TEXTO DA TERCEIRA SEMANA MISSIONÁRIA - 2010

SMP IMAGEM

TERCEIRA GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA

PARÓQUIA N. S. DO CARMO

TUA VIDA É MISSÃO PERMANENTE

APRESENTAÇÃO

Caros irmãos e irmãs paroquianos, missionários e missionárias de Cristo saúdam-os na paz de Jesus o missionário por excelência do Pai. Saúdo de modo especial os nossos coordenadores de comunidades, pastorais e movimentos que estão à frente deste grande trabalho missionário. Que sejam iluminados, fortalecidos na fé e possam animar coordenar e articular com grande sabedoria a semana missionária. A todos os irmãos e irmãs que estarão fazendo as visitas e as famílias que estarão acolhendo os missionários e missionárias a minha saudação em nome de Cristo.

A nossa paróquia está vivendo com muito entusiasmo a Terceira Grande Semana Missionária. Isso é muito importante, porque o mundo de hoje necessita de pessoas que tem fé, que acredita em Deus, que sabe o caminho a seguir. Os missionários são pessoas que tem fé, que acredita em Deus. Que conhece o caminho, Jesus Cristo. São felizes por que encontraram a razão e o sentido da vida, Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Não resta dúvida que somos missionários e missionárias do Senhor. No nosso batismo recebemos a ordem de Jesus: “Vão e façam com que todos se tornem meus discípulos” (Mt 28,19). É nosso dever e obrigação visitarmos nossos irmãos e irmãs para falar de Deus. Muitas vezes não fazemos isso espontaneamente. Por isso, a Terceira Grande Semana Missionária vem nos ajudar a viver nossa missão. Para aqueles que ainda dúvida, São Paulo adverte: “Ai de mim se não evangelizar”. Que esta sentença não caia sobre nós. Portanto, não resta dúvida que Deus nos envia para evangelizar. Por isso, vamos com muita alegria, garra, determinação participar da Terceira Grande Semana Missionária testemunhando o grande amor que Deus tem por nós.

Apresentamos esta cartilha com o objetivo de nos orientar durante a Terceira Grande Semana Missionária em nossa paróquia nos dias 25 de Julho a 01 de Agosto de 2010. Contém oração da manhã, oração da tarde e a Celebração da Palavra. É bom se preparar com antecedência para evitar alguns imprevistos na hora. Lembre-se que a Semana Missionária é um tempo forte de oração e de visitas com bênçãos das casas e famílias.

Este livro é um convite a todos a viver uma vida de profunda oração a Deus. Só assim, poderemos superar qualquer problema, medo, vergonha, preguiça, comodismo e insegurança. A oração une nossas famílias, comunidades, pastorais, movimentos e nos fortalece na fé, na esperança, na paz, no amor e na confiança em Deus. Nos leva a uma nova experiência do amor de Deus, a um novo ardor missionário, a uma nova paixão por Cristo e sua Igreja. Por isso, vamos orar, louvar, bendizer o nosso Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo.

Somos convidados a refletir e aprofundar mais a nossa fé para que possamos viver com mais entusiasmo em nossa Igreja. A reflexão nos ajuda a entendermos o plano de Deus. Jesus sempre explicou para seus discípulos o projeto do Pai. Mesmo assim, muitos não entenderam e outros até o traíram. Será que hoje somos capazes de entendermos e acolhermos o projeto de Deus revelado a nós por meio da Igreja? Portanto, vamos refletir profundamente sobre o Plano de Deus e com muita alegria responder sim à sua vontade.

O resultado da oração e reflexão é ação. A oração e reflexão verdadeiras nos levam a sermos missionários de Cristo em sua Igreja. Por isso, vamos com muita alegria evangelizar. Um cristão autêntico não pode ser omisso, acomodado e parado. Em água parada não há vida, porque ela perde o oxigênio. Assim também pode acontecer com um batizado que não se mexe. Acaba perdendo a vida, porque falta o oxigênio, isto é, o Espírito Santo. Não podemos deixar isto acontecer. Por isso, estamos vivendo a riqueza da Terceira Grande Semana Missionária.

Lembrem-se que é Cristo quem nos chama e nos envia: “Assim como o Pai me enviou eu também vos envio” (Jo 20,21). Além disso, é ele quem nos pede: “Vão e façam com que todos se tornem meus discípulos” (Mt 28,19). Assim, desejo a benção de Deus e uma ótima semana missionária para todos!

Que Maria, Nossa Senhora do Carmo, padroeira da nossa paróquia, nos ensine e nos ajude a sermos verdadeiros missionários, escutando, vivenciando e testemunhando a Palavra de Deus hoje, amanhã e depois, com muito entusiasmo e amor para que o Reino de Deus chegue a todos.

Fraternalmente, padre Altair.

ORIENTAÇÃO

01) O animador deve preparar com antecedência cada encontro.

02) Chegar mais cedo e preparar bem o ambiente ou pedir para a própria família preparar o ambiente com mesa ornamentada: Bíblia, velas, flores, imagem do padroeiro(a), imagem de Nossa Senhora, bandeiras, faixas, tudo o que lembra a novena e a missão permanente, as Santas Missões Populares.

03) As leituras bíblicas devem ser proclamadas da própria Bíblia.
04) O animador deve cuidar com amor para que todos tenham voz e vez.
05) Motivar as preces espontâneas para que todos tenham a liberdade e vontade de falar com Deus.

06) No final de cada encontro, pensar num compromisso pessoal e comunitário.

07) Motivar a todos para a participação do próximo encontro.

08) Combinar certinho quanto ao local e hora do próximo encontro.

09) O animador não deve esquecer de agradecer a família que acolheu e as pessoas que participaram.

RITO INICIAL PARA TODOS OS DIAS

I – ORAÇÃO DA MANHÃ

01) Acolhida: Queridos irmãos e irmãs bom dia! Boa tarde! Boa Noite! Que bom que você veio! Sejam todos bem vindos! A nossa paróquia está vivendo com muito entusiasmo a Terceira Grande Semana Missionária, fruto das Santas Missões Populares. Por isso, vamos participar com muita alegria, fé, esperança e amor! No nosso batismo recebemos a ordem de Jesus: “Vão e façam com que todos se tornem meus discípulos” (Mt 28,19). É uma obrigação, um dever de todos nós católicos visitarmos nossos irmãos e irmãs. Muitas vezes não fazemos isso espontaneamente. Por isso, a Terceira Grande Semana Missionária é oportunidade para que possamos estar em dias com nossos deveres de cristão. Cuidado, já é o terceiro ano que Jesus nos convida, não vamos ficar de fora, podemos se arrepender amargamente. São Paulo nos adverte: “Ai de mim se não evangelizar”. Que esta sentença não caia sobre nós. Portanto, não vamos ter medo de evangelizar, mas de não evangelizar. Por isso, vamos participar com muita garra, paixão e emoção da Terceira Grande Semana Missionária testemunhando o grande amor que Deus tem por nós.

L 1: As Santas Missões Populares é o povo que evangeliza. É o povo que anuncia o Evangelho. É o povo que fala de Deus. É o povo que reza. É o povo que faz. É o povo que testemunha as maravilhas de Deus. É o povo que anuncia e constrói o Reino de Deus.

L 2: Terceira porque já é o terceiro ano que realizamos esta missão de visitas com a bênção das nossas casas e famílias.

L 3: Grande porque é um trabalho paroquial, que envolve todas as comunidades, pastorais e movimentos. Semana porque são sete dias intensivos de orações e visitas.

L 1: Missionária porque continuamos a mesma missão de Jesus, que Ele nos confiou, em anunciar e construir o Reino de Deus, um mundo de justiça, paz e amor.

L 2: Por meio da missão permanente a nossa Igreja busca evangelizar: acolhendo e integrando todos os irmãos na vida da comunidade;

L 3: Por meio da missão permanente a nossa Igreja busca ajudar os batizados a fazerem uma nova experiência do amor de Deus e levar a um novo ardor missionário, a uma nova paixão por Cristo!

L 1: Por meio da missão permanente a nossa Igreja busca ajudar as famílias a viverem o amor a Deus e aos irmãos;

L 2: Por meio da missão permanente a nossa Igreja busca fortalecer, reorganizar e unir os Conselhos Paroquiais com a participação de todos;

L 3: Por meio da missão permanente a nossa Igreja busca fortalecer, reorganizar, unir as comunidades, setores, grupos de famílias, pastorais, movimentos, associações;

L 1: Por meio da missão permanente a nossa Igreja busca despertar e formar novas lideranças;

L 2: Por meio da missão permanente a nossa Igreja busca ajudar os batizados a tomarem consciência de que são responsáveis pela ação missionária e pastoral da Igreja e pela construção de um mundo mais humano e cristão;

L 3: Por meio da missão permanente a nossa Igreja busca fazer com que todos os fiéis, diretamente ou através de representantes eleitos, participem, quanto possível, não só da execução, mas também do planejamento e das decisões relativas à vida eclesial e à ação Pastoral da Igreja.

L 1: É Cristo quem nos chama e nos envia a viver e anunciar o Evangelho a todas as pessoas. Em nossos encontros vamos louvar e bendizer a Deus pela missão permanente em nossa paróquia e por tantas bênçãos que recebemos de Deus.

Animador(a): Vamos orar também pelas nossas necessidades particulares, familiares e pela nossa Paróquia para que possa permanecer firmes na fé, na união, na esperança, no amor e no anúncio e vivência do Evangelho! Deus por meio da sua Igreja, nos chama a missão permanente, anunciar o Evangelho hoje, amanhã e depois. Por isso, Vamos com muito entusiasmo iniciar nosso encontro cantando!

02) Sinal da Cruz pode ser cantado ou rezado: Invoquemos o Deus-comunhão: em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo! Amém!

Animador(a): No início nosso encontro da Terceira Semana Missionária, vamos orar juntos com muita fé, esperança e amor:

Todos: Deus nosso Pai, nós vos louvamos e bendizemos pela missão permanente em nossa paróquia que se realiza, por meio de vosso Filho Jesus Cristo, Caminho certo a seguir, Verdade que liberta e Vida que salva.

Suplicamos-vos enviai sobre nós o Espírito Santo, para que nos ilumine nesta missão, nos dando força, coragem, fé e muito amor para que saibamos compreender e viver seu projeto de vida. Despertai novas vocações missionárias e protegei os que anunciam o Evangelho, tornando vosso nome conhecido e amado em toda a nossa Diocese e paróquia. Abençoa o nosso esforço em assumirmos nossa missão permanente de evangelização.

Nossa Senhora do Carmo, padroeira de nossa Paróquia, fazei-nos seguidores do vosso Filho Jesus Cristo, participando de todo os trabalhos missionários da nossa Igreja construindo o Reino de Deus, um mundo de justiça, paz e amor. Amém!

03) Continuar no dia da semana.

04) Oração missionária de envio: Deus, Pai onipotente, Criador do céu e da terra, Jesus Cristo, nosso Salvador e Redentor, Divino Espírito Santo nosso Santificador e Vivificador, por intercessão de Nossa Senhora a estrela da evangelização, invocamos a vossa benção sobre nós, discípulos missionários do vosso Reino. Proteja-nos de todo desânimo, fraqueza, medo, insegurança. Afaste para longe de nós todo o perigo e todo o mal. Concede-nos abundantemente a vossa benção como: saúde, alegria, força, coragem, fé, esperança, amor, união e paz. Envia-nos o Espírito Santo para que nos ilumine em nossa caminhada missionária e incansavelmente levemos a todos a Boa Nova do Reino de Deus. Assim, pedimos Senhor a vossa benção: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

II – ORAÇÃO DA TARDE

01) Acolhida: Queridos irmãos e irmãs bom dia! Boa tarde! Boa Noite! Que bom que você veio! Sejam todos bem vindos! A nossa paróquia está vivendo com muito entusiasmo a Terceira Grande Semana Missionária, fruto das Santas Missões Populares. Por isso, vamos participar com muita alegria, fé, esperança e amor! No nosso batismo recebemos a ordem de Jesus: “Vão e façam com que todos se tornem meus discípulos” (Mt 28,19). É uma obrigação, um dever de todos nós católicos visitarmos nossos irmãos e irmãs. Muitas vezes não fazemos isso espontaneamente. Por isso, a Terceira Grande Semana Missionária é oportunidade para que possamos estar em dias com nossos deveres de cristão. Cuidado, já é o terceiro ano que Jesus nos convida, não vamos ficar de fora, podemos se arrepender amargamente. São Paulo nos adverte: “Ai de mim se não evangelizar”. Que esta sentença não caia sobre nós. Portanto, não vamos ter medo de evangelizar, mas de não evangelizar. Por isso, vamos participar com muita garra, paixão e emoção da Terceira Grande Semana Missionária testemunhando o grande amor que Deus tem por nós.

L 1: As Santas Missões Populares é o povo que evangeliza. É o povo que anuncia o Evangelho. É o povo que fala de Deus. É o povo que reza. É o povo que faz. É o povo que testemunha as maravilhas de Deus. É o povo que anuncia e constrói o Reino de Deus.

L 2: Terceira porque já é o terceiro ano que realizamos esta missão de visitas com a bênção das nossas casas e famílias.

L 3: Grande porque é um trabalho paroquial, que envolve todas as comunidades, pastorais e movimentos. Semana porque são sete dias intensivos de orações e visitas.

L 1: Missionária porque continuamos a mesma missão de Jesus, que Ele nos confiou, em anunciar e construir o Reino de Deus, um mundo de justiça, paz e amor.

L 2: Por meio da missão permanente a nossa Igreja busca evangelizar: acolhendo e integrando todos os irmãos na vida da comunidade;

L 3: Por meio da missão permanente a nossa Igreja busca ajudar os batizados a fazerem uma nova experiência do amor de Deus e levar a um novo ardor missionário, a uma nova paixão por Cristo!

L 1: Por meio da missão permanente a nossa Igreja busca ajudar as famílias a viverem o amor a Deus e aos irmãos;

L 2: Por meio da missão permanente a nossa Igreja busca fortalecer, reorganizar e unir os Conselhos Paroquiais com a participação de todos;

L 3: Por meio da missão permanente a nossa Igreja busca fortalecer, reorganizar, unir as comunidades, setores, grupos de famílias, pastorais, movimentos, associações;

L 1: Por meio da missão permanente a nossa Igreja busca despertar e formar novas lideranças;

L 2: Por meio da missão permanente a nossa Igreja busca ajudar os batizados a tomarem consciência de que são responsáveis pela ação missionária e pastoral da Igreja e pela construção de um mundo mais humano e cristão;

L 3: Por meio da missão permanente a nossa Igreja busca fazer com que todos os fiéis, diretamente ou através de representantes eleitos, participem, quanto possível, não só da execução, mas também do planejamento e das decisões relativas à vida eclesial e à ação Pastoral da Igreja.

L 1: É Cristo quem nos chama e nos envia a viver e anunciar o Evangelho a todas as pessoas. Em nossos encontros vamos louvar e bendizer a Deus pela missão permanente em nossa paróquia e por tantas bênçãos que recebemos de Deus.

Animador(a): Vamos orar também pelas nossas necessidades particulares, familiares e pela nossa Paróquia para que possamos permanecer em missão permanente, firmes na fé, na união, na esperança e no amor! Por isso, Vamos com muito entusiasmo iniciar nosso encontro cantando!

02) Sinal da Cruz pode ser cantado ou rezado: Invoquemos o Deus-comunhão: em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo! Amém!

Animador(a): No início nosso encontro da Terceira Semana Missionária, vamos orar juntos com muita fé, esperança e amor:

Todos: Deus nosso Pai, nós vos louvamos e bendizemos pela missão permanente em nossa paróquia que se realiza, por meio de vosso Filho Jesus Cristo, Caminho certo a seguir, Verdade que liberta e Vida que salva.

Suplicamos-vos enviai sobre nós o Espírito Santo, para que nos ilumine nesta missão, nos dando força, coragem, fé e muito amor para que saibamos compreender e viver seu projeto de vida. Despertai novas vocações missionárias e protegei os que anunciam o Evangelho, tornando vosso nome conhecido e amado em toda a nossa Diocese e paróquia. Abençoa o nosso esforço em assumirmos nossa missão permanente de evangelização.

Nossa Senhora do Carmo, padroeira de nossa Paróquia, fazei-nos seguidores do vosso Filho Jesus Cristo, participando de todo os trabalhos missionários da nossa Igreja construindo o Reino de Deus, um mundo de justiça, paz e amor. Amém!

03) Continuar no dia da semana.

04) Oração missionária de envio: Deus, Pai onipotente, Criador do céu e da terra, Jesus Cristo, nosso Salvador e Redentor, Divino Espírito Santo nosso Santificador e Vivificador, por intercessão de Nossa Senhora a estrela da evangelização, invocamos a vossa benção sobre nós, discípulos missionários do vosso Reino. Proteja-nos de todo desânimo, fraqueza, medo, insegurança. Afaste para longe de nós todo o perigo e todo o mal. Concede-nos abundantemente a vossa benção como: saúde, alegria, força, coragem, fé, esperança, amor, união e paz. Envia-nos o Espírito Santo para que nos ilumine em nossa caminhada missionária e incansavelmente levemos a todos a Boa Nova do Reino de Deus. Assim, pedimos Senhor a vossa benção: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

SEGUNDA-FEIRA – 26/07/10

TEMA: ENCONTRO COM CRISTO RESSUSCITADO

OBJETIVO: Fazer experiência da vida nova em Cristo. A ressurreição de Cristo é a nossa alegria e esperança. É ela que animou e animará sempre a Igreja a uma missão permanente. Todos devem conhecer e anunciar esta Boa Notícia de Salvação.

Sugestão: Olhar todo o livro e organizar bem como vai ser a semana missionária.

I – ORAÇÃO DA MANHÃ

01) Animador(a): Ver ritos iniciais de acolhida para todos os dias, pág. 04

02) Leitura: Mc 16,1-7

03) Momentos de silêncio, partilha e oração espontânea: Deixar um momento razoável para isso com um fundo musical.

04) Rezar: 1 Pai Nosso e 3 Ave-Marias e Glória ao Pai...

05) Oração missionária de envio: Ver ritos iniciais para todos os dias.

06) Visitas: Organizar como será feitas as visitas às famílias pela parte da manhã e pela parte da tarde. Onde e a que hora se encontraremos novamente. Lembrando que o nosso dia de hoje encerra com a celebração à noite.

II – ORAÇÃO DA TARDE

01) Animador(a): Ver ritos iniciais de acolhida para todos os dias, pág. 05

02) Leitura: Lc 24,1-12

03) Momentos de silêncio, partilha e oração espontânea: Deixar um momento razoável para isso com um fundo musical.

04) Rezar: 1 Pai Nosso e 3 Ave-Marias

05) Oração missionária de envio: Ver ritos iniciais para todos os dias.

06) Visitas: Organizar como será feitas as visitas às famílias pela parte da tarde. Onde se encontraremos novamente. Lembrando que o nosso dia de hoje encerra com a celebração à noite.

III – ORAÇÃO DA NOITE

I – CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

Ambiente: Busque ser criativo em preparar bem o ambiente para levar os irmãos ao encontro com Deus. Preparar um lugar de destaque para Nossa Senhora na capela. Se ela não for padroeira, preparar também um lugar para o padroeiro da comunidade. Fazer a entrada solene da imagem de Nossa Senhora no inicio da celebração juntamente com a (o) padroeira (o). Arrumar o ambiente com símbolos missionários, bandeiras e bandeirinhas, cartazes com dizeres do tema do dia, cruz, flor, vela, Bíblia e cartaz com o tema do dia. Pode iniciar ou terminar a oração em frente ao cruzeiro grande. Convidar irmãos para dar testemunho sobre o tema do dia. O evangelho pode ser encenado.

01) Animador(a): Ver ritos iniciais de acolhida para todos os dias, pág. 04

02) Sinal da Cruz pode ser cantado ou rezado: Invoquemos o Deus-comunhão: em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo! Amém!

03) Ato Penitencial (pode ser rezado ou cantado): Para que nossa oração seja digna diante de Deus, façamos exame de consciência. Cada um pode pedir perdão a Deus dos seus pecados. A cada pedido pode cantar ou repetir: Senhor tende piedade de nós. Ou rezar:

Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

Animador(a): Deus que é rico em misericórdia, tenha compaixão de nós e perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém!

04) Animador(a): Hino de Louvor: A nossa paróquia está em festa, por isso, vamos dar glória a Deus pela Terceira Grande Semana Missionária cantando nosso hino de louvor ou rezando:

Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

05) Oremos: Senhor, estamos reunidos em teu nome e, como discípulos e missionários do teu Filho Jesus, participando da Terceira Grande Semana Missionária, queremos escutar, testemunhar e anunciar o seu amor. Sustenta nossa fé e fortalece nossa caminhada na concretização do teu Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!

06) Liturgia da Palavra: Evangelho: João 20, 1-18

07) Reflexão (sentado): Animador(a): Os bispos, reunidos na V Conferencia Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, nos impulsionou a um novo Pentecostes, a uma renovação da ação da Igreja. Todos os seus membros estão chamados a ser discípulos e missionários de Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, para que nossos povos tenham vida Nele.

L1: Só poderemos viver este novo pentecoste e uma nova ação em nossa Igreja a partir da nossa fé no Cristo ressuscitado. Nesta Terceira Grande Semana Missionária, somos convidados a ressuscitar novamente com Cristo para uma nova vida. Só Deus pode nos dar uma vida nova.

L2: O texto de hoje mostra o túmulo vazio. Desse vazio brota a esperança de vida. A vitória da vida sobre a morte. É o grande sinal no evangelho para mostrar que o Deus revelado nas escrituras e em Jesus Cristo é o Deus da vida. A ressurreição de Jesus é a confirmação de tudo o que ele viveu e ensinou.

L3: É um texto que revela pessoas em busca de um sinal de Jesus. Pedro e o discípulo amado encontram o túmulo vazio. Maria madalena, perseverante na sua busca, acaba por encontrar o ressuscitado. Esse encontro gera mudanças significativas na vida de Maria.

L1: Maria madalena reconhece o ressuscitado e se torna missionária, testemunha principal no texto. É a primeira a ir ao túmulo, a primeira a encontrar-se com Jesus ressuscitado e sai ao encontro dos outros para anunciar a Boa Nova da ressurreição. O gesto de Maria madalena ressume as buscas das comunidades por mais vida, esperança e amor. Sem a fé na ressurreição nenhuma comunidade se mantém viva. Por isso a missão permanente é testemunhar o Cristo ressuscitado.

Animador(a): Para enriquecer mais nossa reflexão vamos ouvir a parábola: Ovo de Páscoa.

            Certo moço enviou à eleita do seu coração, como presente de noivado, um ovo de Páscoa, feito de chocolate, dentro do qual tivera a original idéia de colocar duas alianças de ouro e um anel de platina com brilhantes.

            Desejava, assim, fazer uma surpresa a sua bem-amada.

            Teria sido, de fato, uma grande surpresa se a moça, pouco depois de receber o presente, não fosse trocá-lo, por um ovo de páscoa de açúcar cândi, pois que o chocolate lhe causava alergia.

            Mal suspeitava ela do grave dano que se infringia, pois, nem bem chegara em casa, tivera que voltar, à pressa, à confeitaria para desfazer-se da troca. É que seu futuro noivo lhe telefonara e... dera-lhe a entender – o seu presente “ era mais que um ovo de páscoa”.

            Todavia, já era demasiado tarde. Fora vendido. Lá se foram as alianças de ouro e o anel de platina com brilhantes!

            Quem o teria comprado? Será que ainda poderia readquiri-lo? Se tivesse examinado primeiro o ovo de páscoa que seu noivo lhe presenteara... Não estaria agora pungentemente remorseada pela perda voluntária, mas inconsciente, de suas tão caras e raras lembranças.

            Pobre menina! Sua alegria tornara-se tristeza. Chorava até. Uma idéia, súbita, porém, acudira-lhe à mente: apelar para o rádio, pedir a intercessão da imprensa. Talvez, assim, conseguisse reaver suas jóias.

            Se boa foi a idéia melhor foi o resultado de sua execução, E que o apelo feito por um grande matutino e por uma importante emissora, encontrou eco junto ao coração bem formado de quem adquirira o seu já tão pranteado ovo de páscoa.

            Enfim, tudo terminou bem.

            Voltara às suas mãos o inestimável presente.

            Agora só lhe restava regozijar-se até o funda d'alma, e por nada mais deste mundo tornaria a perder a sua felicidade, que um espírito nobre lhe devolvera.

            Deixamos de atentar bem na figura excelsa d’Aquele que nos presenteou a Palavra de Vida Eterna, movido do profundo desejo e do infinito amor de propiciar às nossas núpcias a perfeita e indestrutível união com o Pai Celestial.

            Trocamos, enfim, as suas inexauríveis preciosidades por insignificâncias da vida social, para depois amargarmos desolados, os sérios prejuízos que nos impusemos, voluntariamente.

            E é por assim pensar, sentir e agir que insensatamente perdemos, por tempo indeterminado, os dadivosos bens da ventura interior que estiveram um dia tão ao alcance de nossas mãos.

            Deus, que é Soberanamente Justo e Bom, faculta-nos o reencontro do precioso achado de nossa felicidade espiritual, quando nos apresentamos sinceramente animados do desejo de buscá-la.

            Para tanto, favorece-nos por todos os meios e modos de sua infinita bondade, permitindo junto a nós o concurso fraterno de amoráveis Emissários, sem os quais em vão procuraríamos adquirir hoje o bem relegado ontem.

            Só aí então, é que poderemos viver antecipadamente as alegrias de uma vida nova, em cujo gozo completo entraremos depois de consumida a nossa passagem de mortos no pecado para redivivos da luz, numa gloriosa ressurreição.

Animador(a): Agora somos convidados a partilharmos algumas perguntas e também darmos testemunhos das maravilhas que Deus tem operado em nossas vidas.

08) PARTILHA

1. O que diz o Evangelho e a parábola de hoje?

2. O que o Evangelho e a parábola dizem para mim hoje?

3. O que o Evangelho e a parábola me levam a dizer a Deus?

4. Qual o meu novo olhar a partir deste encontro?

5. O que significa a ressurreição de Jesus para mim?

6. Como viver e anunciar a Ressurreição de Cristo hoje?

7. Como acolhemos o presente que Deus nos deu o seu Filho Jesus Cristo?

Animador(a): Após esta partilha renovemos a nossa fé rezando: Creio em Deus Pai todo poderoso.....

Animador(a): Transformemos nossa reflexão de hoje em preces espontâneas. Após cada oração responderemos: Senhor, atendei as nossas preces ou outras respostas oportunas. Pode rezar a oração missionária.

Animador(a): Oremos: Senhor nosso Pai, estas são as preces que vos dirigimos com fé e simplicidade. Tende misericórdia de nós e atendei-nos por vosso Filho Jesus, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém!

09) RITO DA COMUNHÃO (Onde tiver ministro e eucaristia, podem comungar)

Animador(a): De mãos unidas rezemos a oração que Cristo nos ensinou: Pai nosso....

Animador(a): Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.

Todos: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

Animador(a): Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém.

Animador(a): A paz do Senhor esteja convosco. Todos: O amor de Cristo nos uniu.

Animador(a): Ofereçamos aos nossos irmãos a Paz de Cristo (Cada um saúda os que lhe estão próximos).

Ministro: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

Ministro(a): Felizes os convidados para a Ceia do Senhor! Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo!

Todos: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

Ministro(a): O Corpo de nosso Senhor Jesus Cristo nos guarde para a vida eterna. Amém!

Ministro(a): Distribui a comunhão.

10) Animador(a): Aviso: Combinar a hora da oração da manhã, da tarde e da noite. Lembrar que a missão de visitar as famílias é missão de todos os membros das comunidades. A celebração de ação de graças pela Terceira Semana Missionária será no Domingo, ás 17 horas no salão paroquial. Vamos combinar em sair todos juntos em procissão.

11) Animador(a): Oremos: Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento nos deixastes memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo, que possamos continuamente colher os frutos da vossa redenção. Vós que reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém!

12) Benção final: Animador(a): O Senhor todo-poderoso e cheio de misericórdia, nos abençoes e nos guarde em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Vamos em paz e que o Senhor sempre nos acompanhe! Demos graças a Deus! Ver avisos no final do livro.

TERÇA-FEIRA (27/07/10)

TEMA: ENCONTRO COM MARIA MISSIONÁRIA EXEMPLO DE MISSÃO

OBJETIVO: A exemplo de Maria, fazer experiência missionária em nossa paróquia. Estar atento para a realidade em que vivemos e participar.

Sugestão: Fazer coroação de Nossa Senhora.

I – ORAÇÃO DA MANHÃ

01) Animador(a): Ver ritos iniciais de acolhida para todos os dias, pág. 04

02) Leitura: Lucas 1, 26-38

03) Momentos de silêncio, partilha e oração espontânea: Deixar um momento razoável para isso com um fundo musical.

04) Rezar: 1 Pai Nosso e 3 Ave-Marias e Glória ao Pai...

05) Oração missionária de envio: Ver ritos iniciais para todos os dias.

06) Visitas: Organizar como será feitas as visitas às famílias pela parte da manhã e pela parte da tarde. Onde e a que hora se encontraremos novamente. Lembrando que o nosso dia de hoje encerra com a celebração à noite.

II – ORAÇÃO DA TARDE

01) Animador(a): Ver ritos iniciais de acolhida para todos os dias, pág. 05

02) Leitura: Lucas1,39-56

03) Momentos de silêncio, partilha e oração espontânea: Deixar um momento razoável para isso com um fundo musical.

04) Rezar: 1 Pai Nosso e 3 Ave-Marias

05) Oração missionária de envio: Ver ritos iniciais para todos os dias.

06) Visitas: Organizar como será feitas as visitas às famílias pela parte da tarde. Onde se encontraremos novamente. Lembrando que o nosso dia de hoje encerra com a celebração à noite.

III – ORAÇÃO DA NOITE

I – CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

Ambiente: Busque ser criativo em preparar bem o ambiente para levar os irmãos ao encontro com Deus. Preparar um lugar de destaque para Nossa Senhora na capela. Se ela não for padroeira, preparar também um lugar para o padroeiro da comunidade. Fazer a entrada solene da imagem de Nossa Senhora no inicio da celebração juntamente com a (o) padroeira (o). Arrumar o ambiente com símbolos missionários, bandeiras e bandeirinhas, cartazes com dizeres do tema do dia, cruz, flor, vela, Bíblia e cartaz com o tema do dia. Pode iniciar ou terminar a oração em frente ao cruzeiro grande. Convidar irmãos para dar testemunho sobre o tema do dia. O evangelho pode ser encenado.

01) Animador(a): Ver ritos iniciais de acolhida para todos os dias, pág. 04

02) Sinal da Cruz pode ser cantado ou rezado: Invoquemos o Deus-comunhão: em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo! Amém!

03) Ato Penitencial (pode ser rezado ou cantado): Para que nossa oração seja digna diante de Deus, façamos exame de consciência. Cada um pode pedir perdão a Deus dos seus pecados. A cada pedido pode cantar ou repetir: Senhor tende piedade de nós. Ou rezar:

Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

Animador(a): Deus que é rico em misericórdia, tenha compaixão de nós e perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém!

04) Animador(a): Hino de Louvor: A nossa paróquia está em festa, por isso, vamos dar glória a Deus pela Terceira Grande Semana Missionária cantando nosso hino de louvor ou rezando:

Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

05) Oremos: Senhor, estamos reunidos em teu nome e, como discípulos e missionários do teu Filho Jesus, participando da Terceira Grande Semana Missionária, queremos escutar, testemunhar e anunciar o seu amor. Sustenta nossa fé e fortalece nossa caminhada na concretização do teu Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!

06) Liturgia da Palavra: João2,1-12

07) Reflexão (sentado):

Animador(a): Irmãos e irmãs, que bom estarmos aqui como família de Deus que se reúne buscando alimentar a espiritualidade e mística missionária. É sempre a palavra de Deus que aquece a chama da missão e fortalece a vida em comunhão.

L2: O ambiente do texto que hoje vamos refletir é de uma festa de casamento. Todos gostam de festa; a festa sempre lembra: encontro, convivência, partilha do que somos o temos. Toda festa em uma missão a cumprir.

L3: O texto narra uma festa de casamento, mas a festa não estava completa, faltava alguma coisa. A Mãe de Jesus mantinha-se atenta para os problemas existentes e ela ajudava em tudo, até auxiliando Jesus a iniciar seu trabalho missionário. Um ponto marcante aqui é o gosto do povo por festa.

L1: Vamos perceber no estudo de hoje que Jesus e Maria foram à casa da Galiléia para uma festa de casamento. Uma visita missionária discreta. A festa acontece em um ambiente familiar entre amigos, onde todos se sentem acolhidos e amados.

L2: Na tradição bíblica o casamento é símbolo de aliança entre Deus e o povo. Os profetas utilizam muitas vezes a linguagem simbólica para expressar o amor mútuo entre Deus e seu povo.

L3: Na festa não podia faltar o vinho. O vinho simboliza o amor e alegria, dom de deus, prosperidade e benção para o povo. A Mãe de Jesus estava atenta a tudo a que acontecia disposta sempre a ajudar em tudo, característica essencial da missão! “fazei tudo o que ele vos disser.” Foi o pedido de Maria aos discípulos, os imediatos colaboradores de Jesus; missionários na tarefa do reino.

L1: Uma questão em relação a este texto é que apesar de se passar num casamento, está mais relacionada com a opção batismal por Jesus. Qualquer pessoa vive seu batismo fazendo tudo o “que ele nos disser”, tornando-nos como Jesus e Maria, missionários autênticos. Agindo assim transformaremos a água batismal no vinho que dá vida e transformaremos tudo em alegria, simbolizando assim o Reino. Maria missionária, exemplo de missão, nos convida a fazer tudo aquilo que seu filho nos disser. Por isso, o verdadeiro seguidor de Jesus ama e pratica a palavra de Deus como Maria, tornando-se assim missionário do Reino.

Animador(a): Para enriquecer mais nossa reflexão vamos ouvir a parábola: A garrafa de vinho.

Um grupo de casais resolveu preparar uma confraternização. Combinaram que todos deviam trazer comes e bebes. Os homens deviam trazer vinho, e as mulheres, bolachas e salgadinhos. Como foi combinado, no dia da festa as mulheres trouxeram seus pratos. Um homem pensou: vou tomar minha garrafa de vinho e deposito água na garrafa. Muitas garrafas de vinhos misturadas com uma garrafa de água, ninguém vai notar. No dia da festa, todos os homens trouxeram a sua garrafa de vinho e despejaram o conteúdo dentro de uma cabaça. As mulheres trouxeram salgadinhos e uma fartura de comida. Quando os casais começaram a servir-se do vinho que estava dentro da cabaça, perceberam que só havia água. Cada um dos homens pensou como aquele primeiro, julgando que só ele iria levar água e os outros levariam vinho. Estragaram toda a festa de confraternização.

08) PARTILHA

1. O que diz o Evangelho e a parábola de hoje?

2. O que o Evangelho e a parábola diz para mim hoje?

3. O que o Evangelho e a parábola me leva a dizer a Deus?

4. Qual o meu novo olhar a partir deste encontro?

5. Por que, muitas vezes, você não consegue levar “vinho” na missão?

6. Já pensou que você é importante na sua paróquia e a sua participação pode ser decisiva para fortalecer a missão?

7. Você se sente responsável pela sua paróquia que está em missão permanente?

Animador(a): Após esta partilha renovemos a nossa fé rezando: Creio em Deus Pai todo poderoso.....

Animador(a): Transformemos nossa reflexão de hoje em preces espontâneas. Após cada oração responderemos: Senhor, atendei as nossas preces ou outras respostas oportunas. Pode rezar a oração missionária.

Animador(a): Oremos: Senhor nosso Pai, estas são as preces que vos dirigimos com fé e simplicidade. Tende misericórdia de nós e atendei-nos por vosso Filho Jesus, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém!

09) RITO DA COMUNHÃO (Onde tiver ministro e eucaristia, podem comungar)

Animador(a): De mãos unidas rezemos a oração que Cristo nos ensinou: Pai nosso....

Animador(a): Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.

Todos: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

Animador(a): Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém.

Animador(a): A paz do Senhor esteja convosco. Todos: O amor de Cristo nos uniu.

Animador(a): Ofereçamos aos nossos irmãos a Paz de Cristo (Cada um saúda os que lhe estão próximos).

Ministro: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

Ministro(a): Felizes os convidados para a Ceia do Senhor! Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo!

Todos: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

Ministro(a): O Corpo de nosso Senhor Jesus Cristo nos guarde para a vida eterna. Amém!

Ministro(a): Distribui a comunhão.

10) Animador(a): Aviso: Combinar a hora da oração da manhã, da tarde e da noite. Lembrar que a missão de visitar as famílias é missão de todos os membros das comunidades. A celebração de ação de graças pela Terceira Semana Missionária será no Domingo, ás 17 horas no salão paroquial. Vamos combinar em sair todos juntos em procissão.

11) Animador(a): Oremos: Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento nos deixastes memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo, que possamos continuamente colher os frutos da vossa redenção. Vós que reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém!

12) Benção final: Animador(a): O Senhor todo-poderoso e cheio de misericórdia, nos abençoes e nos guarde em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Vamos em paz e que o Senhor sempre nos acompanhe! Demos graças a Deus!

QUARTA-FEIRA (28/07/10)

TEMA: ENCONTRO DE DISCÍPULOS E MISSIONÁRIOS DE CRISTO

OBJETIVO: Fazer experiência de como é belo sentir-se discípulos e missionários de Cristo. Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber.

Sugestão: Pedir para dar testemunho de experiência missionária. Realizar amigos secretos missionários.

I – ORAÇÃO DA MANHÃ

01) Animador(a): Ver ritos iniciais de acolhida para todos os dias, pág. 04

02) Leitura: João 15,9-17

03) Momentos de silêncio, partilha e oração espontânea: Deixar um momento razoável para isso com um fundo musical.

05) Rezar: 1 Pai Nosso e 3 Ave-Marias e Glória ao Pai...

06) Oração missionária de envio: Ver ritos iniciais para todos os dias.

07) Visitas: Organizar como será feitas as visitas às famílias pela parte da manhã e pela parte da tarde. Onde e a que hora se encontraremos novamente. Lembrando que o nosso dia de hoje encerra com a celebração à noite.

II – ORAÇÃO DA TARDE

01) Animador(a): Ver ritos iniciais de acolhida para todos os dias, pág. 05

02) Leitura: Mt13,44-46

03) Momentos de silêncio, partilha e oração espontânea: Deixar um momento razoável para isso com um fundo musical.

04) Rezar: 1 Pai Nosso e 3 Ave-Marias

05) Oração missionária de envio: Ver ritos iniciais para todos os dias.

06) Visitas: Organizar como será feitas as visitas às famílias pela parte da tarde. Onde se encontraremos novamente. Lembrando que o nosso dia de hoje encerra com a celebração à noite.

III – ORAÇÃO DA NOITE

I – CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

Ambiente: Busque ser criativo em preparar bem o ambiente para levar os irmãos ao encontro com Deus. Preparar um lugar de destaque para Nossa Senhora na capela. Se ela não for padroeira, preparar também um lugar para o padroeiro da comunidade. Fazer a entrada solene da imagem de Nossa Senhora no inicio da celebração juntamente com a (o) padroeira (o). Arrumar o ambiente com símbolos missionários, bandeiras e bandeirinhas, cartazes com dizeres do tema do dia, cruz, flor, vela, Bíblia e cartaz com o tema do dia. Pode iniciar ou terminar a oração em frente ao cruzeiro grande. Convidar irmãos para dar testemunho sobre o tema do dia. O evangelho pode ser encenado.

01) Animador(a): Ver acolhida dos ritos iniciais de todos os dias, pág. 04

02) Sinal da Cruz pode ser cantado ou rezado: Invoquemos o Deus-comunhão: em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo! Amém!

03) Ato Penitencial (pode ser rezado ou cantado): Para que nossa oração seja digna diante de Deus, façamos exame de consciência. Cada um pode pedir perdão a Deus dos seus pecados. A cada pedido pode cantar ou repetir: Senhor tende piedade de nós. Ou rezar:

Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

Animador(a): Deus que é rico em misericórdia, tenha compaixão de nós e perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém!

04) Animador(a): Hino de Louvor: A nossa paróquia está em festa, por isso, vamos dar glória a Deus pela Terceira Grande Semana Missionária cantando nosso hino de louvor ou rezando:

Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

05) Oremos: Senhor, estamos reunidos em teu nome e, como discípulos e missionários do teu Filho Jesus, participando da Terceira Grande Semana Missionária, queremos escutar, testemunhar e anunciar o seu amor. Sustenta nossa fé e fortalece nossa caminhada na concretização do teu Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!

06) Liturgia da Palavra: Evangelho Lc10,17-20

07) Reflexão (sentado): Animador(a): Neste encontro com Cristo, queremos expressar a alegria de sermos discípulos do Senhor e de termos sido enviados com o tesouro do Evangelho. Ser cristão não é uma carga, mas um dom: Deus Pai nos abençoou em Jesus Cristo seu Filho, Salvador do mundo.

L 1: Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e Redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades: desejamos que a alegria da Boa Nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem a beira do caminho, pedindo esmola e compaixão.

L 2: A alegria do discípulo é antídoto frente a um mundo aterrorizado pelo futuro e oprimido pela violência e pelo ódio. A alegria do discípulo não é um sentimento de bem estar egoísta, mas uma certeza que brota da fé, que serena o coração e capacita para anunciar a Boa Nova do amor de Deus.

L 3: Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber: tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossa vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras da nossa alegria.

08) PARTILHA

1. O que diz o Evangelho de hoje?

2. O que o Evangelho diz para mim hoje?

3. O que o Evangelho me leva a dizer a Deus?

4. Qual o meu novo olhar a partir deste encontro?

5. Sou um missionário e missionária alegre? Por quê? Como?

Animador(a): Após esta partilha renovemos a nossa fé rezando: Creio em Deus Pai todo poderoso.....

Animador(a): Transformemos nossa reflexão de hoje em preces espontâneas. Após cada oração responderemos: Senhor, atendei as nossas preces ou outras respostas oportunas. Pode rezar a oração missionária.

Animador(a): Oremos: Senhor nosso Pai, estas são as preces que vos dirigimos com fé e simplicidade. Tende misericórdia de nós e atendei-nos por vosso Filho Jesus, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém!

09) RITO DA COMUNHÃO (Onde tiver ministro e eucaristia, podem comungar)

Animador(a): De mãos unidas rezemos a oração que Cristo nos ensinou: Pai nosso....

Animador(a): Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.

Todos: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

Animador(a): Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém.

Animador(a): A paz do Senhor esteja convosco. Todos: O amor de Cristo nos uniu.

Animador(a): Ofereçamos aos nossos irmãos a Paz de Cristo (Cada um saúda os que lhe estão próximos).

Ministro: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

Ministro(a): Felizes os convidados para a Ceia do Senhor! Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo!

Todos: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

Ministro(a): O Corpo de nosso Senhor Jesus Cristo nos guarde para a vida eterna. Amém!

Ministro(a): Distribui a comunhão.

10) Animador(a): Aviso: Combinar a hora da oração da manhã, da tarde e da noite. Lembrar que a missão de visitar as famílias é missão de todos os membros das comunidades. A celebração de ação de graças pela Terceira Semana Missionária será no Domingo, ás 17 horas no salão paroquial. Vamos combinar em sair todos juntos em procissão.

11) Animador(a): Oremos: Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento nos deixastes memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo, que possamos continuamente colher os frutos da vossa redenção. Vós que reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém!

12) Benção final: Animador(a): O Senhor todo-poderoso e cheio de misericórdia, nos abençoes e nos guarde em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Vamos em paz e que o Senhor sempre nos acompanhe! Demos graças a Deus!

QUINTA-FEIRA (29/07/10)

TEMA: DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS DE CRISTO VIVENDO EM COMUNHÃO

OBJETIVO: Fazer experiência de comunhão. Mostrar que os discípulos e missionários de Cristo devem viver em união, em comunhão a exemplo de Cristo com o Pai.

Sugestão: Adoração do Santíssimo Sacramento

I – ORAÇÃO DA MANHÃ

01) Animador(a): Ver ritos iniciais de acolhida para todos os dias, pág. 04

02) Leitura: Jo15,1-8

03) Momentos de silêncio, partilha e oração espontânea: Deixar um momento razoável para isso com um fundo musical.

04) Rezar: 1 Pai Nosso e 3 Ave-Marias e Glória ao Pai...

05) Oração missionária de envio: Ver ritos iniciais para todos os dias.

06) Visitas: Organizar como será feitas as visitas às famílias pela parte da manhã e pela parte da tarde. Onde e a que hora se encontraremos novamente. Lembrando que o nosso dia de hoje encerra com a celebração à noite.

II – ORAÇÃO DA TARDE

01) Animador(a): Ver ritos iniciais de acolhida para todos os dias, pág. 05

02) Leitura: Efésios 4,1-6

03) Momentos de silêncio, partilha e oração espontânea: Deixar um momento razoável para isso com um fundo musical.

04) Rezar: 1 Pai Nosso e 3 Ave-Marias

05) Oração missionária de envio: Ver ritos iniciais para todos os dias.

06) Visitas: Organizar como será feitas as visitas às famílias pela parte da tarde. Onde se encontraremos novamente. Lembrando que o nosso dia de hoje encerra com a celebração à noite.

III – ORAÇÃO DA NOITE

I – CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

Ambiente: Busque ser criativo em preparar bem o ambiente para levar os irmãos ao encontro com Deus. Preparar um lugar de destaque para Nossa Senhora na capela. Se ela não for padroeira, preparar também um lugar para o padroeiro da comunidade. Fazer a entrada solene da imagem de Nossa Senhora no inicio da celebração juntamente com a (o) padroeira (o). Arrumar o ambiente com símbolos missionários, bandeiras e bandeirinhas, cartazes com dizeres do tema do dia, cruz, flor, vela, Bíblia e cartaz com o tema do dia. Pode iniciar ou terminar a oração em frente ao cruzeiro grande. Convidar irmãos para dar testemunho sobre o tema do dia. O evangelho pode ser encenado.

01) Animador(a): Ver ritos iniciais de acolhida para todos os dias, pág. 04

02) Sinal da Cruz pode ser cantado ou rezado: Invoquemos o Deus-comunhão: em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo! Amém!

03) Ato Penitencial (pode ser rezado ou cantado): Para que nossa oração seja digna diante de Deus, façamos exame de consciência. Cada um pode pedir perdão a Deus dos seus pecados. A cada pedido pode cantar ou repetir: Senhor tende piedade de nós. Ou rezar:

Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

Animador(a): Deus que é rico em misericórdia, tenha compaixão de nós e perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém!

04) Animador(a): Hino de Louvor: A nossa paróquia está em festa, por isso, vamos dar glória a Deus pela Terceira Grande Semana Missionária cantando nosso hino de louvor ou rezando:

Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

05) Oremos: Senhor, estamos reunidos em teu nome e, como discípulos e missionários do teu Filho Jesus, participando da Terceira Grande Semana Missionária, queremos escutar, testemunhar e anunciar o seu amor. Sustenta nossa fé e fortalece nossa caminhada na concretização do teu Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!

06) Liturgia da Palavra: João 17,20-26

07) Reflexão (sentado): Animador(a): Queridos irmãos e irmãs, como é bom nos encontrarmos ao redor da palavra que nos reúne, nos convida a viver em comunhão. O tema do nosso encontro é: discípulos missionários de Cristo vivendo em comunhão. Jesus nos chama a viver em comunhão. A união é nossa força. Somos convidados a orarmos pela nossa união e refletirmos como estamos vivendo e o que podemos fazer para sermos um, assim como o Pai e o Filho é um: “Pai Santo, guarda-os em teu nome, o nome que tu me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um” (Jo 17,12).

L1: Deus por meio de sua Palavra, nos pede para sermos unidos, isto é, um só desejo, uma só alma, um só coração, um só pastor, uma só Igreja, um só rebanho.

L2: É da vontade de Deus que sejamos um, pois assim, todos reconhecerão que somos seus discípulos. Por isso, devemos orar e nos esforçarmos para sermos unidos, para que o mundo creia em Deus.

L3: Jesus, no início de seu ministério, escolhe os doze para viver em comunhão com ele. Hoje Ele também nos chama para viver em comunhão com Ele e sua Igreja.

L1: A certeza que estamos unidos a Deus, a sua Igreja e que estamos fazendo a sua vontade é a nossa comunhão. Isto é, estarmos unidos com o nosso pároco e com os nossos irmãos, que são a imagem de Deus.

L2: Pela minha fé e amor a Deus devo fazer a sua vontade, buscar estar em união com a minha Igreja, isto é, com o meu pastor e com os meus irmãos, participando da minha comunidade.

L3: Os discípulos de Jesus são chamados a viver em comunhão com o Pai e com seu Filho morto e ressuscitado, na comunhão no Espírito Santo. A vocação aos discipulado missionário é con-vocação a comunhão em sua Igreja.

L1: Igual as primeiras comunidades de cristãos, hoje nos reunimos assiduamente para escutar o ensinamento dos apóstolos, viver unidos e tomar parte no partir do pão e nas orações.

L2: No povo de Deus, a comunhão e missão estão profundamente unidas entre si... A comunhão é missionária e a missão é para a comunhão.

Animador(a): Para enriquecer mais nossa reflexão vamos ouvir a parábola: Problema da verdade.

Numa antiga cidade da Índia viviam seis cegos. Eles sempre ouviam falar no majestoso elefante do Rajá, o príncipe da época. Até que um dia resolveram examinar diretamente o grande animal. Chegando perto do elefante, o primeiro cego conseguiu colocar a mão na sua barriga. Então, gritando disse: O elefante é como um muro. O segundo cego, porém, segurou uma das pressas e, ouvindo o amigo, protestou: Não, o elefante é ponte agudo e duro como uma lança! O terceiro cego, agarrando a tromba, discordou: O elefante é como uma serpente. O quarto cego, pegando a enorme perna do animal, disse: Vocês estão loucos, o elefante é como o tronco de uma árvore! O quinto cego, ouvindo-a a confusão, decidiu saltar para cima do animal. Segurou, então, numa das orelhas do elefante e disse: Todos vocês são idiotas e não percebem que o elefante é um grande leque de abano. Por fim, o sexto cego, cuidadosamente segurou a cauda do animal e disse: Calem-se todos! O elefante é uma corda resistente.

Animador(a): A mensagem dessa lenda serve de alerta para muitas situações. Muitas pessoas comportam-se como os seis cegos da Índia. Percebem e compreendem uma parte da realidade e concluem orgulhosamente que descobriu toda a verdade. Não caiamos neste erro.

08) PARTILHA

1. O que diz o Evangelho e a parábola de hoje?

2. O que o Evangelho e a parábola diz para mim hoje?

3. O que o Evangelho e a parábola me leva a dizer a Deus?

4. Qual o meu novo olhar a partir deste encontro?

5. Eu vivo em comunhão com minha Igreja? Como?

6. Eu estou cego diante da missão permanente? Por quê?

Animador(a): Após esta partilha renovemos a nossa fé rezando: Creio em Deus Pai todo poderoso.....

Animador(a): Transformemos nossa reflexão de hoje em preces espontâneas. Após cada oração responderemos: Senhor, atendei as nossas preces ou outras respostas oportunas. Pode rezar a oração missionária.

Animador(a): Oremos: Senhor nosso Pai, estas são as preces que vos dirigimos com fé e simplicidade. Tende misericórdia de nós e atendei-nos por vosso Filho Jesus, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém!

09) RITO DA COMUNHÃO (Onde tiver ministro e eucaristia, podem comungar)

Animador(a): De mãos unidas rezemos a oração que Cristo nos ensinou: Pai nosso....

Animador(a): Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.

Todos: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

Animador(a): Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém.

Animador(a): A paz do Senhor esteja convosco. Todos: O amor de Cristo nos uniu.

Animador(a): Ofereçamos aos nossos irmãos a Paz de Cristo (Cada um saúda os que lhe estão próximos).

Ministro: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

Ministro(a): Felizes os convidados para a Ceia do Senhor! Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo!

Todos: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

Ministro(a): O Corpo de nosso Senhor Jesus Cristo nos guarde para a vida eterna. Amém!

Ministro(a): Distribui a comunhão.

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO

01) Animador(a): Neste momento, enquanto se expõe o Santíssimo Sacramento no altar, vamos nos preparar para adorar Jesus eucarístico. Aqueles que puderem se ajoelhem (Deixar um bom tempo de silêncio com um fundo musical)

Depois desse tempo de silêncio, fazer uma breve reflexão e, após cada reflexão, fazer silêncio.

1. Reflexão: Obrigado Senhor por estarmos aqui na vossa presença. Assim, como os discípulos de Emaús o reconheceram ao partir o pão, que nós também possamos reconhecer a vossa presença em nosso meio através da Eucaristia, da partilha e da comunhão.

A Eucaristia é o ápice e fonte de toda a vida cristã. A comunidade cristã não é um grupo reunido em trono de um interesse humanitário, um ideal filantrópico, um código moral, mas em torno de uma pessoa, Jesus Cristo. Cristo ressuscitado presente na Eucaristia, é força unificadora da comunidade, é força propulsora de seu desenvolvimento.

Meditemos em silêncio neste momento em nosso coração, lembrando que é o próprio Cristo quem nos fala: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem acredita em mim nunca mais terá sede” (Jo 6,35); “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá para sempre. E o pão que eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha vida.” (Jo 6,51); “Eu garanto a vocês: se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em vocês. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6,53).

(Fazer agora um momento de silêncio, com um fundo musical, e meditar sobre a mensagem de Jesus).

2. Reflexão: A Eucaristia não tem um sentido e um valor individualista; Tem um alcance profundamente social. Como cristão, partilhar o pão eucarístico implica um compromisso a partilhar o outro pão, um compromisso de justiça, de solidariedade, de defesa daquele cujo pão é roubado, devido as injustiças dos homens e dos sistemas sociais errados. Se faltarmos a esse compromisso, a participação do pão eucarístico não só perderá todo o seu sentido revolucionário, mas se tornará um fenômeno alienante para a nossa consciência. Ou seja, o nosso amor a Jesus deve nos levar a viver a partilha, a solidariedade e o serviço aos irmãos. Só assim, nossa vida se torna comunhão e missão.

(Fazer agora mais um momento de silêncio, com um fundo musical, e meditar sobre o que significa a Eucaristia em nossa vida).

BENÇÃO EUCARÍSTICA

Ministro: De joelho diante do Santíssimo faz a oração: Bendito seja Deus. O povo responde: Bendito seja Deus

Bendito seja o seu santo nome

Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem

Bendito seja o nome de Jesus

Bendito seja o seu Sacratíssimo Coração

Bendito seja seu preciosíssimo Sangue

Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do altar

Bendito seja o Espírito Santo Paráclito

Bendito seja a grande Mãe de Deus, Maria Santíssima

Bendito seja a sua Santa e Imaculada conceição

Bendito seja a sua gloriosa Assunção

Bendito seja o nome de Maria, Virgem e Mãe

Bendito seja São José, seu castíssimo esposo

Bendito seja Deus, nos seus Anjos e nos seus Santos.

O ministro reze e povo repete: Deus e Senhor Nosso/ protegei a vossa Igreja/ dai-lhe santos pastores e dignos ministros/ Derramai as vossas bênçãos/ sobre o nosso Santo Padre/ o Papa Bento XVI/ sobre o nosso bispo Dom Jorge/ sobre todo o clero/ sobre o chefe da nação e do Estado/ e sobre todas as pessoas/ constituídas em dignidade/ para que governem com justiça/ Dai ao povo brasileiro/ paz constante e prosperidade completa/ favorecei, com os efeitos contínuos de vossa bondade/ o Brasil, este bispado/ a paróquia em que habitamos/ a cada um de nós em particular/ e a todas as pessoas/ por que somos obrigados a orar/ ou que se recomendaram/ às nossas orações/ tende misericórdia/ das almas dos fiéis/ que padecem no purgatório/ dai-lhes, Senhor/ o descanso e a luz eterna.

Pai Nosso/ Ave Maria/ Glória ao Pai...

Cantar o “Tão Sublime Sacramento...”

Ministro: Do céu lhes deste o Pão

Resposta: Que contém todo o sabor!

Oremos: Senhor Jesus Cristo, neste admirável Sacramento, nos deixastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos de vossa redenção. Vós que reinais com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amém.

10) Animador(a): Aviso: Combinar a hora da oração da manhã, da tarde e da noite. Lembrar que a missão de visitar as famílias é missão de todos os membros das comunidades. A celebração de ação de graças pela Terceira Semana Missionária será no Domingo, ás 17 horas no salão paroquial. Vamos combinar em sair todos juntos em procissão.

11) Animador(a): Oremos: Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento nos deixastes memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo, que possamos continuamente colher os frutos da vossa redenção. Vós que reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém!

12) Benção final: Animador(a): O Senhor todo-poderoso e cheio de misericórdia, nos abençoes e nos guarde em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Vamos em paz e que o Senhor sempre nos acompanhe! Demos graças a Deus!

SEXTA-FEIRA (30/07/10)

TEMA: SEM COMPROMISSO E TESTEMUNHO NÃO EXISTE MISSÃO

OBJETIVO: Fazer experiência de Deus em nossa vida se colocando a serviço de Deus, sua Igreja e ao próximo.

Sugestão: Encenar o lava pés.

I – ORAÇÃO DA MANHÃ

01) Animador(a): Ver ritos iniciais de acolhida para todos os dias, pág. 04

02) Leitura: Lucas 16,19-31

03) Momentos de silêncio, partilha e oração espontânea: Deixar um momento razoável para isso com um fundo musical.

04) Rezar: 1 Pai Nosso e 3 Ave-Marias e Glória ao Pai...

05) Oração missionária de envio: Ver ritos iniciais para todos os dias, pág.

06) Visitas: Organizar como será feitas as visitas às famílias pela parte da manhã e pela parte da tarde. Onde e a que hora se encontraremos novamente. Lembrando que o nosso dia de hoje encerra com a celebração à noite.

II – ORAÇÃO DA TARDE

01) Animador(a): Ver ritos iniciais de acolhida para todos os dias, pág. 05

02) Leitura: Mc10,35-45

03) Momentos de silêncio, partilha e oração espontânea: Deixar um momento razoável para isso com um fundo musical.

04) Rezar: 1 Pai Nosso e 3 Ave-Marias

05) Oração missionária de envio: Ver ritos iniciais para todos os dias.

06) Visitas: Organizar como será feitas as visitas às famílias pela parte da tarde. Onde se encontraremos novamente. Lembrando que o nosso dia de hoje encerra com a celebração à noite.

III – ORAÇÃO DA NOITE

I – CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

Ambiente: Busque ser criativo em preparar bem o ambiente para levar os irmãos ao encontro com Deus. Preparar um lugar de destaque para Nossa Senhora na capela. Se ela não for padroeira, preparar também um lugar para o padroeiro da comunidade. Fazer a entrada solene da imagem de Nossa Senhora no inicio da celebração juntamente com a (o) padroeira (o). Arrumar o ambiente com símbolos missionários, bandeiras e bandeirinhas, cartazes com dizeres do tema do dia, cruz, flor, vela, Bíblia e cartaz com o tema do dia. Pode iniciar ou terminar a oração em frente ao cruzeiro grande. Convidar irmãos para dar testemunho sobre o tema do dia. O evangelho pode ser encenado.

01) Animador(a): Ver ritos iniciais de acolhida para todos os dias, pág. 04

02) Sinal da Cruz pode ser cantado ou rezado: Invoquemos o Deus-comunhão: em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo! Amém!

03) Ato Penitencial (pode ser rezado ou cantado): Para que nossa oração seja digna diante de Deus, façamos exame de consciência. Cada um pode pedir perdão a Deus dos seus pecados. A cada pedido pode cantar ou repetir: Senhor tende piedade de nós. Ou rezar:

Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

Animador(a): Deus que é rico em misericórdia, tenha compaixão de nós e perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém!

04) Animador(a): Hino de Louvor: A nossa paróquia está em festa, por isso, vamos dar glória a Deus pela Terceira Grande Semana Missionária cantando nosso hino de louvor ou rezando:

Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

05) Oremos: Senhor, estamos reunidos em teu nome e, como discípulos e missionários do teu Filho Jesus, participando da Terceira Grande Semana Missionária, queremos escutar, testemunhar e anunciar o seu amor. Sustenta nossa fé e fortalece nossa caminhada na concretização do teu Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!

06) Liturgia da Palavra: Evangelho: João 13, 1-17

07) Reflexão (sentado): Animador(a): Irmãos e irmãs, cada encontro nos alimenta e orienta para viver plenamente nossa missão de batizados, discípulos e missionários ao serviço do reino. Jesus mesmo nos chamou por caminhos diferentes.

L 1: Durante a ceia Jesus levanta-se e lava os pés de seus discípulos. Dessa forma, ele revela-se como o servo de Deus que se coloca ao serviço dos irmãos.

L 2: Nesta terceira grande semana missionária, não temos dúvida sobre a tarefa no projeto de Jesus. Somos discípulos e missionários ao serviço do reino.

L 3: O gesto de Jesus em lavar os pés aos discípulos, não é bem aceito pelos seus próprios discípulos. É difícil aceitar um messias que serve e não deseja ser servido.

L 1: Todos queremos um deus forte e poderoso. Fica mais fácil de acreditar. O que os discípulos não entendem é que Jesus veio a provar não sua força e seu poder, mais a capacidade de amar e servir.

L 2: A verdadeira tarefa missionária é colocar ao serviço dos irmãos por amor. Prova de amor maior não há que doar a vida pelos irmãos.

L 3: A expressão “lavar os pés” aparece sete vezes no texto. Essa repetição catequeticamente mostra que a comunidade estava com certa dificuldade em viver a prática do serviço uns aos outros.

Animador(a): Para enriquecer mais nossa reflexão vamos ouvir a parábola: O espelho, o rico e o sábio.

Certa ocasião, um homem muito rico foi visitar um amigo, que era muito sábio. Muita gente procurava este sábio para obter conselhos e orientações para a vida. No diálogo, o homem sábio pediu ao homem rico que fosse até a janela e descrevesse tudo o que estava enxergando. O homem rico falou: vejo prédios, casas, automóveis, ruas.

O homem sábio insistiu: continue observando e me diga o que mais você está vendo. Vejo muitas pessoas caminhando, outras conversando. Quero que você olhe com mais atenção e tente me dizer que mais você está vendo. Vejo pessoas numa fila, parece que é o Posto de Saúde. Lá adiante vejo mendigos deitados na marquise de um prédio. Em frente da casa vejo pessoas procurando comida no cesto do lixo. Vejo crianças desnutridas, pedindo comida nos faróis; jovens com ar de drogados, idosos sofridos. O homem sábio falou: Muito bem, meu caro amigo. Conseguiste ver muita coisa. Agora toma este espelho, olha para ele e me diz o que estás enxergando.

O homem rico respondeu: ora, vejo tão somente a mim mesmo. Respondeu o homem rico: isto mesmo, o espelho é uma espécie de retrovisor, que tem uma camada opaca que impede a visão do que está atrás. Só vemos o que está na frente.

Assim é a nossa vida: muitas vezes nossos olhos (coração) ficam cobertos por uma camada que impede de vermos o que acontece ao nosso redor. Não vemos a dor e o sofrimento de nossos semelhantes. Só vemos nossos problemas e nossas dificuldades.

A indiferença, a ganância, o individualismo, o comodismo e tantos ismos da vida nos impedem de ver, sentir e partilhar a dor de nossos irmãos. Muitas vezes somos tão “miseráveis” que não vemos outra coisa a não ser dinheiro. Pense nisto.

08) PARTILHA

1. O que diz o Evangelho e a parábola de hoje?

2. O que o Evangelho e a parábola diz para mim hoje?

3. O que o Evangelho e a parábola me leva a dizer a Deus?

4. Qual o meu novo olhar a partir deste encontro?

Animador(a): Após esta partilha renovemos a nossa fé rezando: Creio em Deus Pai todo poderoso.....

Animador(a): Transformemos nossa reflexão de hoje em preces espontâneas. Após cada oração responderemos: Senhor, atendei as nossas preces ou outras respostas oportunas. Pode rezar a oração missionária.

Animador(a): Oremos: Senhor nosso Pai, estas são as preces que vos dirigimos com fé e simplicidade. Tende misericórdia de nós e atendei-nos por vosso Filho Jesus, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém!

09) RITO DA COMUNHÃO (Onde tiver ministro e eucaristia, podem comungar)

Animador(a): De mãos unidas rezemos a oração que Cristo nos ensinou: Pai nosso....

Animador(a): Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.

Todos: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

Animador(a): Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém.

Animador(a): A paz do Senhor esteja convosco. Todos: O amor de Cristo nos uniu.

Animador(a): Ofereçamos aos nossos irmãos a Paz de Cristo (Cada um saúda os que lhe estão próximos).

Ministro: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

Ministro(a): Felizes os convidados para a Ceia do Senhor! Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo!

Todos: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

Ministro(a): O Corpo de nosso Senhor Jesus Cristo nos guarde para a vida eterna. Amém!

Ministro(a): Distribui a comunhão.

10) Animador(a): Aviso: Combinar a hora da oração da manhã, da tarde e da noite. Lembrar que a missão de visitar as famílias é missão de todos os membros das comunidades. A celebração de ação de graças pela Terceira Semana Missionária será no Domingo, ás 17 horas no salão paroquial. Vamos combinar em sair todos juntos em procissão.

11) Animador(a): Oremos: Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento nos deixastes memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo, que possamos continuamente colher os frutos da vossa redenção. Vós que reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém!

12) Benção final: Animador(a): O Senhor todo-poderoso e cheio de misericórdia, nos abençoes e nos guarde em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Vamos em paz e que o Senhor sempre nos acompanhe! Demos graças a Deus!

SÁBADO (31/07/10)

TEMA: UNIDOS CELEBRANDO A MISSÃO PERMANENTE

OBJETIVO: Fazer experiência da vida nova e permanecer nela.

I – ORAÇÃO DA MANHÃ

01) Animador(a): Ver ritos iniciais de acolhida para todos os dias, pág. 04

02) Leitura: Mc10,28-31.

03) Momentos de silêncio, partilha e oração espontânea: Deixar um momento razoável para isso com um fundo musical.

04) Rezar: 1 Pai Nosso e 3 Ave-Marias e Glória ao Pai...

05) Oração missionária de envio: Ver ritos iniciais para todos os dias, pág.

06) Visitas: Organizar como será feitas as visitas às famílias pela parte da manhã e pela parte da tarde. Onde e a que hora se encontraremos novamente. Lembrando que o nosso dia de hoje encerra com a celebração à noite.

II – ORAÇÃO DA TARDE

01) Animador(a): Ver ritos iniciais de acolhida para todos os dias, pág. 05

02) Leitura: Mt13,44-46

03) Momentos de silêncio, partilha e oração espontânea: Deixar um momento razoável para isso com um fundo musical.

04) Rezar: 1 Pai Nosso e 3 Ave-Marias

05) Oração missionária de envio: Ver ritos iniciais para todos os dias.

06) Visitas: Organizar como será feitas as visitas às famílias pela parte da tarde. Onde se encontraremos novamente. Lembrando que o nosso dia de hoje encerra com a celebração à noite.

III – ORAÇÃO DA NOITE

I – CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

Ambiente: Busque ser criativo em preparar bem o ambiente para levar os irmãos ao encontro com Deus. Preparar um lugar de destaque para Nossa Senhora na capela. Se ela não for padroeira, preparar também um lugar para o padroeiro da comunidade. Fazer a entrada solene da imagem de Nossa Senhora no inicio da celebração juntamente com a (o) padroeira (o). Arrumar o ambiente com símbolos missionários, bandeiras e bandeirinhas, cartazes com dizeres do tema do dia, cruz, flor, vela, Bíblia e cartaz com o tema do dia. Pode iniciar ou terminar a oração em frente ao cruzeiro grande. Convidar irmãos para dar testemunho sobre o tema do dia. O evangelho pode ser encenado.

01) Animador(a): Ver ritos iniciais de acolhida para todos os dias, pág. 04

02) Sinal da Cruz pode ser cantado ou rezado: Invoquemos o Deus-comunhão: em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo! Amém!

03) Ato Penitencial (pode ser rezado ou cantado): Para que nossa oração seja digna diante de Deus, façamos exame de consciência. Cada um pode pedir perdão a Deus dos seus pecados. A cada pedido pode cantar ou repetir: Senhor tende piedade de nós. Ou rezar:

Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

Animador(a): Deus que é rico em misericórdia, tenha compaixão de nós e perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém!

04) Animador(a): Hino de Louvor: A nossa paróquia está em festa, por isso, vamos dar glória a Deus pela Terceira Grande Semana Missionária cantando nosso hino de louvor ou rezando:

Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

05) Oremos: Senhor, estamos reunidos em teu nome e, como discípulos e missionários do teu Filho Jesus, participando da Terceira Grande Semana Missionária, queremos escutar, testemunhar e anunciar o seu amor. Sustenta nossa fé e fortalece nossa caminhada na concretização do teu Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!

06) Liturgia: Mt 28,16-20

07) Reflexão (sentado): Animador: Estamos celebrando esta ação de graças pela Terceira Grande Semana Missionária que se realiza em nossa comunidade. Devemos sentir-nos muito feliz e realizado em nossa fé por estarmos fazendo a vontade de Deus. E assim, possamos um dia participar plenamente do seu Reino. Vamos continuar orando pela nossa Igreja para que continue esta missão permanente de levar a Boa Notícia a todos os irmãos e irmãs.

Leitor1: Nós, Igreja peregrina é por natureza missionária. Porque nascemos da ação evangelizadora de Cristo Missionário do Pai. Nascida da missão, a Igreja que somos nós, é envidada por Jesus;

Leitor2: Evangelizar constitui de fato a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar;

Leitor3: A Igreja é missionária por vontade do próprio Deus, que quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade;

Leitor1: Porque há um só Deus e também um só é o mediador entre Deus e os homens. O homem Jesus Cristo, que se entregou para redenção de todos;

Leitor2: Não existe salvação em nenhum outro, pois debaixo do céu não existe outro nome dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos (At4,12);

Leitor3: Por conseguinte é necessária a pregação da Igreja para que Cristo seja conhecido, as pessoas se convertam a Ele e pelo Batismo se incorporem a Ele e a seu Corpo, a Igreja, e se nutram da Eucaristia. Esse é o caminho normal e revelado para a salvação de todos;

Leitor1: A Igreja tem o dever permanente e o direito de anunciar o Evangelho;

Leitor2: Por mandato divino incumbe à Igreja o dever de ir por todo o mundo e pregar o Evangelho a toda a criatura;

Leitor3: Pela atividade missionária, Deus é plenamente glorificado, e os seres humanos atingem a sua mais completa realização pessoal e social, pelos laços da filiação divina, da fraternidade, do empenho pela justiça, paz, solidariedade e compromisso de ajuda recíproca;

Leitor1: Por isso a ação missionária é o maior e o mais santo dever da Igreja.

Leitor2: Diz-se que 70 ou 60% dos cristãos são católicos. Mas os que participam talvez não cheguem a 5%. E os 65 ou 55% o que fazem? A partir deste fato podemos dizer que somos uma Igreja Missionária Permanente.

Animador(a): Para enriquecer mais nossa reflexão vamos ouvir a parábola: “Depende de você”.

Um jovem quis testar seu professor e foi falar com ele com um passarinho escondido na mão. Perguntou: “O passarinho está vivo ou morto?”. E o professor nada respondeu. Novamente o jovem perguntou: “O passarinho que tenho em minha mão está vivo ou morto?”. O professor respondeu: “Depende de você”. O professor respondeu “depende de você”, porque se respondesse que o passarinho estava morto, o aluno abriria a mão e o passarinho voaria. E se respondesse que estava vivo, o jovem apertaria a cabecinha do passarinho, mataria-o, abriria a mão e diria ao professor que o passarinho estava morto. É por isso que o professor respondeu “depende de você”.

08) PARTILHA

1. O que diz o Evangelho e a parábola de hoje?

2. O que o Evangelho e a parábola diz para mim hoje?

3. O que o Evangelho e a parábola me leva a dizer a Deus?

4. Qual o meu novo olhar a partir deste encontro?

5. A missão permanente em nossa paróquia depende de quem?

Animador(a): Após esta partilha renovemos a nossa fé rezando: Creio em Deus Pai todo poderoso.....

Animador(a): Transformemos nossa reflexão de hoje em preces espontâneas. Após cada oração responderemos: Senhor ajuda-nos a sermos missionários permanentes do teu Reino.

Animador(a): Oremos: Senhor nosso Pai, estas são as preces que vos dirigimos com fé e simplicidade. Tende misericórdia de nós e atendei-nos por vosso Filho Jesus, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém!

09) RITO DA COMUNHÃO (Onde tiver ministro e eucaristia, podem comungar)

Animador(a): De mãos unidas rezemos a oração que Cristo nos ensinou: Pai nosso....

Animador(a): Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.

Todos: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

Animador(a): Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém.

Animador(a): A paz do Senhor esteja convosco. Todos: O amor de Cristo nos uniu.

Animador(a): Ofereçamos aos nossos irmãos a Paz de Cristo (Cada um saúda os que lhe estão próximos).

Ministro: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

Ministro(a): Felizes os convidados para a Ceia do Senhor! Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo!

Todos: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

Ministro(a): O Corpo de nosso Senhor Jesus Cristo nos guarde para a vida eterna. Amém!

Ministro(a): Distribui a comunhão.

10) Animador(a): Aviso: Combinar a hora da oração da manhã, da tarde e da noite. Lembrar que a missão de visitar as famílias é missão de todos os membros das comunidades. A celebração de ação de graças pela Terceira Semana Missionária será no Domingo, ás 17 horas no salão paroquial. Vamos combinar em sair todos juntos em procissão.

11) Animador(a): Oremos: Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento nos deixastes memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo, que possamos continuamente colher os frutos da vossa redenção. Vós que reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém!

12) Benção final: Animador(a): O Senhor todo-poderoso e cheio de misericórdia, nos abençoes e nos guarde em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Vamos em paz e que o Senhor sempre nos acompanhe! Demos graças a Deus!

ORAÇÃO PARA A BENÇÃO DA CASA E DA FAMÍLIA

01) Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

A paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja nesta casa. Amém!

02) Creio Senhor, que estais aqui presente, embora meus olhos não te vejam, sinto o Senhor pela minha fé. Afastai de mim os pensamentos estranhos e fazei-me compreender tudo que nesta meditação queres me ensinar e que eu decido a viver. Vosso servo vos escuta. Santa Maria medianeira de todas as graças, ajudai-me a seguir a voz do Senhor.

03. Cantar o refrão: A família será abençoada ou Abençoa Senhor as famílias amém (ou outro apropriado).

04. Leitura bíblica: Lc9,1-9; Lc10,5-9; Lc10,38-42; Lc19,1-9; Ef 4,1-6; (ler da bíblia, um desses testos ou outro apropriado)

05. Breve partilha da Palavra

06. Preces: Espontânea, conforme a situação da casa visitada

07. Rezar: Pai nosso – Ave Maria – Glória ao Pai.

08. Benção sobre a casa e família

Suplicamos-vos Deus Pai, todo poderoso, entrai neste lar e abençoai a todos os que nela moram. Afaste desta casa o espírito do mal e enviai os vossos santos Anjos para guardá-la e defendê-la. Seja esta casa preservada de roubos e assaltos, e defendida contra incêndios e tempestades. Que as forças do mal não perturbem o sossego da noite. Que a vossa mão protetora paire, dia e noite, sobre esta casa e que a vossa infinita bondade penetre nos corações de todos os que nela moram. Que neste lar reine a paz duradoura, a tranquilidade e a caridade que une os corações. Que a saúde a compreensão e a alegria sejam permanentes. Senhor, que nunca falte o pão nesta mesa, o alimento que dá energia ao nosso corpo e fortalece o nosso ânimo e assim nos tornamos capazes de resolver todos os problemas, superar todas as dificuldades e cumprir as tarefas. Que esta casa e esta família sejam abençoadas por Jesus, Maria e José. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Enquanto asperge cantar ou rezar: Eu te peço desta água que tu tens....

09. Benção final

O Senhor os abençoe e os guarde! O Senhor lhes mostre a sua face brilhante e tenha piedade de vocês! O Senhor lhes mostre o seu rosto e lhes conceda a saúde, força, coragem, fé, esperança, amor e paz verdadeira. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Concluir com o abraço da paz.

10. Agradecer a família pela acolhida, falar da programação e convidá-los a participar.

CANTOS MISSIONÁRIOS


1.me chamaste para caminhar na vida contigo, decidi para sempre seguir-te e não voltar atrás. Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma. È difícil agora viver sem lembra-me de ti...

/:Te amarei Senhor: / Eu só encontro a paz e a alegria bem perto de ti!

2.Eu pensei muitas vezes calar e não dar nem respostas, eu pensei na fuga esconder-me, ir longe de ti. Mas tua força venceu e ao final eu fiquei seduzido, é difícil agora viver sem saudades de ti.

3.Ó Jesus não me deixe jamais caminhar solitário, pois conhece a minha fraqueza e o meu coração vem, ensina-me a viver a vida na tua presença, no amor dos irmãos, na a alegria , na paz, na união.

02) Bom dia (boa tarde, boa noite) amigo e companheiro venha ligeiro pra evangelizar, pois Jesus Cristo é o nosso Salvador. Ele é justiça, esperança, amor e paz

Falar de tua justiça eu quero, falar de teu amor eu vou, falar do teu poder me dá coragem pra viver.

b) Tu, meu amigo, que estás ai quietinho, venha depressa falar do meu Senhor! Me alegro em espírito, corpo e alma, quando se trata de Jesus, meu Salvador.

03) Pelos pecados, erros passados, por divisões da tua igreja, ó Jesus.

Senhor piedade, Senhor piedade, Senhor piedade, piedade de nós.

Quem não te aceita, quem te rejeita, pode não crer por ver cristãos que vivem mal.

Cristo piedade, Cristo piedade, Cristo piedade, piedade de nós.

Hoje se a vida é tão ferida, deve-se a culpa indiferença dos cristãos.

04) Gloria, gloria, Gloria, gloria ao Senhor/ por sua graça e seu infinito amor.

a) Pelo Pai Criador, Glória ao Senhor.

Pelo Filho Redentor, Glória ao Senhor.

Pelo Espírito de Amor, Glória ao Senhor

Pela Mãe do Salvador, Glória e Louvor a Ti Senhor.

b) Pela Nossa Paróquia, Glória ao Senhor!

Pelas nossas comunidades, Glória ao Senhor!

Pelas nossas pastorais, Glória ao Senhor!

Pela semana missionária, Glória e Louvor a Ti Senhor!

04) Alô, irmão, já é hora de acordar. Abra a porta aos missionários, que vieram te visitar

a) Abra a porta para teu irmão, venha ver clarear nova luz/ estamos anunciando o Evangelho de Jesus.

b) Meus irmãos é tempo de acordar, no Evangelho se aprofundar/ e vamos lá pra fora esta missão saborear.

05) O Senhor me chamou para semear, semear com muito amor, nas santas missões populares

a)Nas Santas Missões Populares ninguém pode faltar/ traga o pai e traga o filho, todos vão gostar. Anunciar Jesus Cristo com os missionários do lugar.

b) Você que está triste, venha se alegar. Você que está com fome, venha saciar-se. Você que está sentado venha semear, semear com Jesus Cristo, é santa Missão Popular.

06) Você sai de sua casa, vai ao mundo anunciar. Vai falar do Evangelho, Santa Missão Popular

Missionário eh, missionário ah/ Miranda chama e o povo te espera ver você chegar.

b) Com a chegada de voces nos sentimos muito bem/ Missionário e missionária aceitem nossos parabéns.

c) Santa Missões Populares é uma flor tão perfumada/ nasceu no jardim das CEBs, de uma arvore abençoada.

08) O sol se põe e o sino que bate ao som alegre da Ave Maria. Voltando pra casa depois do trabalho, sentido aqui dentro uma grande alegria.

Quando à tardinha a Nossa Senhora se fica lá fora tentando rezar. É grande a emoção que se sente no peito, precisa ser forte pra não chorar.

b) Quando criança me marcou bastante um certo momento de grande emoção. O pôr-do-sol, a casa, o poente, que nós trazemos na recordação.

c) Maria, seus olhos me olham profundo, querendo falar de uma grande missão. Tem gente sofrendo e morrendo de fome, precisa lutar pela libertação.

BOA SEMANA MISSIONÁRIA!