coração e uma só alma.

L1: Devemos amar as Santas Missões Populares como algo novo que Deus nos propõem. Sem dúvida, isso, uniria e fortaleceria a nossa Igreja. Afinal de contas é Deus que nos pede.

L1: A certeza que estamos unidos a Deus, a sua Igreja e que estamos fazendo a sua vontade é a nossa comunhão. Isto é, estarmos unidos com o nosso pároco, pois ele é o enviado de Deus para representar Jesus em nosso meio e estarmos unidos com os nossos irmãos, que são a imagem de Deus.

L1: Pela minha fé e amor a Deus devo fazer a sua vontade, buscar estar em união com a minha Igreja, isto é, com o meu pastor e com os meus irmãos, participando da minha comunidade.

04 - PARTILHANDO

1. Qual o tema de hoje? O que Deus nos fala por meio deste tema?

2. É da vontade de Deus que todos sejam um? Por quê?

3. Somos uma Igreja unida? Por quê?

4. Tem pessoas que além de não ajudar atrapalha? O que devemos fazer?

5. O que devemos fazer para sermos unidos?

6. Você ama a sua Igreja? Como?

7. Você ama as Santas Missões Populares? Como?

8. Você busca a união de todos na Igreja? Como?

9. Você está participando das Santas Missões Populares? Como?

10. O que as Santas Missões Populares nos pede para fazer? Estamos fazendo?

11. O que Deus nos pede para fazer por meio de sua Igreja? Estamos fazendo?

05 – Compromisso cristão:

Animador: O que devemos fazer de concreto para sermos unidos? Vamos fazer? Como e quando começar?

06 – Oração final

07 – Aviso final: Agradecer a presença de todos e combinar certinho o próximo encontro. Falar que os encontros nos faz viver as Santas Missões Populares que está acontecendo em nossa paróquia; nos prepara para os sacramentos; receberemos também no final dos encontros um certificado; e além das graças e bençãos que recebemos de Deus por estarmos participando destes encontros com Jesus. Lembrar dos eventos da comunidade e da paróquia.

08 – Cântico final.

ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS

UM CORAÇÃO MISSIONÁRIO

Senhor Jesus, Evangelho do Pai, que um dia rogastes: “Pai nosso.....venha a vós o vosso Reino”, daí-nos um coração missionário.

Daí-nos um coração eclesial e missionário, que ame a vossa Igreja e que, a exemplo dela, abra espaços de amor até os confins da terra (At1,8).

Daí-nos Senhor, um coração missionário, com solicitude por todas as Igreja, indo além de minha paróquia e diocese, porque vossa Igreja é peregrina e missionária.

Daí-nos Senhor, um coração missionário que saiba sentir a realidade e interpretar os sinais dos tempos.

Daí-nos Senhor, um coração missionário que trabalhe apaixonadamente para construir o Reino de Deus: nas pessoas, organizações e estruturas, situações e ambientes, Igreja e Religiões, raça e culturas, povos e nações....

Daí-nos Senhor, um coração missionário, que saiba ouvir o clamor do povo e trabalhar junto com os mais pobres, por: trabalho digno e salário justo, comida, saúde, alegria, terra e casa, justiça, paz e pão, vida e esperança, igualdade, carinho e amor.

Daí-nos Senhor, um coração missionário, que tenha a coragem de participar das Santas Missões Populares em nossa paróquia e diocese.

Daí-nos Senhor, um coração missionário, que busque crescer: no ardor pela missão, na eficácia de novos métodos, no uso adequado de novas expressões!

Daí-nos Senhor, um coração missionário: com os limites da Igreja e do Reino de Deus, com a humildade dos santos, com a bravura e a coragem dos mártires.

Assim suplicamos a vossa benção sobre nós: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

CANTOS


1) Nosso encontro será abençoado/ pois o Senhor vai derramar o seu amor/

Derrama Senhor, derrama Senhor/

Derrama sobre nós o teu amor.

A nossa vida será abençoada/ pois o Senhor vai derramar o seu amor/

Nossa família será abençoada/ pois o Senhor vai derramar o seu amor/

Nossa Igreja será abençoada/ pois o Senhor vai derramar o seu amor/

02) Bom dia (boa tarde, boa noite) amigo e companheiro venha ligeiro pra evangelizar, pois Jesus Cristo é o nosso Salvador. Ele é justiça, esperança, amor e paz

Falar de tua justiça eu quero, falar de teu amor eu vou, falar do teu poder me dá coragem pra viver.

b) Tu, meu amigo, que estás ai quietinho, venha depressa falar do meu Senhor! Me alegro em espírito, corpo e alma, quando se trata de Jesus, meu Salvador.

03) Maria, Mãe dos caminhantes/ ensina-nos a caminhar/ nós somos todos caminhante/ mas é difícil sempre andar.

1. Fizeste longa caminhada/ para servir a Isabel/ sabendo-te de Deus morada/ após teu SIM a Gabriel.

2. Depois de dura caminhada/ para a cidade de Belém/ não encontraste lá pousada/ mandaram-te passar além.

3. Com fé fizeste a caminhada/ levando ao tempo o teu Jesus/ mas lá ouviste da espada/ da longa estrada para a cruz.

Vitoriosa caminhada/ fez finalmente te chegar/ ao céu a menta da jornada/ dos que caminham sem parar.

04) Imaculada Maria de Deus/ coração pobre acolhendo Jesus/ Imaculada Maria do povo/ Mãe dos aflitos que estão juntos á cruz.

1. Um coração que era sim para a vida/ um coração que era sim para o irmão/ um coração que era sim para Deus/ Reino de Deus renovando este chão.

2. Faça-se, ó Pai, vossa plena vontade/ que os nossos passos se tornem memória/ do amor fiel que Maria gerou/ Reino de Deus atuando na história.

05) Uma entre todas foi a escolhida/ foste tu Maria serva preferida/ Mão do meu Senhor/ Mãe do meu Salvador.

Maria cheia de graça e consolo/ venha caminhar com teu povo/ nossa Mãe sempre serás.

Roga pelos pecadores desta terra/ roga pelo povo que em seu Deus espera/ Mãe do meu Senhor/ Mãe do meu Salvador.

06) Maria de Nazaré/ Maria me cativou/ Fez mais forte a minha fé/ e por filho me adotou/ ás vezes eu para e fico a pensar/ e sem perceber em vejo a rezar/ e meu coração se põe a cantar/ pra virgem de Nazaré/ menina que Deus amou e escolheu/ pra mãe de Jesus, o Filho de Deus/ Maria que o povo inteiro elegeu/ Senhora e mãe do céu.

Ave Maria/ Ave Maria/

Maria que eu quero bem/ Maria do puro amor/ igual a você ninguém/ Mãe pura do meu Senhor/ em cada mulher que a terra criou/ um traço de Deus Maria deixou/ um sonho de mãe Maria plantou/ pro mundo encontrar a paz/ Maria que fez o Cristo falar/ Maria que fez Jesus caminhar/ Maria que só viveu pra seu Deus/ Maria do povo meu.

07) Ave, cheia de graça, Ave cheia de amor, salve a Mãe de Jesus a ti nosso canto e nosso louvor.

1. Mãe do Criador, rogai/ Mãe do Salvador, rogai/ Mãe do Libertador, rogai por nós.

Mãe dos oprimidos, rogai/ Mãe dos perseguidos, rogai/ dos desvalidos, rogai por nós.

2. Mãe dos despejados, rogai/ dos abandonados, rogai/ dos desempregados, rogai por nós.

Mãe dos pecadores, rogai/ dos agricultores, rogai/ Santos e doutores, rogai por nós.

3. Mãe do céu clemente, rogai/ Mãe dos doentes, rogai/ do menor carente, rogai por nós/

Mãe dos operários, rogai/ dos presidiários, rogai/ dos sem salários, rogai por nós.


08) Pelos pecados, erros passados, por divisões da tua igreja, ó Jesus.

Senhor piedade, Senhor piedade, Senhor piedade, piedade de nós.

Quem não te aceita, quem te rejeita, pode não crer por ver cristãos que vivem mal.

Cristo piedade, Cristo piedade, Cristo piedade, piedade de nós.

Hoje se a vida é tão ferida, deve-se a culpa indiferença dos cristãos.

Senhor piedade, Senhor piedade, Senhor piedade, piedade de nós.

09) Gloria, gloria, Gloria, gloria ao Senhor/ por sua graça e seu infinito amor.

a) Pelo Pai Criador, Glória ao Senhor.

Pelo Filho Redentor, Glória ao Senhor.

Pelo Espírito de Amor, Glória ao Senhor

Pela Mãe do Salvador, Glória e Louvor a Ti Senhor.

b) Pela Santa Missão Popular, Glória ao Senhor!

Pelos vossos batizados, Glória ao Senhor!

Pelos que sabem amar, Glória ao Senhor!

Pelos Vossos missionários, Glória e Louvor a Ti Senhor!

10) Alô, irmão, já é hora de acordar. Abra a porta aos missionários, que vieram te visitar

a) Abra a porta para teu irmão, venha ver clarear nova luz/ estamos anunciando o Evangelho de Jesus.

b) Meus irmãos é tempo de acordar, no Evangelho se aprofundar/ e vamos lá pra fora esta missão saborear.

11) O Senhor me chamou para semear, semear com muito amor, nas santas missões populares

a)Nas Santas Missões Populares ninguém pode faltar/ traga o pai e traga o filho, todos vão gostar. Anunciar Jesus Cristo com os missionários do lugar.

b) Você que está triste, venha se alegar. Você que está com fome, venha saciar-se. Você que está sentado venha semear, semear com Jesus Cristo, é santa Missão Popular.

12) Você sai de sua casa, vai ao mundo anunciar. Vai falar do Evangelho, Santa Missão Popular

Missionário eh, missionário ah/ Miranda chama e o povo te espera ver você chegar.

b) Com a chegada de voces nos sentimos muito bem/ Missionário e missionária aceitem nossos parabéns.

c) Santa Missões Populares é uma flor tão perfumada/ nasceu no jardim das CEBs, de uma arvore abençoada.

13) Muita gente procurando o que é Missão Popular. Eu sempre tenho falado: não é fácil explicar. Tem de tudo um pouquinho, é muito bom participar. Santa Missão, meu amigo, eu explico pra você: é um trabalho gostoso, só fazendo pra saber. É bonita experiência, só o tempo vai dizer. Missão é de todos nós, tem um pouco pra você.

Leva esta boa notícia, o povo espera por você. Leva esta bíblia sagrada, nesta longa caminhada ela vai te proteger. Leva esta boa notícia, o povo espera por você. Leva esta Bíblia Sagrada, nessa longa caminhada, ela vai te proteger.

a) Muita gente procurando o que é Missão Popular. Eu sempre tenho falado: não é fácil explicar. Tem de tudo um pouquinho, é muito bom participar. Na missão a gente reza, na missão a gente canta, na missão a gente pensa, na missão a gente dança. É uma Igreja renovada com as CEBs animadas, que celebra e o povo encanta.

14) O sol se põe e o sino que bate ao som alegre da Ave Maria. Voltando pra casa depois do trabalho, sentido aqui dentro uma grande alegria.

Quando à tardinha a Nossa Senhora se fica lá fora tentando rezar. É grande a emoção que se sente no peito, precisa ser forte pra não chorar.

b) Quando criança me marcou bastante um certo momento de grande emoção. O pôr-do-sol, a casa, o poente, que nós trazemos na recordação.

c) Maria, seus olhos me olham profundo, querendo falar de uma grande missão. Tem gente sofrendo e morrendo de fome, precisa lutar pela libertação.

LISTA DE PRESENÇA

COMUNIDADE: SETOR: G. FAMILIA:

NOME

13º Encontro

14º Encontro

14ºEncontro

16ºEncontro

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48