TEXTO DOS ENCONTROS PARA O MÊS DE JUNHO

clip_image003

“VÃO E FAÇAM COM QUE TODOS

SE TORNEM MEUS DISCÍPULOS”

(Mt 28,19).

PARÓQUIA N. SRA. DO CARMO – MIRANDA-MS.

APRESENTAÇÃO

É com muita alegria que apresentamos a você este material de reflexão para ser realizado nos grupos de famílias, pastorais, movimentos e comunidades. O objetivo é ajudar a todos a participarem das Santas Missões Populares por meio de oração, reflexão e ação. Se Jesus que é Deus, rezou firmemente, muito mais nós precisamos orar.

Este livro é um convite a todos a viverem uma vida de profunda oração a Deus. Só assim, poderemos superar qualquer problema, medo, vergonha, preguiça, comodismo, insegurança. A oração une nossas famílias, comunidades, pastorais, movimentos e nos fortalece na fé, na esperança, na paz, no amor e na confiança em Deus. Nos leva a uma nova experiência do amor de Deus. A um novo ardor missionário. A uma nova paixão por Cristo e sua Igreja.

A reflexão é muito importante. Ela nos ajuda a entendermos a vontade de Deus. Jesus sempre explicou para seus discípulos o projeto do Pai. Mesmo assim, muitos demoraram a entender. A reflexão nos ajuda a sermos realmente discípulos de Jesus, que segue os seus passos. Ajuda-nos a sermos missionários autênticos, preparados para a missão.

O final de tudo isso, é ação. A oração e reflexão verdadeira nos levam a assumirmos a causas dos pobres e injustiçados. Leva-nos a luta. Um cristão autêntico não pode ser omisso, acomodado, parado. Água parada não há vida, porque ela perde o oxigênio. Assim também pode acontecer com um batizado que não se mexe. Acaba perdendo a vida, porque falta o oxigênio, isto é, o Espírito Santo. Não podemos deixar isto acontecer. Por isso, estamos vivendo as Santas Missões Populares.

Lembre-se que é Cristo que nos chama e nos envia: “Assim como o Pai me enviou eu também vos envio (Jo20,21); Vão e façam com que todos se tornem meus discípulos (Mt28,19).

RITOS INCIAIS PARA TODOS OS ENCONTROS

01 – ACOLHIDA

Animador: Irmãos e irmãs! Bom dia! Boa tarde! Boa noite! Que bom nos encontrarmos reunidos em nome de Deus! Sejam bem vindos ao nosso encontro! É com muita alegria que acolhemos vocês aqui! Queremos que todos se sintam bem amados por Deus e por todos os irmãos! Desde já, agradecemos a sua presença e sua participação! Agradecemos a Igreja que nos acolhe!

Vamos com grande júbilo participar das santas missões populares, lembrando que é Cristo que nos convida a tomar parte no seu Reino. Nestes encontros somos convidados a louvar e bendizer a Deus pelas santas missões populares que está acontecendo em nossa paróquia e por tantas bênçãos que recebemos de Deus. Somos também convidados a orar pelas nossas necessidades, pelas nossas famílias e pela nossa paróquia que está em missão, para que, mesmo diante de tantas dificuldades, possamos permanecer firme na fé, na esperança e no amor! Por isso, Vamos com muito entusiasmo iniciarmos nosso encontro cantando!

02 – ORAÇÃO INICIAL

Animador: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!

Todos: Amém!

Animador: Irmãos eleitos segundo a presciência de Deus Pai, pela santificação do Espírito para obedecer a Jesus Cristo e participar da bênção da aspersão do seu sangue, graça e paz vos seja concedidas abundantemente!

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Animador: No inicio do nosso encontro de oração pelas SMP, rezemos juntos com muita fé, esperança e amor:

Todos: Deus nosso Pai, nós vos louvamos e bendizemos por toda animação missionária que se realiza, por meio de vosso Filho Jesus Cristo, Caminho certo a seguir, Verdade que liberta e Vida que salva.

Enviai sobre nós o Espírito Santo, para que nossas comunidades sejam sinal de vida e esperança para todos.

Despertem vocações missionárias e protegei os que anunciam o Evangelho, tornando vosso nome conhecido e amado em todos os recantos do universo.

Abençoa o nosso esforço em assumir as Santas Missões Populares como tempo forte de oração e evangelização.

Nossa Senhora do Carmo, padroeira de nossa paróquia, fazei-nos seguidores do vosso Filho Jesus Cristo, participando das Santas Missões Populares e fortalecei, em todas as pessoas, o compromisso de construir um mundo de justiça e de paz. Amém!

03 – ATUALIZANDO (Pode sentar neste momento)

Leitor 1: No dia 26 de Novembro de 2006 foi aprovado em Assembléia Paroquial o projeto de Evangelização as Santas Missões Populares;

Leitor 2: É um plano que está acontecendo no Brasil a fora;

Leitor 3: A nossa Diocese de Jardim abraçou também este intuito de evangelizar, inclusive algumas paróquias, já realizaram este projeto. Nós estamos em andamento;

Leitor 1: Assim que ficou aprovado em Assembléia as Santas Missões Populares, já começamos estudar o projeto de evangelização. No mês de Fevereiro e Março de 2007 foi realizado estudo e retiro;

Leitor 2: Nos meses de Março à Junho de 2007 passamos em todas as comunidades falando sobre o que é Santas Missões Populares, sua metodologia, espiritualidade e atividade;

Leitor 3: No dia 16 de Julho na festa da padroeira fizemos à abertura solene das Santas Missões Populares;

Leitor 1: Nos meses de Agosto a Novembro ficou para ser feita a setorização com grupos de famílias, mas foi solicitado mais tempos, estendendo até a Assembléia Paroquial do dia 09 de Dezembro de 2007;

Leitor 2: Mesmo assim, não foi possível, adiando novamente para a Assembléia Paroquial do dia 24 de Fevereiro de 2008. Por fim, não foi concluída;

Leitor 3: Deste modo, ficou decidido na Assembléia Paroquial do dia 24 de Fevereiro de 2008 o mutirão entre as comunidades, as pastorais e movimentos para terminar a setorização;

Leitor 1: Não podemos esquecer que estamos vivendo um tempo muito especial de graças, bênçãos e salvação. A nossa paróquia está em missão, as santas missões populares. Não vamos deixar passar despercebido! Vamos acordar para essa realidade!

Leitor 2: Por meio deste projeto de evangelização – Santas Missões Populares – a nossa Igreja busca evangelizar: acolhendo e integrando todos os irmãos na vida da comunidade;

Leitor 3: Busca ajudar os batizados a fazer uma nova experiência do amor de Deus e levar a um novo ardor missionário, a uma nova paixão por Cristo!

Leitor 1: Busca ajudar as famílias a viverem o amor de Deus;

Leitor 2: Busca fortalecer, reorganizar e unir os conselhos paroquiais com a participação de todos;

Leitor 3: Buscar fortalecer, reorganizar, unir as comunidades, setores, grupos de famílias, pastorais, movimentos, associações;

Leitor 1: Busca despertar e formar novas lideranças;

Leitor 2: Busca ajudar os batizados a tomar consciência que é a responsável pela ação missionária e pastoral da Igreja e pela construção de um mundo mais humano e cristão;

Leitor 3: Busca fazer com que todos os fiéis, diretamente ou através de representantes eleitos, participem, quanto possível, não só da execução, mas também do planejamento e das decisões relativas à vida eclesial e à ação Pastoral da Igreja.

QUINTO ENCONTRO

TEMA: A FAMÍLIA E AS SANTAS MISSÕES POPULARES.

OBJETIVO: MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA COMO MISSIONÁRIA.

01 – RITOS INICIAIS

02 – EVANGELHO: Lucas 1, 1-19

03 – REFLEXÃO

ANIMADOR: Nesse quinto encontro vamos orar e refletir sobre a importância da família nos dias de hoje e o seu verdadeiro papel de missionária no mundo e na sociedade. É nela que se desenvolvem os primeiros aspectos físicos, morais e intelectuais. Se a família esta bem alicerçada no amor de Deus e seus mandamentos, ela é como uma casa construída sobre rochas onde nenhum temporal poderá abalar.

LEITOR 1 – Quando nascemos, somos frágeis e indefesos. São nossos pais quem nos protegem, nos alimentam e nos ensinam os primeiros passos. Também são eles que nos ensinam as primeiras palavras e cuidam para que aprendamos só o que é bom.

LEITOR 2 – O mundo atual, com a evolução da tecnologia falsos valores estão sendo incorporados às nossas famílias, tais como divórcio, aborto e até casamento entre pessoas do mesmo sexo. Sabemos que isso não é a vontade de Deus, pois ele mesmo instituiu a família. No início Deus fez o homem e a mulher. A sua imagem ele os fez (Gênesis 1,27)

LEITOR 3 – É na família que a criança adquire os primeiros conhecimentos e o senso de coletividade. No entanto cabe aos pais como primeiro educador, guiá-lo no caminho certo que os conduz ao amor, justiça e fraternidade para que no futuro tenhamos um mundo melhor.

LEITOR 1 – Também é a família a responsável por manter viva a chama da fé e da esperança para que com seu exemplo possa ser luz não só aos filhos, mas também aos amigos, vizinhos e as pessoas que os cerca, a fim de que a exemplo dos apóstolos todos possam dizer: vejam como eles se amam.

LEITOR 2 – Nas creches, escola e faculdades as nossas crianças, adolescentes e jovens adquirem conhecimentos que levam pro resto de suas vidas. É importante, porém que os educadores sejam pessoas instruídas não só intelectualmente, mas que tenham valores éticos e morais para conduzi-los no caminho certo evitando assim que muitos se percam através das drogas, da violência e de tantos outros males.

LEITOR 3 – O papel do verdadeiro Missionário é anunciar e denunciar. Dessa forma é preciso que na família haja reciprocidade, amor, compreensão e temor de Deus. Que os pais saibam amar e corrigir seus filhos dando a eles conforto material sim, mas principalmente os orientando para a justiça e a caridade.

LEITOR 1 – As Santas Missões Populares é um momento forte de evangelização e conversão. Elas estão aí e acontecem no meio do povo e de acordo com seus anseios e suas necessidades. Esse povo que aclama, louva, glorifica mas também clama por justiça e dignidade.

LEITOR 2 – É preciso que o Missionário tenha consciência do seu papel de evangelizador e formador através não só do anúncio da palavra, mas especialmente sendo coerente em seus atos junto a sua família a exemplo do próprio Cristo que amou a sua igreja incondicionalmente.

04 – PARTILHANDO

ANIMADOR: Vamos conversar um pouco sobre o Evangelho e a reflexão que ouvimos. Mas antes, vamos memorizar os encontros anteriores.

  1. Você se lembra do tema do primeiro, segundo, terceiro e quarto encontro? Qual era?
  2. O que você aprendeu de importante nesses encontros? Ajudou você ser missionário? Como?
  3. Você fala das SMP na sua família e entre amigos? O que você fala? Por quê?
  4. O que à forma de vida de Zacarias e sua esposa nos ensina hoje?
  5. Como deve ser a família segundo os planos de Deus?
  6. Como os pais devem educar na fé os seus filhos?
  7. O que as Santas Missões Populares propõem às nossas famílias quanto à evangelização dos filhos?
  8. Será que as nossas famílias correspondem às expectativas dos filhos e vice-verso sobre o compromisso com Deus? Por quê?
  9. A nossa família é comprometida com o projeto de Deus de ser missionária? Como?
  10. Vamos conversar de dois em dois como a nossa família pode ser missionária?

05 – VAMOS TRANSFORMAR NOSSA PARTILHA E ORAÇÃO

  1. Pelas nossas famílias para que saiba educar os filhos na lei de Deus a fim de que tenhamos um mundo mais justo e fraterno, Rezemos ao Senhor.
  2. Por todas as nossas comunidades católicas para que sejam exemplo de amor, justiça, caridade e ajuda mútua.
  3. Pelas Santas Missões populares para que cresçam não só em número, mas em sabedoria e serviço ao Reino e aos irmãos.
  4. Por todas as pessoas de nossa paróquia, o nosso padre, ministros, coroinhas , catequistas e o povo em geral para que nunca desanimem em sua caminhada em busca da recompensa final que é Pátria Celeste.

- Podem ser feitas outras orações espontâneas.

06 – COMPROMISSO CRISTÃO

ANIMADOR: Diante da reflexão que compromisso pode assumir com Deus?

Ver se as famílias em nossa comunidade estão integradas nos setores ou grupos de famílias? Buscar acolher essas famílias. Ver também se tem alguma família que está passando por dificuldades: material, conjugal ou em relação aos filhos e ver em que é possível ajudá-la.

07 – CONSAGRAÇÃO AS SANTAS MISSÕES POPULARES

08 – AVISO

09 – CÂNTICO DE ENVIO

SEXTO ENCONTRO

TEMA: SER IGREJA NO MUNDO DE HOJE

OBJETIVO: AJUDAR A TODOS A ASUMIR O SEU PAPEL DE MISSIONÁRIO.

01 – RITOS INICIAIS

02 – EVANGELHO: Mateus 13, 3-9, 24-30

03 – REFLEXÃO

ANIMADOR: Neste sexto encontro vamos refletir sobre o nosso verdadeiro papel de cristão na Igreja nos dias atuais. Vamos fazer uma análise da conjuntura social a fim de reconhecer as nossas falhas e o que podemos fazer para que todos assumam a sua responsabilidade de transformar o mundo para melhor. Levando aos outros a mensagem da palavra e conscientizando aqueles que ainda não descobriram o verdadeiro sentido da vida. Estamos não só evangelizando, mas os tornando missionários.

LEITOR 1 – Nas Santas Missões Populares, o principal papel do missionário é convencer os irmãos daquilo que estão anunciando. É despertar, nos outros, aquela convicção que já temos e a certeza de que o caminho a seguir é o do próprio Cristo. Porém, na maioria das vezes acontece muita insegurança por parte de quem anuncia. Nesse momento então temos que nos fortalecer através da oração para que o Espírito Santo nos ilumine e nos dê a força necessária guiando não só os nossos passos, mas principalmente dando-nos sabedoria.

LEITOR 2 – A pessoa que acredita em Deus ela é capaz não só de mudar o rumo da sua vida sempre pra melhor, mas com seus exemplos, sua alegria contagiante ela transmite esse Deus ressuscitado em que ela crê de diferentes modos: no trabalho, na escola, nas diversões e rodas de amigos, fazendo com que os outros também sintam o mesmo gosto desse amor gratuito que Deus tem por todos.

LEITOR 3 – Existem pessoas que são amargas, mal amadas, vivem reclamando de tudo e de todos. Essas pessoas também contagiam os outros com a sua descrença, e seu desamor. São como batata podre no meio das outras que aos poucos vai contaminando a todos com suas - reclamações, fofocas e intrigas. É como a água parada que não gera vida senão vida de morte (como o mosquito da DENGUE).

LEITOR 1 – Em nossa cidade a maioria das pessoas se dizem católicas, mas uma grande parte não freqüentam a igreja e outras tantas só vão à missa mas acha que não é importante participar nas comunidades. No entanto é na base, ou seja, nos grupos de família que todos se conhecem se ajudam e de fato se comprometem uns com os outros e isso é o que se chama comunhão fraterna.

LEITOR 2 – Muitas pessoas são verdadeiros exemplos de Maria que em nenhum momento exitou em seguir o Cristo. São elas que com o seu desprendimento cristão, muitas vezes deixam seus afazeres para celebrar nos setores, levar a catequese ou ainda evangelizando através das Santas Missões Populares.

LEITOR 3 – Quantas são as vezes que nos deparamos com situações desagradáveis onde muitos acham que ser cristão é algo que não faz diferença, ou ainda, que tanto faz como tanto fez. Nós sabemos que isso não é verdade, pois o verdadeiro católico, além de ser solidário e caridoso, tem em suas práticas diária a devoção a Nossa Senhora e aos Santos. Não fala mal dos outros e não faz negócios ou atos escusos, mas sempre age com transparência procurando ser exemplo a ser seguido.

04 – PARTILHANDO

ANIMADOR: Vamos conversar um pouco sobre o Evangelho, a reflexão que ouvimos:

01) O que você lembra do encontro anterior?

02) O que é ser Igreja no mundo hoje?

03) As Santas Missões Populares nos ajudar a sermos igrejas hoje? Como?

04) O que significa a semente? Que tipo de semente você semeia?

05) Quem é o semeador?

06) O que é o campo onde as sementes foram lançadas?

07) O que significa o terreno pedregoso?

08) Quem é o trigo e o Joio? Você se considera trigo ou joio?

09) Qual a nossa maior dificuldade em sermos missionários hoje?

05 – VAMOS TRANSFORMAR NOSSA PARTILHA E ORAÇÃO

01. Pela nossa Igreja para que seja sempre solidária, acolhedora e exemplo de unidade entre os cristãos. Rezemos...

02. Pelos cristãos do mundo inteiro para que a exemplo dos apóstolos possam testemunhar o Cristo em toda e qualquer situação. Rezemos...

03. Pelas nossas comunidades para que elas se multipliquem e sejam fortalecida por esse grande ardor missionário que impulsiona a todos. Rezemos...

Preces espontâneas...

06 – COMPROMISSO CRISTÃO

Animador: Diante da reflexão e oração que compromisso você pode assumir com Deus para que nossa Igreja atual seja missionária? Vamos organizar bem os grupos de famílias em nossa comunidade?

07 – CONSAGRAÇÃO AS SANTAS MISSÕES POPULARES

08 – AVISO

09 – CÂNTICO DE ENVIO

SÉTIMO ENCONTRO

TEMA: COMO ESTOU VIVENDO O MEU BATISMO?

OBJETIVO: Mostrar que todos os batizados são missionários enviados por Cristo e sua Igreja: ide e evangelizai.

01 – RITOS INICIAIS

02 – EVANGELHO: Mateus 19, 13-22

03 – REFLEXÃO

ANIMADOR: Ao iniciarmos o nosso sétimo encontro vamos pedir ao nosso Deus que nos ilumine e nos mostre os caminhos da sabedoria para podermos discernir com clareza os dons que recebemos do Espírito Santo em nossa vida e que saibamos colocá-los a serviço dos irmãos em nosso dia-a-dia.

LEITOR 1 Nas Santas Missões Populares inúmeras atividades estão sendo desenvolvidas a fim de promover a busca constante do sentido verdadeiro da vida. Valorizando sempre as capacidades artísticas e organizativas das pessoas com o objetivo de resgatar e melhorar as festas populares e religiosas.

LEITOR 2 Entre as ações concretas promovidas pelas Santas Missões Populares podemos constatar a construção de muros, participação em promoções e eventos da paróquia, realização do Forró Missionário além dos arrastões e visitas de cadastramento, setorização e evangelização.

LEITOR 3 Se de fato queremos viver o nosso batismo, temos que estar num clima de entre ajuda e pra isso somos convidados a superar medos, angustias, isolamentos, barreiras, preconceitos e sonhar com uma vida plena para todos onde os sonhos possam se tornar realidade.

LEITOR 1 Em nossas comunidades é importante sabermos diferenciar as festas populares e religiosas de certas festanças que promovem a bebedeira, algazarra e falsos valores. Dentro dessa perspectiva saber viver a beleza das nossas tradições culturais e religiosas.

LEITOR 2 É também papel de cada um de nós promover mutirões em defesa da vida e da esperança. Envolver autoridades, lideranças e meios de comunicação social organizando manifestações populares e denunciando causas de muitos problemas.

LEITOR 3 Nas Santas Missões Populares as pessoas também realizam momentos de oração, meditação, reflexão e participação ativa nos sacramentos. Tudo isso de uma forma autentica, alegre e criativa.

04 – PARTILHANDO

ANIMADOR: Vamos conversar um pouco sobre o Evangelho, a reflexão que ouvimos:

01. Que mensagem podemos tirar da leitura do evangelho que ouvimos?

02. Por que será que é tão difícil deixar tudo e seguir o Cristo?

03. E nós hoje, o que precisamos fazer para entrar na vida eterna?

04. Qual seria a nossa atitude diante de uma difícil escolha: vá vende tudo o que tens, dê aos pobres e siga-me?

05. De que forma Jesus nos chama hoje? E qual a nossa resposta?

05 – VAMOS TRANSFORMAR NOSSA PARTILHA E ORAÇÃO

01. Para que sejamos mais verdadeiros em nossas atitudes no lar, na escola, no trabalho e na sociedade. Rezemos ao Senhor... Senhor atendei as nossas preces!

02. Para que saibamos levar Deus a todos os povos através das Santas Missões Populares, Rezemos ao Senhor... Senhor atendei as nossas preces!

03. Pelas famílias da nossa cidade para que acolham com carinho os nossos missionários e sejam capazes de entender o verdadeiro sentido da evangelização, Rezemos ao Senhor... Senhor atendei as nossas preces!

Outras intenções...

06 – COMPROMISSO CRISTÃO

Cada pessoa deverá visitar alguém durante a semana e convidá-lo a participar do próximo encontro.

07 – CONSAGRAÇÃO AS SANTAS MISSÕES POPULARES

08 – AVISO

09 – CÂNTICO DE ENVIO

OITAVO ENCONTRO

TEMA: TESTEMUNHAR O CRISTO SEMPRE

OBJETIVO: Mostrar que Jesus nos enviou para testemunhá-lo.

01 – RITOS INICIAIS

02 – EVANGELHO: João 20, 24-29

03 – REFLEXÃO

ANIMADOR: Aqui mais uma vez nos reunimos para celebrar o nosso oitavo encontro. Queremos louvar o nosso Deus e agradecer por todas as graças alcançadas durante mais esta caminhada missionária. Que a nossa mãe Maria possa continuar nos abençoando e nos fortalecendo em nossa caminhada de Igreja, na família e em nossos trabalhos diário.

LEITOR 1 – As nossas práticas é que nos define. Se fazemos o bem, somos do bem. Se fazemos o mal, somos do mal porque nós somos aquilo que fazemos. Se quisermos dar testemunho de Cristo temos que viver nele, com ele e por ele.

LEITOR 2 – Também as nossas atitudes no dia-a-dia vão mostrar se somos coerentes com o que pregamos aos outros. Se queremos ter um mundo onde reine a igualdade, justiça, caridade e a paz, é preciso semearmos boa semente.

LEITOR 3 – Não basta falar de paz e viver a guerra entre a família, querer falar de justiça e trapacear os outros nos negócios, falar de honestidade na política e ser coniventes com a corrupção ou dizer que defende a vida mas é a favor do aborto.

LEITOR 1 – Em nossa sociedade como um todo é comum perceber pessoas que se dizem cristãs mas suas práticas provam o contrário pois falam mal dos outros, não praticam a caridade para com os mais necessitados e na maioria das vezes vivem no seu pequeno mundo olhando somente para o próprio umbigo contradizendo o que é a vontade de Deus.

LEITOR 2 – O apóstolo Paulo antes de ser decapitado, escreveu a Timóteo, amigo e companheiro de missão: Não se envergonhe de dar testemunho de nosso Senhor Jesus Cristo, nem de mim seu prisioneiro... Eu não me envergonho, porque sei em quem depositei minha fé( 2Tm 1,8-12)

LEITOR 3 – O Cristão autêntico é também uma pessoa livre porque ela dá sentido a tudo que faz e assume as conseqüências . Sabe dizer não as opressões e toma sempre as decisões em favor dos menos favorecidos.

04 - PARTILHANDO

Animador: Agora vamos conversar um pouco sobre o nosso encontro.

01. De que forma estamos testemunhando o Cristo ressuscitado em nossa comunidade?

02. Será que muitas vezes nós somos como André que somente acredita porque viu?

03. O que Jesus disse a Tomé?

04. O que Jesus diria hoje a nós aqui na nossa comunidade?

05. O que devemos fazer para sermos presença viva em do Cristo em nossa comunidade?

05 – VAMOS TRANSFORMAR NOSSA PARTILHA E ORAÇÃO

01. Pelas pessoas que a exemplo de Tomé, ousam duvidar da presença real de Jesus na Eucaristia para que o Senhor se compadeça delas rezemos ... Senhor atendei-nos!

02. Pelas nossas comunidades para que cresçam em número e especialmente na fé e no amor, rezemos... Senhor atendei-nos!

02. Por todos os dirigentes dos grupos de família, as lideranças das nossas capelas e ao povo em geral para que tenham mais compromisso em levar a mensagem e testemunhar o Cristo em todos os recantos do nosso município fazendo uma missão sem fronteiras, rezemos ... Senhor atendei-nos!

Outras intenções..

06 – COMPROMISSO CRISTÃO

Que compromisso o encontro de hoje nos faz? Vamos assumir? Que tal, sermos mais corajosos e abraçarmos de verdade as SMP? Vamos ajudar nas setorização, vamos fazer a inscrição de missionários em nossa comunidade? Vamos ver quantas pessoas realmente vão se inscrever como missionário? Vamos montar uma equipe para divulgar as SMP por meios de visitas, faixas, pintar muros, enfim? Vamos organizar as SMP em nossa comunidade? Vamos levar propostas para o padre de como melhorar as SMP? Vamos ajudar a nossa paróquia a fazer uma excelente missão?

07 – CONSAGRAÇÃO AS SANTAS MISSÕES POPULARES

08 – AVISO

09 – CÂNTICO DE ENVIO

ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS

CONSAGRAÇÃO AS SANTAS MISSÕES POPULARES POR MEIO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Animador: Estamos no mês de Junho, mês em que celebramos a festa do Sagrado Coração de Jesus. Por isso, vamos suplicar a Jesus que nos ajude a termos um coração semelhante ao seu, um coração missionário cheio de amor.

Todos: Lembrai-nos ó dulcíssimo Jesus, que nunca se ouviu dizer que alguém, recorrendo com confiança ao vosso Sagrado Coração, implorando a vossa divina assistência e reclamado a vossa infinita misericórdia, fosse por vós abandonado.

Possuído, pois, e animado da mesma confiança, ó Coração Sagrado de Jesus, rei de todos os corações, recorremos a Vós e nos prostramos diante de Vós. Meu Jesus, pelo vosso precioso testemunho e pelo amor de vosso divino coração, vos pedimos não desprezeis as nossas súplicas, mas ouvi-nos favoravelmente e dignai-nos atender-nos, ajudando-nos a acolher as Santas Missões Populares em nossos corações com muito amor.

Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém!

LEMBRETE:

As pessoas que participarem de todos os encontros receberá no final das Santas Missões Populares um certificado. Eu participei das Santas Missões Populares! Este certificado pode ser feito um quadro e ser colocado na sala da casa como testemunho de sua fé em Jesus Cristo.

Também receberá o direito de ser padrinhos, madrinhas ou receber uns dos sacramentos, ou seja, estes encontros servem como preparação sacramental.

As pessoas que ainda quiserem participar é só fazer os encontros desde o começo.

CANTOS


1) Nosso encontro será abençoado/ pois o Senhor vai derramar o seu amor/

Derrama Senhor, derrama Senhor/

Derrama sobre nós o teu amor.

A nossa vida será abençoada/ pois o Senhor vai derramar o seu amor/

Nossa família será abençoada/ pois o Senhor vai derramar o seu amor/

Nossa Igreja será abençoada/ pois o Senhor vai derramar o seu amor/

02) Bom dia (boa tarde, boa noite) amigo e companheiro venha ligeiro pra evangelizar, pois Jesus Cristo é o nosso Salvador. Ele é justiça, esperança, amor e paz

Falar de tua justiça eu quero, falar de teu amor eu vou, falar do teu poder me dá coragem pra viver.

b) Tu, meu amigo, que estás ai quietinho, venha depressa falar do meu Senhor! Me alegro em espírito, corpo e alma, quando se trata de Jesus, meu Salvador.

03) Maria, Mãe dos caminhantes/ ensina-nos a caminhar/ nós somos todos caminhante/ mas é difícil sempre andar.

1. Fizeste longa caminhada/ para servir a Isabel/ sabendo-te de Deus morada/ após teu SIM a Gabriel.

2. Depois de dura caminhada/ para a cidade de Belém/ não encontraste lá pousada/ mandaram-te passar além.

3. Com fé fizeste a caminhada/ levando ao tempo o teu Jesus/ mas lá ouviste da espada/ da longa estrada para a cruz.

Vitoriosa caminhada/ fez finalmente te chegar/ ao céu a menta da jornada/ dos que caminham sem parar.

04) Imaculada Maria de Deus/ coração pobre acolhendo Jesus/ Imaculada Maria do povo/ Mãe dos aflitos que estão juntos á cruz.

1. Um coração que era sim para a vida/ um coração que era sim para o irmão/ um coração que era sim para Deus/ Reino de Deus renovando este chão.

2. Faça-se, ó Pai, vossa plena vontade/ que os nossos passos se tornem memória/ do amor fiel que Maria gerou/ Reino de Deus atuando na história.

05) Uma entre todas foi a escolhida/ foste tu Maria serva preferida/ Mão do meu Senhor/ Mãe do meu Salvador.

Maria cheia de graça e consolo/ venha caminhar com teu povo/ nossa Mãe sempre serás.

Roga pelos pecadores desta terra/ roga pelo povo que em seu Deus espera/ Mãe do meu Senhor/ Mãe do meu Salvador.

06) Maria de Nazaré/ Maria me cativou/ Fez mais forte a minha fé/ e por filho me adotou/ ás vezes eu para e fico a pensar/ e sem perceber em vejo a rezar/ e meu coração se põe a cantar/ pra virgem de Nazaré/ menina que Deus amou e escolheu/ pra mãe de Jesus, o Filho de Deus/ Maria que o povo inteiro elegeu/ Senhora e mãe do céu.

Ave Maria/ Ave Maria/

Maria que eu quero bem/ Maria do puro amor/ igual a você ninguém/ Mãe pura do meu Senhor/ em cada mulher que a terra criou/ um traço de Deus Maria deixou/ um sonho de mãe Maria plantou/ pro mundo encontrar a paz/ Maria que fez o Cristo falar/ Maria que fez Jesus caminhar/ Maria que só viveu pra seu Deus/ Maria do povo meu.

07) Ave, cheia de graça, Ave cheia de amor, salve a Mãe de Jesus a ti nosso canto e nosso louvor.

1. Mãe do Criador, rogai/ Mãe do Salvador, rogai/ Mãe do Libertador, rogai por nós.

Mãe dos oprimidos, rogai/ Mãe dos perseguidos, rogai/ dos desvalidos, rogai por nós.

2. Mãe dos despejados, rogai/ dos abandonados, rogai/ dos desempregados, rogai por nós.

Mãe dos pecadores, rogai/ dos agricultores, rogai/ Santos e doutores, rogai por nós.

3. Mãe do céu clemente, rogai/ Mãe dos doentes, rogai/ do menor carente, rogai por nós/

Mãe dos operários, rogai/ dos presidiários, rogai/ dos sem salários, rogai por nós.


08) Pelos pecados, erros passados, por divisões da tua igreja, ó Jesus.

Senhor piedade, Senhor piedade, Senhor piedade, piedade de nós.

Quem não te aceita, quem te rejeita, pode não crer por ver cristãos que vivem mal.

Cristo piedade, Cristo piedade, Cristo piedade, piedade de nós.

Hoje se a vida é tão ferida, deve-se a culpa indiferença dos cristãos.

Senhor piedade, Senhor piedade, Senhor piedade, piedade de nós.

09) Gloria, gloria, Gloria, gloria ao Senhor/ por sua graça e seu infinito amor.

a) Pelo Pai Criador, Glória ao Senhor.

Pelo Filho Redentor, Glória ao Senhor.

Pelo Espírito de Amor, Glória ao Senhor

Pela Mãe do Salvador, Glória e Louvor a Ti Senhor.

b) Pela Santa Missão Popular, Glória ao Senhor!

Pelos vossos batizados, Glória ao Senhor!

Pelos que sabem amar, Glória ao Senhor!

Pelos Vossos missionários, Glória e Louvor a Ti Senhor!

10) Alô, irmão, já é hora de acordar. Abra a porta aos missionários, que vieram te visitar

a) Abra a porta para teu irmão, venha ver clarear nova luz/ estamos anunciando o Evangelho de Jesus.

b) Meus irmãos é tempo de acordar, no Evangelho se aprofundar/ e vamos lá pra fora esta missão saborear.

11) O Senhor me chamou para semear, semear com muito amor, nas santas missões populares

a)Nas Santas Missões Populares ninguém pode faltar/ traga o pai e traga o filho, todos vão gostar. Anunciar Jesus Cristo com os missionários do lugar.

b) Você que está triste, venha se alegar. Você que está com fome, venha saciar-se. Você que está sentado venha semear, semear com Jesus Cristo, é santa Missão Popular.

12) Você sai de sua casa, vai ao mundo anunciar. Vai falar do Evangelho, Santa Missão Popular

Missionário eh, missionário ah/ Miranda chama e o povo te espera ver você chegar.

b) Com a chegada de voces nos sentimos muito bem/ Missionário e missionária aceitem nossos parabéns.

c) Santa Missões Populares é uma flor tão perfumada/ nasceu no jardim das CEBs, de uma arvore abençoada.

13) Muita gente procurando o que é Missão Popular. Eu sempre tenho falado: não é fácil explicar. Tem de tudo um pouquinho, é muito bom participar. Santa Missão, meu amigo, eu explico pra você: é um trabalho gostoso, só fazendo pra saber. É bonita experiência, só o tempo vai dizer. Missão é de todos nós, tem um pouco pra você.

Leva esta boa notícia, o povo espera por você. Leva esta bíblia sagrada, nesta longa caminhada ela vai te proteger. Leva esta boa notícia, o povo espera por você. Leva esta Bíblia Sagrada, nessa longa caminhada, ela vai te proteger.

a) Muita gente procurando o que é Missão Popular. Eu sempre tenho falado: não é fácil explicar. Tem de tudo um pouquinho, é muito bom participar. Na missão a gente reza, na missão a gente canta, na missão a gente pensa, na missão a gente dança. É uma Igreja renovada com as CEBs animadas, que celebra e o povo encanta.

14) O sol se põe e o sino que bate ao som alegre da Ave Maria. Voltando pra casa depois do trabalho, sentido aqui dentro uma grande alegria.

Quando à tardinha a Nossa Senhora se fica lá fora tentando rezar. É grande a emoção que se sente no peito, precisa ser forte pra não chorar.

b) Quando criança me marcou bastante um certo momento de grande emoção. O pôr-do-sol, a casa, o poente, que nós trazemos na recordação.

c) Maria, seus olhos me olham profundo, querendo falar de uma grande missão. Tem gente sofrendo e morrendo de fome, precisa lutar pela libertação.

LISTA DE PRESENÇA

GRUPO DE FAMILIA OU SETOR:

NOME

1º Encontro

2º Encontro

3º Encontro

4º Encontro

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48