TEXTO DOS ENCONTROS PARA O MÊS DE JULHO (NOVENA DE N. SRA DO CARMO)

SMP IMAGEM

APRESENTAÇÃO

ORAÇÃO INICIAL PARA TODOS OS DIAS

I – ACOLHIDA: Por conta do animador.

II – EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM!

III – SAUDAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO

ANIMADOR: O anjo do Senhor anunciou a Maria

TODOS: E ela concebeu do Espírito Santo.

ANIMADOR: Eis aqui a serva do Senhor.

TODOS: Faça-se em mim segundo a vossa Palavra.

ANIMADOR: E o Verbo divino se fez homem.

TODOS: E habitou entre nós.

Ave, Maria, cheia de graça..........

ANIMADOR: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

TODOS: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

OREMOS: Infundi, Senhor, em nossos corações a vossa graça, a fim de que, conhecendo pela anunciação do Anjo a encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, cheguemos pela sua paixão e morte à glória da ressurreição. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém!

IV – ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO

Animador: Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Miranda, intercedei por nós e faça-nos participar todos os dias da novena em vossa honra e assim possamos merecer todas as bênçãos que necessitamos:

Leitor1: Intercedei pelo nosso papa, Bento 16, que seja sempre firme na fé, na esperança, no amor, garantindo a comunhão e a fé de toda a vossa Igreja.

Leitor2: Intercedei pelo nosso novo bispo eleito, Dom Jorge Alves Bezerra, para que seja muito feliz nessa nova missão que Deus lhe confiou e seja bem acolhido por todos nós;

Leitor3: Intercedei pelo nosso pároco, padre Altair, que tenha sempre muita saúde, alegria, paz, amor, fé e esperança, que iluminado pelo Espírito Santo, supere todas as dificuldades e possa conduzir o vosso povo no caminho de Deus.

Leitor1: Intercedei pelo nosso município de Miranda, que seja abençoado por Deus com muita paz e prosperidade.

Leitor2: Intercedei pelas nossas autoridades civis e militares que sejam iluminados pelo Espírito Santo e possa servir com muito amor, garantindo a segurança, a paz e a felicidade do povo.

Leitor3: Intercedei pela nossa paróquia para que ela seja sempre fonte de vida e um sinal visível do Reino de Deus.

Leitor1: Intercedei pela nossa Igreja presente aqui em Miranda e no mundo inteiro que, permaneça inabalável na fé e proclame sempre o nome de Deus.

Leitor2: Intercedei por todos os nossos coordenadores de comunidades, pastorais, movimentos e associações que sejam sempre unidos e perseverantes na fé, na esperança e no amor e receba todas as bênçãos como a saúde, alegria, paz e amor.

Leitor3: Intercedei pelos nossos irmãos indígenas, para que sejam unidos na fé, no amor e sejam perseverantes na construção do Reino de Deus.

Leitor1: Intercedei pelas nossas famílias, que seja sempre protegida e abençoada por Deus.

Leitor2: Intercedei pelo povo de Deus para que permaneça sempre firme na esperança e na luta pela construção de um mundo de justiça e paz.

Leitor3: Intercedei pelo nosso projeto de evangelização as Santas Missões Populares, que possa ajudar a Igreja a viver um novo ardor missionário.

Leitor1: Intercedei também pelas nossas necessidades particulares (um instante de silêncio, cada um pode fazer o seu pedido a Nossa Senhora – em seguida rezar 3 Ave Maria e 1 glória).

PRIMEIRO DIA

TEMA: FAZEI TUDO O QUE MEU FILHO JESUS MANDAR (Jo2,5)

OBJETIVO: MOSTRAR QUE A NOSSA DEVOÇÃO A MARIA DEVE NOS LEVAR A FAZER A VONTADE DE JESUS.

I – RITOS INICIAIS

II – LEITURA: Jo2, 1-11

III – MEDITAÇÃO:

Leitor 1: Neste nosso primeiro dia de novena em honra à nossa padroeira, Nossa Senhora do Carmo, somos convidados a refletirmos se estamos ou não atendendo o pedido de Nossa Mãezinha: “Fazei tudo o que meu filho Jesus vos disser”.

Leitor 2: O meu amor à Maria, deve me levar a amar e a seguir o seu Filho Jesus Cristo.

Leitor 3: O meu amor a Maria deve me levar a amar e a participar da minha Igreja que Jesus fundou: “Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”.

Leitor 1: O meu amor a Maria deve me levar a participar das Santas Missões Populares, porque é Cristo que me envia: “Assim como o Pai me enviou Eu também envio você” (Jo20, 21).

Leitor 2: O meu amor à Maria deve me levar a ser evangelizadora, ou seja, ser missionário e missionária de Jesus Cristo: “Vão e façam com que todos se tornem meus discípulos” (Mt28,19).

Leitor 3: O meu amor a Maria deve me levar a participar das Santas Missas, como prescreve o primeiro mandamento da Igreja: “Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho” (Catecismo 2042).

Leitor 1: O meu amor a Maria deve me levar a amar seu Filho Jesus Cristo, presente na Eucaristia: “Tomem e comam, isto é o meu corpo; Bebam dele todos, pois isto é o meu sangue” (Mt26,26-28).

Leitor 2: O meu amor à Maria deve me levar a amar e a viver em comunhão com o meu pároco. Acolher como legítimo transmissor da vontade de Deus e como enviado para me alimentar com os sacramentos e com a Palavra de Deus.

Leitor 3: Enfim, o meu amor a Maria deve me levar a fazer tudo o que Jesus me pede.

Leitor1: O Evangelho que ouvimos ajuda a iluminar bem a realidade em que vivemos.

Leitor2: São João nos fala do casamento em Cana da Galiléia por causa do seu aspecto simbólico: o casamento é o símbolo da união de Deus com a humanidade, realizada de maneira definitiva na pessoa de Jesus, Deus-e-homem.

Leitor3: São João relata que faltou vinho para mostrar que a humanidade sem Jesus vive numa festa de casamento sem vinho.

Leitor1: Maria, aliviando a situação constrangedora, simboliza a comunidade que nasce da fé em Jesus, e as últimas palavras que ela diz neste evangelho são um convite: “Façam o que Jesus mandar”?

Leitor2: Jesus diz que há sua hora ainda não chegou, pois só acontecerá na sua morte e ressurreição, quando Ele nos reconcilia com Deus.

Leitor3: Mas Jesus atende ao pedido da sua Mãe mesmo sendo fora de hora. Aí percebemos a importância de Nossa Senhora em nossas vidas. Por meio dela o seu Filho nunca nos negará o seu auxílio.

Leitor1: Vamos aplicar toda essa verdade para a nossa caminhada. As Santas Missões Populares é uma festa de casamento. A nossa paróquia está vivendo esta festa.

Leitor2: Se o casamento significa união, então as Santas Missões Populares quer unir todos os irmãos em Cristo.

IV – PARTILHA

01) Você ama Maria, a Mãe de Jesus? Como?

02) Você faz o que ela pede? O que você faz? Porque você faz?

03) O Evangelho nos fala do casamento em Cana da Galiléia. Para você, o que é casamento?

04) Porque São João nos fala de casamento?

05) Podemos dizer que as santas missões populares é uma festa de casamento? Como?

06) Porque São João nos fala que faltou vinho? O que significa o vinho?

07) O que a Mãe de Jesus fez quando ficou sabendo que não tinha mais vinho? O que Jesus fez? Por quê?

08) Está faltando vinho nas Santas Missões Populares? Por quê?

09) O que você, a comunidade deve fazer se está faltando vinho?

10) O que você entende quando Maria nos pede “Fazei tudo o que o meu Filho mandar”?

11) O que Jesus nos pede para fazer?

SEGUNDO DIA

TEMA: MARIA, MULHER DE COMUNHÃO.

OBJETIVO: SERMOS UNIDOS AO PAI COMO MARIA.

I – RITOS INICIAIS

II – EVANGELHO: Jo 15, 1-6

III – MEDITAÇÃO:

Leitor 1: Neste nosso primeiro dia de novena em honra à nossa padroeira paroquial, Nossa Senhora do Carmo, somos convidados a refletirmos se estamos ou não atendendo o pedido de Nossa Senhora: “Fazei tudo o que meu filho Jesus vos disser”.

Leitor 2: O meu amor à Maria, deve me levar a amar e a se comprometer com seu Filho Jesus Cristo.

Leitor 3: O meu amor a Maria deve me levar a amar a minha Igreja que Jesus fundou: “Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”.

Leitor 1: O meu amor a Maria deve me levar a participar das Santas Missões Populares, porque é Cristo que me envia: “Assim como o Pai me enviou eu também envio você”.

Leitor 2: O meu amor à Maria deve me levar a ser evangelizadora, ou seja, ser missionário e missionária de Jesus Cristo: “Vão e façam com que todos se tornem meus discípulos”.

Leitor 3: O meu amor a Maria deve me levar a participar das Santas Missas.

Leitor 1: O meu amor a Maria deve me levar a amar seu Filho Jesus Cristo, presente na Eucaristia.

Leitor 2: O meu amor à Maria deve me levar a viver em comunhão com a minha Igreja, com o meu pároco e ver a importância do padre na minha vida, na minha Igreja e amar e acolher como enviado de Deus para nos alimentar com a Eucaristia e com Palavra de Deus.

Leitor 3: Enfim, o meu amor a Maria deve me levar a fazer tudo o que Jesus me pede.

IV – PARTILHA

12) O Evangelho nos fala do casamento em Cana da Galiléia. O que é casamento?

13) João nos fala que faltou vinho. O que significa o vinho?

14) O que a Mãe de Jesus fez quando ficou sabendo que não tinha mais vinho?

15) O que Jesus fez? Por quê?

16)

17) O que você entende quando Maria nos pede “Fazei tudo o que o meu Filho vos disser”?

18) A Igreja convida você para participar da comunidade? Como?

TERCEIRO DIA

TEMA: A COMUNIDADE COM MARIA

OBJETIVO: MOSTRAR A IMPORTANCIA DA COMUNIDADE EM NOSSA VIDA

I – RITOS INICIAIS

II – LEITURA: 1 COR 12, 12-31

III – MEDITAÇÃO:

Leitor 1: Neste nosso primeiro dia de novena em honra à nossa padroeira paroquial, Nossa Senhora do Carmo, somos convidados a refletirmos se estamos ou não atendendo o pedido de Nossa Senhora: “Fazei tudo o que meu filho Jesus vos disser”.

Leitor 2: O meu amor à Maria, deve me levar a amar e a se comprometer com seu Filho Jesus Cristo.

Leitor 3: O meu amor a Maria deve me levar a amar a minha Igreja que Jesus fundou: “Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”.

Leitor 1: O meu amor a Maria deve me levar a participar das Santas Missões Populares, porque é Cristo que me envia: “Assim como o Pai me enviou eu também envio você”.

Leitor 2: O meu amor à Maria deve me levar a ser evangelizadora, ou seja, ser missionário e missionária de Jesus Cristo: “Vão e façam com que todos se tornem meus discípulos”.

Leitor 3: O meu amor a Maria deve me levar a participar das Santas Missas.

Leitor 1: O meu amor a Maria deve me levar a amar seu Filho Jesus Cristo, presente na Eucaristia.

Leitor 2: O meu amor à Maria deve me levar a viver em comunhão com a minha Igreja, com o meu pároco e ver a importância do padre na minha vida, na minha Igreja e amar e acolher como enviado de Deus para nos alimentar com a Eucaristia e com Palavra de Deus.

Leitor 3: Enfim, o meu amor a Maria deve me levar a fazer tudo o que Jesus me pede.

IV – PARTILHA

19) O Evangelho nos fala do casamento em Cana da Galiléia. O que é casamento?

20) João nos fala que faltou vinho. O que significa o vinho?

21) O que a Mãe de Jesus fez quando ficou sabendo que não tinha mais vinho?

22) O que Jesus fez? Por quê?

23)

24) O que você entende quando Maria nos pede “Fazei tudo o que o meu Filho vos disser”?

25) A Igreja convida você para participar da comunidade? Como?

QUARTO DIA

TEMA: AS PASTORAIS E MOVIMENTOS COM MARIA

OBJETIVO: MOSTRAR QUE AS PASTORAIS E MOVIMENTOS SE COMPLETAM

I – RITOS INICIAIS

II – LEITURA: 1 COR 12, 4-11

III – MEDITAÇÃO:

Leitor 1: Neste nosso primeiro dia de novena em honra à nossa padroeira paroquial, Nossa Senhora do Carmo, somos convidados a refletirmos se estamos ou não atendendo o pedido de Nossa Senhora: “Fazei tudo o que meu filho Jesus vos disser”.

Leitor 2: O meu amor à Maria, deve me levar a amar e a se comprometer com seu Filho Jesus Cristo.

Leitor 3: O meu amor a Maria deve me levar a amar a minha Igreja que Jesus fundou: “Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”.

Leitor 1: O meu amor a Maria deve me levar a participar das Santas Missões Populares, porque é Cristo que me envia: “Assim como o Pai me enviou eu também envio você”.

Leitor 2: O meu amor à Maria deve me levar a ser evangelizadora, ou seja, ser missionário e missionária de Jesus Cristo: “Vão e façam com que todos se tornem meus discípulos”.

Leitor 3: O meu amor a Maria deve me levar a participar das Santas Missas.

Leitor 1: O meu amor a Maria deve me levar a amar seu Filho Jesus Cristo, presente na Eucaristia.

Leitor 2: O meu amor à Maria deve me levar a viver em comunhão com a minha Igreja, com o meu pároco e ver a importância do padre na minha vida, na minha Igreja e amar e acolher como enviado de Deus para nos alimentar com a Eucaristia e com Palavra de Deus.

Leitor 3: Enfim, o meu amor a Maria deve me levar a fazer tudo o que Jesus me pede.

IV – PARTILHA

26) O Evangelho nos fala do casamento em Cana da Galiléia. O que é casamento?

27) João nos fala que faltou vinho. O que significa o vinho?

28) O que a Mãe de Jesus fez quando ficou sabendo que não tinha mais vinho?

29) O que Jesus fez? Por quê?

30)

31) O que você entende quando Maria nos pede “Fazei tudo o que o meu Filho vos disser”?

QUINTO DIA

TEMA: COM MARIA NAS SANTAS MISSÕES POPULARES

OBJETIVO: MOSTRAR QUE MARIA NOS CONVIDA A PARTICIPAR DAS SMP

I – RITOS INICIAIS

II – LEITURA:

III – MEDITAÇÃO:

Leitor 1: Neste nosso quinto dia de novena em honra à nossa padroeira de Miranda, Nossa Senhora do Carmo, somos convidados a orarmos e refletirmos se estamos ou não participando das Santas Missões Populares a exemplo de Maria, uma mulher de fé e de coragem.

Leitor2: Assim como Maria respondeu sim a Deus nós também devemos responder.

Leitor3: Assim como Maria deu Jesus ao mundo, hoje nós também devemos dar Jesus ao mundo por meio das Santas Missões Populares.

Leitor1: Assim como Maria é missionária, nós também devemos ser.

Leitor2: Assim como Maria acreditou em Deus, nós também devemos crer.

Leitor3: Assim como Maria tem fé, nós também devemos ter.

Leitor1: Assim como Maria confiou em Deus, nós também devemos confiar.

Leitor2: Assim como Maria não teve medo, nós também não devemos ter medo.

Leitor3: Assim como Maria serviu, nós também devemos servir.

Leitor1: Assim como Maria amou, nós também devemos amar.

Leitor2: Assim como Maria orou, nós também devemos orar.

Leitor3: Assim como Maria seguiu seu Filho, nós também devemos seguir.

Leitor1: Assim como Maria fez a vontade de Deus, nós também devemos fazer.

Leitor2: Portanto, com Maria nas Santas Missões Populares significa fazer o que Maria fez.

IV – PARTILHA

01)

02)

03)

04)

05)

06)

07)

SEXTO DIA

TEMA: A FAMÍLIA COM MARIA.

OBJETIVO: MOSTRAR QUE A FAMÍLIA DE JESUS É AQUELE QUE FAZ A VONTADE DO PAI

I – RITOS INICIAIS

II – EVANGELHO: Mt 12, 46-50

III – MEDITAÇÃO:

Leitor 1: No encontro anterior oramos e refletimos sobre as Santas Missões Populares com Maria. Ela é a estrela da evangelização, não pode faltar na nossa missão.

Leitor2: Neste nosso sexto dia de novena em honra à nossa padroeira de Miranda, Nossa Senhora do Carmo, somos convidados a orarmos e refletirmos se a nossa família faz a vontade do Pai.

Leitor 2: O evangelho nos mostra que a família de Jesus são aqueles que faz a vontade do Pai que está no céu. Se nós fazemos a vontade do Pai, então somos famílias de Jesus.

Leitor 3: Jesus não faz rejeição de seus familiares, mas deixa claro que a sua família são aquelas que põem em prática a vontade de Deus.

Leitor 1: Assim como Maria e os discípulos, a nossa família é convidada a estar junto com Jesus, ouvindo e praticando sua palavra, alimentando do Seu Corpo, para ser forte e vencer todo o mal.

Leitor 2: Maria prometida em casamento a José, não teve medo de aceitar o projeto de Deus para salvar a humanidade.

Leitor3: Assim também a nossa família não deve ter medo de fazer o que Deus nos pede por meio de sua Igreja. Por exemplo, a família não deve ter medo de participar das Santas Missões Populares.

Leitor 1: Por isso, devemos transformar nossa família na família de Deus, isto é, uma família que vive a vontade de Deus.

Leitor 2: Fazer a vontade de Deus é participar ativamente da comunidade.

IV – PARTILHA

01) O que significa para você a família com Maria?

02) A nossa família faz a vontade de Deus? Como?

03) O que é fazer a vontade de Deus?

04) Hoje em dia, os pais ensinam seus filhos a orar?

05) Os pais evangelizam seus filhos? Como?

SÉTIMO DIA

TEMA: OS MISSIONÁRIOS COM MARIA.

OBJETIVO: MOSTRAR MARIA COMO EXEMPLO DE MISSIONÁRIA

I – RITOS INICIAIS

II – LEITURA: Lc 1, 39-45

III – MEDITAÇÃO:

Leitor 1: Neste nosso primeiro dia de novena em honra à nossa padroeira paroquial, Nossa Senhora do Carmo, somos convidados a refletirmos se estamos ou não atendendo o pedido de Nossa Senhora: “Fazei tudo o que meu filho Jesus vos disser”.

Leitor 2: O meu amor à Maria, deve me levar a amar e a se comprometer com seu Filho Jesus Cristo.

Leitor 3: O meu amor a Maria deve me levar a amar a minha Igreja que Jesus fundou: “Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”.

Leitor 1: O meu amor a Maria deve me levar a participar das Santas Missões Populares, porque é Cristo que me envia: “Assim como o Pai me enviou eu também envio você”.

Leitor 2: O meu amor à Maria deve me levar a ser evangelizadora, ou seja, ser missionário e missionária de Jesus Cristo: “Vão e façam com que todos se tornem meus discípulos”.

Leitor 3: O meu amor a Maria deve me levar a participar das Santas Missas.

Leitor 1: O meu amor a Maria deve me levar a amar seu Filho Jesus Cristo, presente na Eucaristia.

Leitor 2: O meu amor à Maria deve me levar a viver em comunhão com a minha Igreja, com o meu pároco e ver a importância do padre na minha vida, na minha Igreja e amar e acolher como enviado de Deus para nos alimentar com a Eucaristia e com Palavra de Deus.

Leitor 3: Enfim, o meu amor a Maria deve me levar a fazer tudo o que Jesus me pede.

IV – PARTILHA

06) O Evangelho nos fala do casamento em Cana da Galiléia. O que é casamento?

07) João nos fala que faltou vinho. O que significa o vinho?

08) O que a Mãe de Jesus fez quando ficou sabendo que não tinha mais vinho?

09) O que Jesus fez? Por quê?

10)

11) O que você entende quando Maria nos pede “Fazei tudo o que o meu Filho vos disser”?

12) A Igreja convida você para participar da comunidade? Como?

OITAVO DIA

TEMA: MARIA, MÃE DO SACERDOTE.

OBJETIVO: ORARMOS PARA QUE SEMPRE TENHAMOS SACERDOTES ORDENADOS EM NOSSA IGREJA.

I – RITOS INICIAIS

II – LEITURA: Hb 5, 1-6

III – MEDITAÇÃO:

Leitor 1: Neste nosso oitavo dia de novena, somos convidados a oramos por intercessão de Nossa Senhora do Carmo padroeira de Miranda pelo nosso papa, bispos e presbíteros. Vamos suplicar neste nosso encontro que o dono da messe envie mais operários para a vossa Igreja.

Leitor2: Sabemos do grande desafio, que o aumento de sacerdote não acompanha o crescimento populacional.

Leitor 3: Por isso devemos amar e cuidar bem dos poucos sacerdotes que temos.

Leitor 1: Incentivar em nossas famílias e comunidade não somente a vocação matrimonial, mas também a vocação sacerdotal.

Leitor 2: Mostrar que a vocação sacerdotal é um Dom maravilhoso de Deus que leva não somente a realização da pessoa como a realização da própria comunidade.

Leitor 3: A família e comunidade deve se sentir orgulhosa e alegre por ter um filho sacerdote, pois isso, significa maturidade de fé da própria comunidade e também constitui uma benção especial de Deus.

Leitor1: Precisamos conhecer, incentivar e amar mais a vocação sacerdotal.

Leitor2: Porque sem o padre não temos acesso ao sacramento da eucaristia que Jesus instituiu, isto é, a Santa Missa. Não podemos receber a unção dos enfermos. Não podemos se confessar.

Leitor3: Devemos lembrar que o sacerdote age na pessoa de Cristo Cabeça da Igreja (Lumen Gentium 10; 28).

Leitor 1: Uma cidade ou comunidade sem padre significa um corpo sem cabeça. Se cortar a cabeça o corpo cai.

Leitor 2: Maria por ser a Mãe de Cristo o sumo e eterno sacerdote, se torna também Mãe de todos os sacerdotes ordenados, representantes de Cristo aqui na terra.

Leitor3: Por isso supliquemos a ela que nunca deixe faltar presbítero em nossa comunidade.

Leitor 3: A leitura que ouvimos nos mostra de onde vem o sacerdote e a sua função para que possamos conseguir mais sacerdotes ordenados.

IV – PARTILHA

01) A nossa família e comunidade incentiva a vocação sacerdotal? Como? Por quê?

02) Temos padres suficientes para atender a nossa Igreja?

03) O que devemos fazer para termos mais sacerdotes ordenados em nossa comunidade?

04) Sabemos acolher e incentivar os jovens para ser sacerdote? Como? Por quê?

05) Você reza pela vocação sacerdotal?

06) De onde vem o sacerdote? Qual a sua função?

07) As Santas Missões Populares pode ajudar a despertar vocação sacerdotal? Como?

08) Você sabe acolher e amar o sacerdote como o representante de Cristo? Como?

09) Você acha que o nosso pároco se sente acolhido e amado por nós? Por quê?

10) É necessário ter sacerdote ordenado em nossa Igreja? Por quê?

NONO DIA

TEMA: ORANDO COM MARIA

OBJETIVO: MOSTRAR QUE A ORAÇÃO DEVE NOS LEVAR A HUMILDADE E A AÇÃO.

I – RITOS INICIAIS

II – LEITURA: At1, 12-14

III – MEDITAÇÃO:

Leitor1: Neste nosso nono dia de novena em honra a Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Miranda, somos convidados a orarmos com e como Maria. Orar com humildade, reconhecendo a nossa pequenez diante de Deus e orar como uma pessoa de fé que confia plenamente no plano Deus. Por isso devemos aprender com Maria a orar verdadeiramente.

Leitor2: A verdadeira oração deve nos levar a humildade. Percebemos claramente que Maria foi humilde em aceitar a vontade de Deus de ser a mãe de Jesus: “Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.” (Lc1, 36).

Leitor3: A humildade significa deixar ser conduzido pelo Espírito de Deus. Humildade significa fazer a vontade de Deus. Significa acreditar, aceitar e realizar a proposta de Deus.

Leitor1: A nossa oração deve nos levar a fazer o que Deus nos pede por meio de sua Igreja. A nossa espiritualidade deve ser de comunhão.

Leitor2: É impossível acreditar que uma pessoa de oração, não seja humilde em fazer o que a Igreja pede. É impossível dizer que alguém tem uma boa espiritualidade e não esteja em comunhão com o seu pároco.

Leitor3: Também a verdadeira oração deve nos levar a ação. Percebemos claramente que Maria foi uma mulher de ação ao visitar sua prima Izabel que estava grávida: “Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, às pressas, a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias, e saudou Isabel.” (Lc1, 39-40).

Leitor1: As Santas Missões Populares nos convida e incentiva a ação. Basta olharmos para tantas coisas que ela nos pede: visitas as famílias, setorização, mapas, bandeiras, cruzeiros, enfim, se olharmos para a programação das Santas Missões Populares existem 45 itens mostrando o que devemos fazer.

Leitor2: Será que estamos fazendo o que Deus nos pede? Caso contrário a nossa oração não é verdadeira, mas interesseira. Porque o primeiro objetivo da oração é descobrir a vontade de Deus: Senhor o que queres de mim?

Leitor 2: Vamos agora partilhar um pouco o nosso conhecimento.

IV – PARTILHA

01) Você lembra do tema dos encontros anteriores? O seu objetivo? O que você aprendeu?

02) O que significa orar com e como Maria?

03) O que nos chamou atenção na leitura que ouvimos?

04) A leitura nos mostra os discípulos em oração. Quantos e quais eram os discípulos?

05) A oração deve nos levar a humildade? Como?

06) Você sabe qual é a vontade de Deus hoje? Você faz? Como? Por quê?

07) Qual a sua dificuldade em fazer a vontade de Deus?

08) Você acredita e aceita o projeto de Deus, as Santas Missões Populares? Por quê?

09) A oração deve nos levar a ação? Como?

10) Qual o espírito que conduz a sua vida?